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Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLetras

Dissertações (Rep. Inst.) | Editais | Arquivos | Revista Porto das Letras

 

Processo Seletivo - Turma 2017/2
Inscrições  de 02 a 31 de março. Mais informações no edital.

Apresentação

Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras) da UFT em Porto Nacional tem como meta qualificar e formar os alunos egressos do Curso de Letras, bem como profissionais de áreas afins, tendo em vista as necessidades de desenvolvimento da região norte. Além disso, possibilita aos alunos que, através da pesquisa em Letras e Linguística, encontrem soluções inovadoras e criativas para os problemas que enfrentam na vida profissional; tem o objetivo de fornecer, igualmente, aos alunos conhecimento teórico e aplicado nas áreas de literatura, linguística e linguística aplicada. 

O programa se insere, portanto, numa estratégia para a qualificação do corpo docente atuante na região centro-sul do estado do Tocantins e regiões adjacentes. Nesse sentido, o impacto do projeto possibilita o desenvolvimento da pesquisa do estado, bem como o aprofundamento e reconfiguração de abordagens metodológicas e epistemológicas na área de Letras e Linguística.

Um dos fatores de relevância e impacto do Programa de Pós-Graduação em Letras de Porto Nacional para a região e para a área de Letras e Linguística é seu fortalecimento com duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa: uma área de concentração em Estudos Linguísticos, que conta com as linhas de pesquisa Abordagens de Análise Linguística Linguística Aplicada; e a outra área de concentração em Estudos Literários, que conta com as linhas de pesquisa Teoria e Crítica Literária Literatura, História e Imaginário. Nesse sentido, o programa propicia um amplo escopo de projetos de pesquisa sobre diversos fenômenos linguísticos e literários. 

A fim de concretizar seu impacto social, o mestrado em Letras desenvolve ações voltadas para alunos e egressos do curso de graduação em Letras no Câmpus de Porto Nacional. Tais ações têm como meta estabelecer o diálogo entre alunos, egressos da graduação e pós-graduação e professores para melhorar e qualificar o ensino, a pesquisa e a extensão oferecidas à comunidade, por meio de atividades desenvolvidas por docentes e discentes do mestrado, como também por docentes de outras IES. Além do mais, os projetos de formação continuada de professores são essenciais para a aproximação e a inserção do programa na comunidade, o que terá impacto positivo para a sociedade. Através destas ações, portanto, o curso promove a integração entre graduação, comunidade e pós-graduação e, consequentemente, melhorará a qualidade do ensino e da pesquisa na região.

 

O Programa tem como objetivos: 

a) desenvolver a pesquisa nas áreas de Letras e Linguística, promovendo o desenvolvimento da pesquisa no estado do Tocantins e na Região Norte do Brasil;

b) incentivar a inovação de conhecimento sobre os fenômenos linguísticos, literários e culturais, focando tanto questões locais, regionais, nacionais e globais;

c) desenvolver a pesquisa e o ensino de pós-graduação imbuídos de abordagens críticas e reflexivas;

d) ampliar, no âmbito da Amazônia Legal, o quadro de profissionais de forma a otimizar qualitativa e quantitativamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão nesta região;

e) integrar os alunos de graduação à pós-graduação, por meio de eventos, palestras, oficinas, minicursos, defesas de qualificação e de dissertação de mestrado, como também incentivá-los a participar dos projetos de pesquisa e de Iniciação Científica a fim de prepará-los para a pesquisa nas áreas atendidas pelo programa. 

f) estabelecer intercâmbios de cooperação com outras IES nacionais e internacionais para o desenvolvimento da pesquisa na área de estudos linguísticos, literários e culturais, solução de problemas locais e regionais por meio da pesquisa de novas perspectivas teóricas e metodológicas para a pesquisa e o ensino de língua, literatura e cultura. 

g) partilhar do potencial dos programas de pós-graduação já consolidados no Brasil, e futuramente no exterior, para propiciar o aumento da competência de formação e qualificação profissional de alto nível das instituições localizadas fora dos grandes centros de ensino e pesquisa;

h) fortalecer e ampliar os núcleos, grupos e linhas de pesquisa ligados ao programa, atendendo às necessidades regionais e ampliando o potencial da instituição com o desenvolvimento da região norte.

Histórico

Em julho de 2014, o corpo docente do curso de Letras elaborou uma proposta de mestrado em Letras para ser submetido à Capes. O projeto foi pensado com duas áreas de concentração e quatro linhas de pesquisa, a saber: Área de Concentração em Estudos Linguísticos, com as linhas Abordagens de Análise Linguística e Linguística Aplicada; e a Área de Concentração em Estudos Literários, com as linhas de pesquisa Literatura, História e Imaginário, e Teoria e Crítica Literária. 

A proposta contou com a colaboração dos docentes do curso de Letras, bem como dos docentes externos ao programa, Domingos Sávio Pimentel Siqueira (UFBA) e Kanavillil Rajagopalan (Unicamp), que fizeram uma consultoria para avaliar a proposta do programa. 

O curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFT em Porto Nacional foi criado devido à carência de recursos humanos altamente qualificados nas áreas de Letras e Linguística na região centro-sul do Estado do Tocantins. 

Após avaliação da Capes, o curso foi aprovado pela Capes em 10 de abril de 2015 com nota 3. 

