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Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE

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Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Tocantins (PPGE/UFT) tem como objetivos formar profissionais qualificados para a área da Educação que desenvolvam pesquisas relacionadas à formação docente e práticas educativas no contexto multidimensional que abrange sociedade, Estado e currículo, bem como produzir conhecimento multidisciplinar por meio da pesquisa no campo educacional.

O curso de mestrado acadêmico destina-se a formar mestres em educação com os saberes necessários à prática docente e investigativa, capazes de analisar a educação como fenômeno em suas múltiplas inter-relações sociais, culturais e políticas.

 

Histórico:

O projeto de constituição do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT resulta do esforço em alavancar a pesquisa na Região Norte do Brasil, e inclui núcleos e grupos de pesquisa das equipes participantes, na busca de consolidação da área de Educação, desde o ano de 2000. O curso de mestrado teve início em setembro de 2012.

As equipes de pesquisadores envolvidos no projeto são egressos de uma formação stricto sensu resultante de uma parceria UFG/Unitins/Minter-Capes, concluída em 2003. O convênio formou uma turma de mestrado fora de sede da UFG, na modalidade Minter (Chamada 04-01/99), pela qual foram titulados 15 (quinze) alunos selecionados.

O convênio foi celebrado, na época, entre a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), com o fomento da Capes, no ano de 2000. Parte deste grupo de professores ingressou na UFT quando da sua criação em 2003 e na atualidade os que já concluíram seu doutoramento compõem o quadro permanente do PPGE.

Na avaliação da experiência do Programa de Mestrado Interinstitucional, destacaram-se a escolha acertada da instituição destinatária do curso, por tratar-se de uma universidade pública próxima da cooperante. Além disso, o estado do Tocantins é o resultado de um desmembramento do norte do Estado de Goiás e a Universidade Federal de Goiás (UFG) participou ativamente do processo de criação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Já havia, portanto, um estreito relacionamento entre as duas instituições, o que foi ainda mais aprofundado com a realização do convênio.

Outro destaque é que a instituição receptora do curso, a Unitins, respeitou integralmente todos os aspectos firmados pelo convênio, especialmente no que diz respeito à liberação dos alunos, na época seus docentes, para o desenvolvimento de atividades curriculares previstas na sede do programa promotor. A permanência dos alunos por 1 (um) semestre letivo na sede do programa permitiu maior convivência com os orientadores, demais docentes e discentes do programa, além de acesso a bibliotecas, livrarias e programações científico-culturais da UFG e da cidade de Goiânia.

Com o convênio, a Faculdade de Educação e a UFG deram uma contribuição significativa para a sistematização da história da educação no Tocantins e para a pesquisa de práticas educativas da região, podendo ser verificada nos resumos das dissertações, e no livro publicado posteriormente em 2008 resultante das pesquisas destes professores. O livro intitulado "Políticas e Gestão da Educação no Tocantins: Múltiplos Olhares" foi organizado pelos professores João Ferreira de Oliveira e Luiz Fernandes Dourado, ambos da UFG, e publicado pela Editora Xamã de São Paulo. O convênio teve 100% de aproveitamento e a conclusão dos trabalhos em menos de 30 meses contribuiu positivamente na redução do tempo médio de duração do mestrado da UFG.

Desde a sua criação em 2003, a UFT, por sua localização privilegiada, isto é, no contexto da Amazônia Brasileira, uma área de transição de cerrado e floresta amazônica, tem assumido sua vocação, que é a responsabilidade social quanto à elevação qualitativa da educação e dos índices de desenvolvimento humano, assim como, a preservação dos ecossistemas locais.

Considerando o caráter multicultural da população tocantinense e o desafio contínuo da integração com as comunidades locais, a UFT tem investido na educação buscando sintonia com as especificidades da Região Norte. Isto compreende a troca de práticas educativas multiprofissionais que aperfeiçoem os níveis pedagógicos e intelectuais, socioeconômicos e políticos da sociedade e que habilite profissionais para uma sólida formação teórica compromissada com desenvolvimento regional sustentável.

A partir da parceria com a UFG, UnB e demais IES, a proposição de criação de um Programa de Pós-Graduação em Educação na UFT consolidou-se ao longo dos anos

Em 2006, um grupo de docentes-doutores da UFT, empenhados na promoção do equilíbrio regional e intra-regional, firmou convênio com a UFG(PROCAD e DINTER), tendo em vista que nos 4 (quatro) cursos semestrais de Pedagogia, nos 21 (vinte e um) cursos de licenciaturas e nas 37 (trinta e sete) turmas de licenciaturas modulares do Programa Parfor, revelava um quadro de docentes em educação com a titulação de recém doutores. Portanto, a demanda interna requeria um investimento na área de educação e no entorno da UFT verificou-se uma demanda reprimida durante décadas em busca da formação stricto sensu. Esta demanda está constituída pelos professores das redes de ensino do Estado, professores das Faculdades regionais de Ensino Superior, professores do recém criado Instituto Federal do Tocantins (IFTO).

