Pedro Tierra ministra Aula Magna nos Câmpus de Palmas e Porto Nacional
“Com que pedras, sonhos, vontades,/ com que mãos vamos reinventar/ a imperfeita verdade/ de nossas vidas?/ A pedra da memória sorri enigmas/ como quem domina o labirinto da história/ e me interroga...” O autor destes versos indagativos é um dos maiores poetas latino-americanos do nosso tempo. Chama-se Hamilton Pereira da Silva, e conduz o pseudônimo literário de Pedro Tierra.
“Não renunciar ao pensamento” é o título da Aula Magna que Tierra vai ministrar nos câmpus de Palmas e Porto Nacional, da Universidade Federal do Tocantins (UFT). No Câmpus de Palmas, a aula coincide com o Dia do Estudante, 11 de agosto. Dia 12, será a vez do Câmpus de Porto Nacional. Este evento marca o retorno às aulas do semestre letivo 2016.1.
Tierra entre Casaldáliga e Milton Nascimento, parceiros na Missa dos Quilombos (Foto: Divulgação)
Na ditadura militar, foi preso político. Cumpriu cinco anos de cárcere. Fez-se poeta para sobreviver a um tempo soturno, e sobreviveu. Traduzido em vários países da Europa e da América Latina. É tocantinense. Nasceu na Rua do Cabaço, em Porto Nacional. Atualmente, radicado em Brasília/DF. É com essa rediviva voz da resistência e da liberdade que os Câmpus de Palmas e Porto Nacional abrirão, oficialmente, o presente semestre letivo.
A diretora do Câmpus Universitário de Palmas, Ana Lúcia Medeiros, considera que em momentos tão difíceis do ponto de vista político e social pelos quais passam o Brasil e o mundo, “trazer o ilustre intelectual Pedro Tierra à UFT, para fazer a abertura do semestre letivo deste Câmpus, é motivo de orgulho, e sinaliza também que estamos oferecendo à nossa comunidade universitária uma grande oportunidade para o compartilhamento de ideias e de reflexões que nunca foram tão necessárias para todos nós.” Ana Lúcia acrescenta, ainda, que a Aula Magna ‘Não renunciar ao pensamento’, em tempos em que ‘caçar pokémon’ parece ser o mais essencial para jovens e adolescentes, sinaliza que a UFT e o Câmpus de Palmas estão preocupados em não desperdiçarmos as nossas experiências do presente, e, para isso, se faz necessário viver e pensar sobre o presente.”
Após a Aula Magna, o poeta autografará os livros “Poemas do povo da noite”, “A estrela imperfeita” e “O Porto Submerso”.
Doutor Honoris Causa pela UFT
A última vez que o poeta esteve na UFT, Câmpus de Palmas, foi em 15 de dezembro de 2014, para receber o título de Doutor Honoris Causa. Confira matéria e galeria de fotos aqui.
Hamilton Pereira da Silva, quando secretário de Cultura do Distrito Federal (Foto: Divulgação)
Agora, o poeta retorna à Instituição para tecer “uma reflexão sobre a condição humana na literatura e acerca dos nossos desafios diante das crises sobrepostas que o país vive e as perspectivas de superação.”
Para o diretor do Câmpus Universitário de Porto Nacional, George França, é uma honra receber Pedro Tierra no Câmpus, “pois ele é uma das maiores expressões da poesia brasileira e é um sujeito determinante na construção do pensamento na cultura artística, crítica e política do Tocantins e do Brasil."
O poeta concederá entrevista exclusiva ao Programa Expressões, UFT FM, 96,9, que irá ao ar às 18h do dia 17 de agosto; e será reprisado dia 20, ao meio-dia. Para acessar a página da UFT FM< clique aqui
.
SOBRE HAMILTON PEREIRA DA SILVA (Pedro Tierra)
HAMILTON PEREIRA DA SILVA, poeta que firma seus escritos com o pseudônimo de PEDRO TIERRA. Nasceu em 26 de julho de 1948, em Porto Nacional/TO.
É Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e pela Pontifícia Universidade Católica de Brasília (PUC-DF). Foi preso político antes de terminar os estudos. Lutou contra a ditadura militar implantada em 1964. Cumpriu cinco anos de cárcere, de 1972 a 1977. Atuou no Conselho Indigenista Missionário (CIMI) e na Comissão Pastoral da Terra (CPT). É militante das Causas Sociais.
Em 2003, assumiu a Presidência da Fundação Perseu Abramo. Em 2007, foi nomeado secretário de cultura do Distrito Federal; cargo que exerceu pela segunda vez, na Gestão 2011–2014. Também foi assessor especial na Agência Nacional de Águas (ANA). Poeta e escritor. Realizou trabalhos em parceria com Pedro Casaldáliga, Milton Nascimento, Martim Coplas, Oscar Niemeyer e Siron Franco.
Conta com mais de 10 livros publicados. É traduzido para diversos países da América Latina e Europa.
Autografando o livro A Estrela Imperfeita, por ocasião do título de Doutor Honoris Causa/UFT (Foto: Paulo Aires)
PROGRAMAÇÃO
Câmpus de Palmas – 11/08 – Auditório do Cuica – às 19h
- Momento cultural: Dorivan Borges (cantor e compositor)
- Aula Magna: Não renunciar ao pensamento – Pedro Tierra
Câmpus de Porto Nacional – 12/08 – Auditório do Bloco III – às 19h
- Momento cultural: Banda Mestre André
- Aula Magna: Não renunciar ao pensamento – Pedro Tierra
Redes Sociais