Desde então o corpo docente e a coordenação iniciaram as atividades de implantação do curso, bem como estão atuando no planejamento e estruturação do Programa. O curso já criou a página de internet do programa, conseguiu sala para a coordenação e secretaria do curso e está lançando seu primeiro edital de seleção de alunos para o mestrado no mês de maio de 2015.

O início das atividades letivas do curso está programado para agosto de 2015, com a matrícula dos primeiros alunos do curso.

 

Para a implantação do curso, foi eleita e efetivada a primeira Coordenação do Programa, composta pelos docentes: 

1ª Coordenação (Mandato 2015 – Atual)

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig

Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Olívia Aparecida Silva

 

Perfil Profissional do Egresso

O curso de mestrado do PPGLetras tem como meta dar continuidade na formação qualificada dos docentes e profissionais que atuam no ensino e na pesquisa de língua materna e estrangeira, como também nos estudos de literatura.

Os profissionais formados no mestrado em Letras deverão ser capazes de, a partir do aprofundamento teórico e da pesquisa, refletir criticamente sobre os fenômenos linguísticos e literários e propor soluções para problemas locais, regionais e nacionais. Deverão ser capazes de usar novas tecnologias e abordagens críticas para a inovação do ensino e da pesquisa sobre os fenômenos linguísticos e literários. Deverão ser capazes de propor projetos de pesquisa e extensão, como também discutir abordagens e métodos linguísticos e literários, contribuindo para a pesquisa na área de Letras e Linguística.

Os profissionais estarão preparados para a docência no ensino superior, na pós-graduação lato sensu, no ensino técnico, tecnológico e na educação básica. 

Atuação do Mestrado na Formação de Professores

O curso de Mestrado em Letras apresenta atuação sistemática em projetos de formação de professores desenvolvidos pelos docentes do Mestrado em Letras do Câmpus de Porto Nacional. Tratam-se dos seguintes projetos de formação de professores:

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) tem como objetivo a formação de professores para garantir a alfabetização de crianças até os oito anos de idade. É um projeto que envolve as instâncias federal, estadual e municipais de todo o Estado do Tocantins. A coordenação geral e uma das coordenações adjuntas do Pnaic são compostas por duas docentes do curso de Letras de Porto Nacional, sendo que outros professores do curso de letras também se envolvem no projeto, principalmente no tocante às questões de letramento. A formação dos professores envolvidos nesse projeto tem por objetivo principal formar professores críticos, autônomos e comprometidos com a inclusão social de alunos de baixa renda em todo o Estado do Tocantins. As ações do Pnaic compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referenciais curriculares e pedagógicos que são disponibilizados pelo Ministério da Educação (MEC) e contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores. No mês de junho de 2014, aconteceu uma das etapas da formação de 200 professores formadores (multiplicadores) no Câmpus de Porto Nacional. A formação envolve professores formadores da UFT e os 200 orientadores de estudos, que são todos professores das redes públicas de ensino de diferentes municípios do estado, e que participaram de um curso com duração de 200 horas, ministradas pelos professores formadores da UFT. Posteriormente, esses 200 professores contribuirão com a formação de milhares de professores da rede pública em diferentes regiões e cidades do Estado.

Atualmente, o curso de Letras também oferece Letras pelo Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor). A oferta desse programa é extremamente importante para a formação de professores da rede básica de ensino de várias cidades do Tocantins. O PARFOR do curso de Letras está formando 70 alunos, contribuindo significativamente com a formação de professores da educação básica do Tocantins. 

Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA) oferece cursos de línguas estrangeiras (espanhol, francês e inglês), literatura, língua portuguesa e artes à comunidade de Porto Nacional. Além da oferta de cursos diversos à comunidade de Porto Nacional, o projeto tem como meta principal a melhoria da formação inicial e continuada de alunos e egressos de Letras. Para isso, busca a excelência na formação crítica e reflexiva de futuros professores de línguas e literatura por meio da inserção dos graduandos e graduados em um ambiente de ensino e pesquisa sob a orientação direta dos professores do curso de Letras. O projeto possibilita que os alunos ministrem aulas na condição de monitores e desenvolvam pesquisa em suas próprias salas de aula, maximizando, dessa forma, suas experiências docentes e, também, seu envolvimento com a pesquisa na área da educação e ensino de línguas. Além das oportunidades para a melhor formação docente, são oferecidos cursos de extensão, palestras, minicursos, atividades culturais, ministrados por professores do Curso de Letras da UFT e de outras instituições de ensino superior, tanto à comunidade acadêmica, quanto à comunidade externa à UFT. Desde sua criação em 2010, 34 alunos de graduação já atuaram como professores/monitores no CECLLA e atualmente são mais de 350 alunos de Porto Nacional que são atendidos pelos cursos e palestras do CECLLA.

O Mestrado em Letras desenvolve o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), que visa ao aperfeiçoamento dos alunos das licenciaturas para atuarem na rede pública de ensino. Promove discussões teóricas, críticas e reflexivas sobre formação de professores, bem como busca encontrar soluções para problemas no ensino de língua e literatura. O projeto aproxima as escolas públicas e a universidade, propiciando a melhoria na qualidade de ensino. Desde a implantação do projeto, em 2011, mais de 17 alunos participaram do programa, propiciando a formação docente dos alunos de licenciatura. 