Frente a essa realidade, aprovou-se em 2006, o Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) numa parceria UFT/Capes/UFG. A perspectiva foi de que a cooperação acadêmica interinstitucional criaria possibilidades e estimularia a implantação de novos programas de pós-graduação em regiões como a Amazônia que necessitam de apoio para a ampliação da formação de mestres e doutores, com significativa produção científico-acadêmica.

As metas estabelecidas para o Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) foram: capacitar pesquisadores na área de educação num período de 4 a 6 anos; aumentar a cooperação interinstitucional com a abertura de novas perspectivas de trabalho conjunto entre UFG e a UFT. Isto é, a meta foi a implementada com aprovação do Doutorado Interinstitucional em Educação (Dinter/UFT/Capes/UFG) que selecionou 15 docentes da UFT, inclusive seis destes docentes, concluintes em 2011, fazem parte do colegiado de Pedagogia que propõe o Programa de Pós-graduação em Educação.

A criação do Programa de Pós-graduação em Educação da UFT aprofundará as mútuas experiências pedagógico-científicas com relação às metodologias, imprimirá consistência teórica à docência, assim como consolidará ainda mais os grupos e núcleos de pesquisa educacional, em função do fluxo de mestrandos e da regularidade de pesquisas.

O Procad e o Dinter contribuíram para aumentar a produção científica na área de educação, consolidou o grupo de docentes/pesquisadores da área de educação da UFT que puderam melhorar a qualidade de ensino-aprendizagem na Universidade e impactar a educação básica, profissional e tecnológica no Tocantins.

O Programa de Cooperação Acadêmica (Procad) propiciou diagramar, editorar e publicar um livro por ano, resultante das pesquisas, com organizadores e pesquisadores pertencentes à área de educação de diversas instituições, como também propiciou a publicação de artigos apresentados em eventos nacionais e internacionais, a exemplo dos livros indexados por editoras qualificadas: 1. Educação e Pluralidades Culturais.São Paulo: Editora Xamã, 2008; 2. Competências Interdisciplinares.São Paulo: Editora Xamã, 2009; 3. Instituições Educativas. Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2010; 4. Potencialidades Investigativas da Educação.Goiânia: Editora da Puc de Goiás, 2010. 5. Resiliências Educativas. Goiânia: Editora da PUC de Goiás, 2012.(no prelo).

Nesse período foram realizadas várias missões de estudos e pesquisa pelo Procad, tais como: a participação em bancas examinadoras de qualificação e defesa de tese de doutoramento, a publicação em livros do Programa da FE/UFG com também a participação em reuniões de grupos de pesquisa e eventos do Programa de Pós-graduação em Educação da UFG.

Os programas Procad e o Dinter, durante este período desenvolveram cooperação acadêmica, sobretudo, por meio de estudos e pesquisas voltados para a consolidação do quadro de docentes dos cursos de licenciaturas da UFT e com vistas à criação do programa próprio de pós-graduação stricto sensu em educação.

Suas metas estão sendo cumpridas visto que consolidou uma rede de cooperação entre a equipe do programa de pós-graduação em educação (Mestrado e Doutorado) da UFG e os professores da UFT. O convênio Dinter possibilitou a ampliação da formação de doutores por meio das atividades de ensino, pesquisa e cooperação técnico-científica para desenvolver projetos integrados de pesquisa, apoio aos estudos de doutorandos, bem como o fortalecimento do pós-doutoramento, por meio das missões de estudo que tem envolvido a realização de intercâmbios, a concessão de bolsas, auxílio moradia e aquisição de passagens aéreas, garantindo reuniões conjuntas das equipes participantes para discussão dos projetos, atividades acadêmicas e linhas de ação em desenvolvimento.

Dentre os resultados esperados e o impacto previsto deste convênio e parceria está o fortalecimento das linhas e dos grupos de pesquisa dos docentes da UFT, a consolidação dos processos formativos na pós-graduação, a melhoria da qualidade docente da graduação e o processo de pós-doutoramento dos docentes envolvidos.

 

 

Área de Concentração: Educação
Destina-se a pesquisas sobre as questões epistemológicas da formação docente, as práticas educativas abrangendo em sua análise multidimensional sociedade, Estado e currículo.

 

Linhas de Pesquisa:

1. Currículo, formação de professores e saberes docentes - Pesquisa a formação pedagógica e suas interfaces com a docência, a identidade profissional, a profissionalidade, a profissionalização e os saberes docentes nos contextos da educação básica, superior, profissional e tecnológica.

Grupos de Pesquisa : Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (Nepce)
Formação de Professores: Fundamentos e Metodologias de Ensino.