Projeto de Formação Continuada de Professores de Inglês da Rede Pública de Porto Nacional visa consolidar o conhecimento de Língua Inglesa dos professores que atuam em escolas públicas de Porto Nacional. O projeto oferece oficinas, minicursos e palestras a fim de aperfeiçoar o conhecimento de língua inglesa, bem como os conhecimentos de ensino de língua inglesa nas escolas públicas. Esse projeto tem como público-alvo professores que já atuam nas escolas públicas de Porto Nacional e da região centro-sul do estado. Através desses projetos de formação inicial e continuada de professores, o mestrado desenvolve também projetos de pesquisa atendam alunos e professores da rede pública. 

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Letras oferece Mestrado em Letras. É um curso de Mestrado Acadêmico constituído por duas áreas de concentração, denominadas Estudos Linguísticos e Estudos Literários.

A proposta de duas áreas de concentração permite que os docentes atuem em mais de uma área, contribuindo, assim, para o diálogo entre as áreas de concentração, as linhas de pesquisa e os projetos desenvolvidos no programa. Tais aproximação e diálogos fortalecem o desenvolvimento da pesquisa e potencializam o avanço dos aportes teóricos e metodológicos na área de Letras e Linguística. 


Área de Concentração em Estudos Linguísticos

A área de concentração em Estudos Linguísticos tem por objetivo a pesquisa e a formação de recursos humanos nos estudos sobre a linguagem, análise linguística e linguística aplicada. A área investiga fenômenos linguísticos a partir de métodos e abordagens contemporâneos e discute os pressupostos teóricos e epistemológicos, contribuindo com o avanço da pesquisa na área. A área enfoca questões de análise linguística, descrição do sistema linguístico e o estudo das línguas no âmbito da Amazônia Legal. A área aborda também questões de linguística aplicada, especialmente temas relacionados a língua em uso, a formação de professores de línguas, políticas de língua e questões ligadas ao ensino de línguas. Nesse sentido, a área de concentração potencializa o avanço das abordagens teóricas e metodológicas de análise linguística e linguística aplicada em um amplo leque de pesquisa em Linguística e Linguística Aplicada. 

LP 1: Abordagens de Análise Linguística
A linha de pesquisa aborda teorias e métodos para a análise do sistema linguístico. A linha possibilita investigar fonologia, lexicologia, lexicografia, morfologia, sintaxe, semântica, dialetologia, dentre outros aspectos da linguística teórica. A linha de pesquisa propicia o aprofundamento teórico e metodológico da descrição e análise linguística, contribuindo com o desenvolvimento dos enfoques nos estudos sobre o sistema linguístico. 

LP 2: Linguística Aplicada 
A linha enfoca teorias e abordagens da linguística aplicada para o ensino de línguas estrangeiras e materna, a formação crítica e reflexiva de professores de línguas; as políticas de ensino de línguas; as novas tecnologias e o ensino de línguas, letramento, análise e produção de material didático, dentre outros aspectos relacionados à língua em uso. A linha se propõe a contribuir com o desenvolvido dos métodos e abordagens da pesquisa em linguística aplicada, as questões de ensino e aspectos da língua em uso na contemporaneidade.

Áreas de Concentração e Linhas de Pesquisa

O Programa de Pós-Graduação em Letras oferece Mestrado em Letras. É um curso de Mestrado Acadêmico constituído por duas áreas de concentração, denominadas Estudos Linguísticos e Estudos Literários.

A proposta de duas áreas de concentração permite que os docentes atuem em mais de uma área, contribuindo, assim, para o diálogo entre as áreas de concentração, as linhas de pesquisa e os projetos desenvolvidos no programa. Tais aproximação e diálogos fortalecem o desenvolvimento da pesquisa e potencializam o avanço dos aportes teóricos e metodológicos na área de Letras e Linguística. 


Área de Concentração em Estudos Literários

A área de concentração em Estudos Literários tem por objetivo a formação de recursos humanos e o desenvolvimento da pesquisa sobre a literatura. A área contribui com a pesquisa sobre questões literários, imbuídos de aportes críticos e teóricos contemporâneos, enfoca teorias literárias e críticas, bem como a abordagem interdisciplinar para discutir problemáticas teóricas, metodológicas e críticas nos estudos literários. Contribui também para o desenvolvimento da pesquisa sobre autores tocantinenses e do norte do país, muitos deles ainda não foram pesquisados, estabelecendo diálogos com o cânone da literatura brasileira para o fortalecimento da literatura regionalista. A área de concentração, portanto, abrange diversas aspectos dos estudos literários, que contribuem para a inovação da pesquisa em literatura. 

LP 3: Literatura, História e Imaginário
A linha investiga as relações entre a literatura e o processo histórico, cultural e social, a historicidade do discurso literário, a história literária e a historiografia; literatura, regionalismo e literatura tocantinense. A linha aborda os estudos do imaginário, análise dos procedimentos simbólicos e míticos representados na literatura, em uma perspectiva interdisciplinar que compreende teorias e métodos da história, antropologia, sociologia e psicanálise. Propicia o questionamento de práticas sociais, históricas, culturais e imaginárias representadas nos textos literários e o aprofundamento das abordagens nos estudos de literatura. 

LP 4: Teoria e Crítica Literária
A linha de pesquisa Teoria e Crítica Literária aborda as relações entre as teorias literárias e a crítica literária, as dimensões filosóficas, críticas e epistemológicas nos estudos literários, as relações entre a literatura, outras artes e mídias, a literatura e estudos culturais e de gênero. Estuda teorias e abordagens sobre recepção e o ensino de literatura. A linha propicia o aprofundamento e reconfiguração metodológicos por meio de diálogos com aportes teóricos e metodológicos de outras áreas de conhecimento, contribuindo para o aprofundamento dos enfoques epistemológicas nos estudos literários. 

Infraestrutura

O curso de Letras do Câmpus de Porto Nacional conta com projetos, núcleos de pesquisa e laboratórios que oferecem a seguinte infraestrutura: 

1 – Coordenação e secretaria, com dois computadores, duas mesas e cadeiras, um armário com chave. 

2 – Laboratório de Fonética e Fonologia (Lafotins), com TV, quatro computadores com acesso à internet, lousa branca, 35 cadeiras com braço e armário.

3 – Laboratório de Línguas com 35 computadores conectados à internet, fones de ouvidos, armário, lousa branca.

4 – Sala de multimeios, com lousa, datashow, aparelho de som, TV, 40 cadeiras de braço e armário. 

5 – Sala do Pibid, com dois computadores com acesso à internet, mesa com cadeiras e armários. 

6 – Sala do Centro de Estudos Continuados em Letras, Linguística e Artes (CECLLA), com um computador com acesso à internet, datashow, telefone, mesa e cadeiras, além de uma biblioteca com livros de língua inglesa e literatura de língua inglesa.

7 – Laboratório de Informática (Labin), com 30 computadores com acesso à internet, datashow e lousa branca; 

8 – Uma sala de aula para o Mestrado, com datashow, lousa, mesa e cadeiras; 

9 – Sala do Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL), com dois computadores, scanner, ramal telefônico, mesas, cadeiras e dois armários.

10 – Bibliotecas (veja a infraestrutura aqui). 

Cooperação e Intercâmbio 

O PPGLetras/CPN definiu como uma das suas metas estabelecer intercâmbios com outras instituições nacionais e internacionais, a fim de fortalecer o diálogo, a pesquisa e a produção de conhecimento no Programa. Para tanto, o Programa de Qualificação e Formação de Docentes (PQFD) do curso de Letras regulamenta a saída anual dos docentes para o estágio pós-doutoral. Assim, com as saídas dos docentes para pós-doutorado, buscarão estabelecer convênios para cooperação a fim de fortalecer o Programa de Pós-Graduação em Letras e promover sua inserção em âmbito nacional e internacional. 

Atualmente, o corpo docente do Mestrado em Letras faz parte de Grupos de Pesquisa Certificados pelo CNPq de várias instituições nacionais: 

1 – Colonialismo e Pós-Colonialidade nas Literaturas Africanas de Língua Inglesa
Instituição Líder: UEL

2 – Literaturas Africanas e Afrodescendentes de Língua Inglesa na Diáspora (Laalid)
Instituição Líder: UFMT

3 – Narrativas Literárias e Identidades nos Espaços Diaspóricos de Língua Inglesa
Instituição Líder: USP 

4 – Literatura e Filosofia
Instituição Líder: UFRGS

5 – Fonologia Cognitiva: Investigações de Padrões Sonoros Emergentes
Instituição Líder: UFMG

6 – Tradução de Textos Matemáticos (Trama)
Instituição Líder: UFMT

7 – Inglês como Língua Franca (ILF): Crítica, Atitude e Identidade
Instituição Líder: UFBA

8 – Educação, Linguagem e Interculturalidade 
Instituição Líder: UFBA

9 – Rede Brasileira sobre Inglês como Língua Franca (ELF-BRA)
Instituição Líder: UEL 

10 – Linguagem e Identidade: Abordagens Pragmáticas 
Instituição Líder: Unicamp 

11 – Núcleo de Estudos de Literaturas Africanas e Portuguesa (Nela)
Instituição Líder: UFT 

12 – Núcleo de Estudos da Linguagem (NEL) 
Instituição Líder: UFT 

13 – Núcleo de Estudos Urbanos e das Cidades (Neucidades)
Instituição Líder: UFT 

14 – Núcleo de Estudos das Diferenças de Gênero
Instituição Líder: UFT 

15 – Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje)
Instituição Líder: UFT 

16 – Projeto ATB - Atlas Toponímico do Brasil: parte geral e variantes regionais
Instituição Líder: USP

17 – Caminho das Águas, Povos dos Rios: uma Visão Etnolingüística da Toponímia Brasileira
Instituição Líder: USP

18 – Grupo de estudos em Lexicografia, Metalexicografia Escolar e Terminografia
Instituição Líder: UFG

19 – Grupo de Pesquisa em Composição Poética Cênica, Narratividade e Construção de Conhecimento (Conac)
Instituição Líder: UFT

20 – Atlas Toponímico do Tocantins
Instituição Líder: UFT

21 – Núcleo Interdisciplinar de Estudos Literários (Niel)
Instituição Líder: UFT

 

Grupo de Pesquisa Internacional

1 – Grupo de Pesquisa: Coetzee Collective 
Instituição Líder: Universidade de Cape Town – África do Sul

Processo Seletivo

O processo de seleção do PPGLetras/CPN será realizado anualmente, com a oferta vagas distribuídas previamente entre as áreas de concentração e os orientadores do programa. Contudo, não há a obrigatoriedade de o programa preencher todas as vagas. O candidato deverá se inscrever nas vagas oferecidas em apenas uma área de concentração e deverá registrar, em seu projeto de pesquisa, o nome de um a dois prováveis orientadores da linha em que pretendem ingressar. 