 

2. Estado, sociedade e práticas educativas - Pesquisa a educação como política pública na tensão entre Estado e sociedade e as práticas educativas na perspectiva histórica, sua dimensão processual do ensinar e aprender na sociedade contemporânea.

Grupos de Pesquisa : História, Historiografia e Fontes de Pesquisa em Educação (HHFPE) e Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas (Nepce). 

 

Disciplinas

Concepções e práticas da formação de professores (60h / 04 créditos) - Estudo das questões da interrelação teoria-prática, ensino-pesquisa, docência-discência, formação inicial-continuada, enfatizando concepções e práticas da formação e profissionalização docente na sociedade brasileira.

Currículo e diversidade (60h / 04 créditos) - Estudo multirreferencial das acepções críticas e pós-críticas do currículo disciplinar enquanto documento, texto, narrativa, discurso e política de significação das práticas docentes, destacando a(s) diversidade(s) articulada(s) ao pós-currículo das diferenças.

Docência da educação superior (60h / 04 créditos) - Estudo da universidade no Brasil e seu contexto histórico, social, cultural. A atividade docente: o modelo jesuítico, os elementos do sistema universitário francês e alemão. A organização atual do ensino superior. Finalidades da educação superior brasileira, a docência e a estratégias de ensinagem na universidade.

Educação mediada por tecnologias (60h / 04 créditos) - Estudo da interface educação-comunicação, a sociedade em rede e neste contexto a cibercultura, as tecnologias digitais, a aprendizagem colaborativa, a educação mediada por tecnologias e as possibilidades das novas relações com o saber na era da conexão.

Educação, diversidade e interculturalidade (60h /04 créditos) - Estudo das relações sociais e os processos (in)excludentes das minorias na contemporaneidade, compreendendo a construção das identidades a partir dos conceitos de diferença e gênero na perspectiva intercultural.

História da cultura escolar (60h / 04 créditos) - Estudo da cultura, práticas e modos de transposição didática de diferentes conteúdos, comportamentos e normas sociais realizados na escola. A percepção da distinção entre cultura e cultura escolar. História das disciplinas, interdisciplinaridade e interdisciplinas. As diretrizes curriculares e as tradições francesa e americana e as recentes tendências do currículo no Brasil.

História, memória e educação (60h / 04 créditos) - Estuda o lugar da história oral. O que documenta a fonte oral. História, memória e história da educação. Os debates sobre a memória e a história. Vidas de professores: perspectivas metodológicas na formação docente.

Políticas educacionais, estado e sociedade (60h / 04 créditos) - Estudo das ações de regulação do Estado e as políticas públicas e governamentais voltadas para a gestão da educação básica e superior, a organização e estrutura dos sistemas de educação e seus desdobramentos na escola. 

Seminários de dissertação (60h / 04 créditos) - Estudo das abordagens epistemológicas de pesquisa qualitativa em educação, questões teórico-metodológicas das ciências humanas e sociais, avaliando a construção do problema de investigação relacionado ao processo de produção e análise de dados.

Teorias da educação (60h / 04 créditos) - Estuda as teorias da educação, refletindo sobre as matrizes filosóficas e epistêmicas do pensamento pedagógico brasileiro, analisando a noção de educação moderna e o nascimento das ciências da educação.

Tópicos especiais em educação intergeracional (60h / 04 créditos) - Estudo dos fundamentos da gerontologia com destaque para a política de atenção ao velho e à qualidade de vida intergeracional. A política social para velhice no Brasil: aposentadoria, marginalização e cidadania; intervenção na saúde dos idosos: medidas de atenção primária, secundária e terciária, as ações de saúde para idosos.

Horários

Docentes
Clique nos nomes para acessar os respectivos Currículos Lattes.

Linha de Pesquisa: Currículo, formação de professores e saberes docentes

Carmem Lúcia Artioli Rolim - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Isabel Cristina Auler Pereira - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

José Damião Trindade Rocha - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Maria José de Pinho - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Linha de Pesquisa: Estado, sociedade e práticas educativas

Idemar Vizolli - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Jocyléia Santana dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Neila Barbosa Osório - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Rosilene Lagares - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Discentes

Cléber José Borges Sobrinho

Deyse Ilma Oliveira Silva 

Dosautomista Honorato de Melo

Edna Maria Cruz Pinho

Janaína Borges de Almeida

Jemina Gertrudes B. C. Garcia

Marina Grigório B. de Souza

Natália Belo Moreira

Simone Maria Alves de Lima

Vanessa Nunes da Silva

 

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE)

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Bloco III, Sala 29 
Palmas/TO | 77001-090

Telefone: (63) 3229-4201

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Site: www.uft.edu.br/ppgedu

Coordenadora: Jocyléia Santana dos Santos - Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

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