O Programa adotará os seguintes critérios de seleção: 

1. Prova Específica de Conhecimento, eliminatória e classificatória – com peso 4;

2. Prova de Proficiência em Língua Estrangeira, eliminatória e classificatória – com peso 3;

3. Entrevista e defesa de projeto, eliminatória e classificatória – com peso 2.

4. Análise Currículo, classificatória – com peso 1. 

 

* Para mais detalhes sobre os processos seletivos, confira os editais.

Estrutura do Curso de Mestrado

Para a obtenção do título de Mestre em Letras, o estudante, após aprovado e regularmente matriculado no curso, deverá cumprir 24 (vinte e quatro) créditos em disciplinas teóricas, 6 (seis) créditos em atividades acadêmicas, 8 (oito) créditos em disciplinas de orientação, ser aprovado no Exame de Qualificação da Dissertação e na Defesa de Dissertação de Mestrado. 

O curso de mestrado em Letras tem duração de 24 (vinte e quatro) meses, durante os quais deverão ser cumpridos todos os requisitos para a obtenção do título de Mestre em Letras. 

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPG-Letras) funciona no Câmpus Universitário de Porto Nacional/TO, local em que serão prioritariamente ministradas as aulas do mestrado. Esporadicamente, as aulas também poderão ser ministradas em outros campus, conforme lotação do docente responsável pela disciplina. 

Disciplinas

A organização didático-pedagógica do Mestrado em Letras é constituída de diversos tipos de componentes curriculares. O candidato ao título de mestre deverá cursar:

- 24 Créditos em disciplinas teóricas, sendo 8 créditos em disciplinas obrigatórias.
- 8 Créditos em seminário de pesquisa. 
- 6 Créditos em atividades acadêmicas.
- Os alunos bolsistas Capes deverão, ainda, cumprir dois créditos em docência orientada. 

 

Sistema de oferta das disciplinas:

Cada área de concentração apresenta duas disciplinas obrigatórias que devem ser cumpridas no primeiro ano do curso. As disciplinas serão oferecidas em regime regular, de modo que os alunos deverão cumprir os 24 créditos no primeiro ano do mestrado.

Excepcionalmente, levando em conta a vinda de docentes de outras instituições, as disciplinas poderão ser ofertadas em regime modular.

 

Clique sobre os nomes das disciplinas para visualizar ementas e bibliografias.


Área de Concentração em Estudos Literários

Disciplinas Obrigatórias

1. Tópicos de Teoria da Literatura (4 créditos / 60 horas)
2. Metodologia da Pesquisa (4 créditos / 60 horas)
 

Disciplinas Optativas

3. Aspectos do Romance (4 créditos / 60 horas)
4. Aspectos do Conto (4 créditos / 60 horas)
5. Aspectos da Poesia (4 créditos / 60 horas)
6. Aspectos do Drama (4 créditos / 60 horas)
7. Literatura Brasileira e Regionalismo (4 créditos / 60 horas)
8. Literatura, Leitura e Ensino (4 créditos / 60 horas)
9. Seminários de Estudos Literários (4 créditos / 60 horas)
10. Literatura e História (4 créditos / 60 horas)
11. Literatura e Imaginário (4 créditos / 60 horas)
 

Área de Concentração em Estudos Linguísticos

Disciplinas Obrigatórias

1. História do Pensamento Linguístico (4 créditos / 60 horas)
2. Metodologia da Pesquisa (4 créditos / 60 horas)
 

Disciplinas Optativas

3. Ensino e Aprendizagem de Línguas (4 créditos / 60 horas)
4. Estudos Culturais (4 créditos / 60 horas)
5. História do Ensino de Línguas no Brasil (4 créditos / 60 horas)
6. Novas Tecnologias no Ensino e Aprendizagem de Línguas (4 créditos / 60 horas)
7. Seminários de Estudos Linguísticos (4 créditos / 60 horas)
8. Tópicos em Análise Linguística (4 créditos / 60 horas)
9. Tópicos em Fonologia (4 créditos / 60 horas)
10. Tópicos em Linguística Aplicada (4 créditos / 60 horas)
11. Tópicos em Morfossintaxe (4 créditos / 60 horas)
 

Disciplinas de Núcleo Comum

1. Seminário de Pesquisa I  (4 créditos / 60 horas)
Tipo: obrigatória 

2. Seminário de Pesquisa II (4 créditos / 60 horas)
Tipo: obrigatória 

3. Docência Orientada  (2 créditos / 30 horas)
Tipo: optativa 

Horários

2016/01

  • Metodologia da Pesquisa
    Profa. Dra. Enilda Rodrigues de Almeida Bueno
    Quarta-feira, das 8h às 12h
  • Novas Tecnologias e o Ensino e Aprendizagem de Línguas
    Profa. Dra. Adriana Carvalho Capuchinho
    Quarta-feira, das 14h às 18h
  • Literatura e História
    Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais 
    Profa. Dra. Olívia Aparecida Silva 
    Quinta-feira, das 8h às 12h
  • Aspectos do Romance
    Profa. Dra. Rejane de Souza Ferreira
    Quinta-feira, das 14h às 18h

 

Disciplinas Modulares:

Abordagens de Análise Linguística: Etnolinguística
Profa. Dra. Karylleila dos Santos Andrade
Disciplina ministrada em três módulos (manhã e tarde):
  • Dias 27, 28 e 29 de abril 
  • Dias 25, 26 e 27 de maio 
  • Dias 22, 23 e 24 de junho

Aulas no Câmpus de Palmas 

 

Seminários de Estudos Linguísticos
Prof. Dr. Kanavillil Rajagopalan & Prof. Dr. Domingos Sávio Pimentel Siqueira
Será ministrada em dois módulos: dias 07 e 08 de abril e de 18 a 26 de julho de 2016.

 

Docentes
* Clique sobre os nomes para acessar os respectivos Currículos Lattes.

Estudo Linguísticos

LP 1 – Abordagens de Análise Linguística 

 

LP 2 – Linguística Aplicada 

 

Estudos Literários

LP 3 – Literatura, História e Imaginário


LP 4 – Teoria e Crítica Literária

 
 

 

Egressos

O Programa ainda não possui egressos.

Construção do Acervo Audiovisual da Língua Falada no Tocantins e Demonstração das Normas Linguísticas Escrita e Falada no Tocantins

Coordenador: Daniel Marra da Silva
Linha de Pesquisa: Abordagens de Analise Linguística
Início: 2016

Resumo: O projeto "Construção do Acervo Audiovisual da Língua Falada no Tocantins e Demonstração das Normas Linguísticas Escrita e Falada no Tocantins" tem como objetivo descrever o capital linguístico dessa região, registrá-lo e revelá-lo como um capital cultural constitutivo da identidade linguística do povo tocantinense. Toda circunstância linguística é fruto de uma manifestação cultural. Se houver língua, há cultura, e vice-versa. Institui-se, assim, como parâmetro para iniciar esta pesquisa, a busca por uma variante normativa e registrá-la, e de catalogar, longamente se possível, o universo cultural (histórias, cantigas etc.) da região. Também, a partir dos diferentes gêneros e suportes (escrita administrativa e notarial; escrita religiosa ou eclesiástica; escrita literária; escrita escolar; escrita de imprensa; escrita pessoal), depreender, por exemplo, a norma linguística da escrita no Tocantins, em diferentes épocas, a identidade ou o perfil dos autores.

 

 

 

Fonologia: Padrões Sonoros Emergentes e Estáveis no Tocantins

Coordenadora: Carine Haupt 
Linha de Pesquisa: Abordagens de Análise Linguística 
Início: 2014

Resumo: 
O projeto Fonologia: padrões sonoros emergentes e estáveis no Tocantins tem como objetivo descrever os padrões sonoros emergentes e estáveis do português no estado do Tocantins, compreendendo a linguagem como fenômeno cognitivo e social, dentro de uma perspectiva teórica cognitivista e de modelos dinâmicos. Assume, portanto, como embasamento teórico a Fonologia de Uso e a Teoria dos Exemplares. O pressuposto básico dessas teorias é de que os padrões sonoros emergem do uso. Assim, é necessário ter a disposição um volume relativamente grande de dados de fala. Dessa forma, o projeto será composto das seguintes etapas: leituras teóricas, coleta de dados nas cinco maiores cidades do estado conforme princípios da sociolinguística variacionista, análise quantitativa e qualitativa dos dados. Espera-se, além de descrever o falar tocantinense no tocante as características fonético/fonológicas do português, contribuir para o entendimento do funcionamento da linguagem, uma vez que os dados empíricos poderão oferecer suporte, junto à teoria, para análise que extrapolem a descrição, assumindo caráter de cunho mais explicativo.

 

Atlas Toponímico do Tocantins ATT: criação de um banco de dados com foco na inovação pedagógica

Coordenadora: Profa. Dra. Karyleilla dos Santos Andrade
Linha de Pesquisa: Abordagens de Análise Linguística 
Início: 2012

Resumo: O objetivo desta pesquisa é criar um banco de dados (software) para catalogar as informações referentes aos dados das fichas lexicográfico-toponímicas (localização geográfica; taxionomia; dados demográficos, históricos e socioculturais; etimologia/origem; aspectos linguísticos, fontes históricas, entre outros), bem como todos os acidentes humanos (nomes de municípios, povoados, distritos, vilas) e físicos (serras, morros, vales, ilhas, rios, córregos, riachos) dos 139 municípios do estado do Tocantins com o objetivo de inovar as práticas pedagógicas no ensino de Geografia e História no ensino fundamental das escolas públicas do estado no que se refere ao estudo dos nomes de lugares.

O Estudo da Língua como um Fato Sociocultural e Cognitivo

Coordenador: Daniel Marra da Silva
Linha de Pesquisa: Abordagens de Análise Linguística
Início: 2016

Resumo: Este projeto de pesquisa se inscreve como um macroprojeto que pretende, a partir de seus amplos objetivos, reunir em torno de si subprojetos de estudantes de pós-graduação que desejam investigar fenômenos emergentes relacionados à variação e à mudança constitutivas da língua portuguesa em geral e do uso linguístico do estado do Tocantins em particular. O olhar que lançamos sobre a língua portuguesa possui tanto um enfoque diatópico, com uma metodologia marcadamente descritiva sobre alguns aspectos linguísticos do estado do Tocantins, como também possui um olhar inovador, que busca conciliar as teorias e métodos dos estudos sociovariacionistas com os estudos cognitivos tradicionais sobre a variação e a mudança linguísticas, com foco na variação e mudança semânticas. Os estudos sociovariacionistas sempre se ocuparam com o significado social da variação, preferencialmente, no nível fonológico. Os estudos cognitivos, tradicionalmente, se preocuparam com o significado cognitivo da mudança semântica, preferencialmente, no nível lexical. Uma mudança de orientação surgiu com a emergência da Sociolinguística Cognitiva, cuja abordagem visa a correlacionar os campos da Sociolinguística Variacionista e da Linguística Cognitiva. Esse novo campo de estudo linguístico informará metodologicamente e teoricamente nossas pesquisas e nos forçará a nos atentarmos para dois de seus aspectos principais: “de um lado, precisamos estudar a variação do significado; do outro, o significado da variação” (GEEARAERTES et al, 2010, p. 6). Este projeto de pesquisa possui assim duplos objetivos: de um lado, reunirá trabalhos dentro da abordagem sociolinguística tradicional; de outro lado, abordará temáticas relacionados ao domínio da Sociolinguística Cognitiva, campo de estudo emergente que busca conciliar a explicação dos fenômenos linguísticos tanto a partir de um ponto de vista sociolinguístico quanto cognitivo. 

 

As perspectivas para política linguística num mundo em transição

Coordenador: Kanavillil Rajagopalan
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2010

Resumo: 
Os objetivos pontuais do projeto que pretendo executar no próximo triênio são (a) dar continuidade às reflexões que venho fazendo nos últimos anos (b) aprofundar-me ainda mais na questão do impacto da globalização na política linguística de países ditos periféricos (c) estudar, de forma detida, o avanço do inglês ao redor do mundo e verificar seus desdobramentos nas políticas linguísticas em diferentes partes do mundo, notadamente América Latina e (d) refletir sobre as realidades multifacetadas existentes em diferentes partes do mundo bem como no interior de cada país, em especial países de dimensões de continentais como o Brasil e as estratégias de resistência (o assim-chamado periferismo) mobilizadas. 


Formação de professores de inglês como língua franca global

Coordenador: Prof. Dr. Domingos Sávio Pimentel Siqueira
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2013

Resumo: 
O objetivo maior do projeto é trabalhar sob uma perspectiva crítica na formação de professores de língua inglesa, tendo como pano de fundo a condição de língua franca global do idioma e as implicações políticas, ideológicas e pedagógicas do fenômeno. A âncora do projeto é o Núcleo do Programa de Extensão em Letras do Instituto de Letras (NUPEL) da UFBA, concebido em 2012, e que inicia suas atividades com 30 professores em formação nos níveis de graduação, mestrado e doutorado.


Inglês como língua franca: crítica, atitude e identidade

Coordenador: Prof. Dr. Domingos Sávio Pimentel Siqueira
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2010

Resumo: 
O objetivo geral do projeto é criar um núcleo de estudos, investigação e produção de conhecimento, ancorando-se em análises profundas do processo de expansão e consolidação do inglês como língua franca da atualidade e suas implicações político-pedagógicas para o nosso contexto de ensino e aprendizagem. A partir de um sólido levantamento bibliográfico, almeja-se, dentre outras coisas, a compreensão de como o inglês tem se desenvolvido mundo afora e de que forma sua expansão nos afeta na posição de formadores de futuros docentes de língua inglesa, visando à configuração de um arcabouço teórico que forneça subsídios para o lançamento de propostas de educação docente e pedagogias locais baseadas na atual condição de se ensinar uma língua franca em países como o Brasil. Com seus estudos críticos sobre e para o tema geral, ILF, o grupo pretende ainda contribuir para a discussão e avaliação curriculares a respeito da formação de futuros professores de ILF, a implementação de projetos de avaliação de materiais instrucionais de língua inglesa existentes, a produção de materiais alternativos, interculturalmente sensíveis, desprovidos de posturas hegemônicas e/ou motivações etnocêntricas, assim como para a consolidação de intercâmbios com outros centros de pesquisa focados em áreas afins em um espaço acadêmico de constante reflexão. 


Nomes de lugares: uma proposta de estudo aplicada ao ensino

Coordenadora: Profa. Dra. Karyleilla dos Santos Andrade
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2013

Resumo: 
O objetivo geral deste projeto é investigar o estudo da toponímia aplicado ao contexto do ensino de Geografia e História, considerando a teoria da interdisciplinaridade numa abordagem do pensamento complexo. Pretendemos, inicialmente, identificar de que forma os nomes de lugares/topônimos são apresentados nos livros didáticos de Geografia e História do ensino fundamental. Após esse levantamento, investigaremos as concepções do status da interdisciplinaridade nos Parâmetros Curriculares Nacionais, nas Diretrizes Curriculares em âmbito nacional e estadual e nos livros didáticos de Geografia e História do ensino fundamental, adotados nas escolas públicas do estado, no que se refere ao estudo dos nomes de lugares. Esta pesquisa está situada também no campo de estudo sobre formação continuada e inicial de professores de História Geografia do ensino fundamental. Dentre as contribuições almejadas com esta pesquisa, destacamos o fortalecimento das pesquisas na perspectiva interdisciplinar cujo alcance aqui vai além da Licenciatura em Letras, podendo auxiliar também outras licenciaturas. A ideia de um estudo toponímico mais pedagógico é recente, o que ressalta ainda mais o caráter e o viés inovador/criativo da proposta. Entendemos que o conceito de inovação, no contexto da educação, não necessariamente está vinculado à criação de algo novo, novidade, coisa que não foi pensada ainda. Inovar significa embrenhar-se em determinado meio algo que já foi idealizado, descoberto, criado anteriormente. Para este estudo, com foco na educação, compreendemos inovação no sentido de reinventar, redescobrir, recriar algo que já foi imaginado ou pensado antes, mas que, agora, passa por um processo de tradução, de decodificação da novidade pura em novidade aceitável, passível de ser aplicada, com o objetivo de melhorar aquilo que existe, de introduzir em dado contexto um aperfeiçoamento, um melhor saber, um melhor fazer e um melhor ser. (MITRULIS, 2002). É neste contexto que estamos lidando com a ideia de inovação pedagógica vinculada ao estudo toponímico aplicado ao ensino de Geografia e História. Os estudos toponímicos, dentro do alcance interdisciplinar de seu objeto de estudo, constituem um caminho possível para o conhecimento do modus vivendi das comunidades linguísticas, que ocupam ou ocuparam um determinado espaço. Quando um indivíduo ou comunidade linguística atribui um nome a um acidente humano ou físico, revelam-se aí tendências sociais, políticas, religiosas, culturais. Os estudos realizados até o presente momento são pautados em um arcabouço teórico-metodológico para a elaboração, sobretudo, do Atlas Toponímico do Brasil. As peculiaridades do estudo de nomes de lugares são a investigação pela etimologia, origem, história, memória, os elementos motivadores na criação do nome, fontes históricas, o caráter semântico da palavra e suas transformações linguísticas. Portanto, pensar o estudo toponímico é pensar de forma interdisciplinar. É pensar que os fios, no ato da nomeação de um determinado lugar, estão imbricados e relacionados a vários fatores. Mas como seria pensar a toponímia no contexto do ensino de Geografia e História? Um nome de lugar não é simplesmente um nome qualquer. Todo nome de lugar resguarda um motivo, uma história, traços culturais, históricos e linguísticos, uma motivação toponímica. Conhecer aspectos socioculturais, geomorfológicos, psicológicos e linguísticos faz parte do estudo do topônimo.

 

Integração das políticas de gênero no Estado: Tocantins, Pará e Amazonas em perspectiva comparada

Coordenadora: Profa. Dra. Cynthia Mara Miranda
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2012
Encerramento: 2015

Resumo: 
A pesquisa propõe uma discussão sobre as relações que os movimentos de mulheres constroem para que as questões de gênero sejam integradas nos governos estaduais. O enfoque será dado as nuances da retórica e da interlocução que atrizes dos movimentos de mulheres, situadas em diferentes espaços geográficos e políticos, são capazes de produzir para pensar e materializar a igualdade entre os gêneros nos governos do Tocantins, Pará e Amazonas. Esta comparação busca compreender as semelhanças e diferenças na tessitura das relações entre movimentos sociais e governos estaduais, os constrangimentos e as oportunidades políticas que emergem cotidianamente para a aproximação, diálogo e negociação da integração das questões de gênero no Estado.


Ambientes Virtuais e Novas Tecnologias de Informação e Comunicação no Ensino e Aprendizado de Língua Inglesa: Formação de Professores

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Carvalho Capuchinho
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2014

Resumo:
Este projeto apresentai três abordagens teóricas da aprendizagem que podem auxiliar as experiências em ambientes virtuais e no uso de novas tecnologias da informação e comunicação para o ensino de língua inglesa: Conectivismo, Novos Letramentos e Ensino e a aprendizagem baseada em Tecnologias. As três têm como base criação e compartilhamento do conhecimento. Finalmente, o projeto analisa recursos digitais que podem nos ajudar a implementar as propostas discutidas. O aprendizado de língua estrangeira mediado por computador (CALL) em princípio baseava-se em exercícios de substituição, repetição e memorização visando um comportamento condicionado que levava ao aprendizado de estruturas básicas da língua. Posteriormente, passou-se a uma abordagem comunicativa com reconstrução textual, jogos didáticos, simulações gráficas e produção textual em que se privilegiam as funções comunicativas. Porém, a partir do advento da Internet 2.0, o computador passou a oferecer um ambiente integrativo mais amplo que um laboratório onde o aprendiz estaria exposto a práticas programadas. No novo ambiente o aprendiz interage com a língua alvo usando variadas ferramentas e com pessoas em qualquer parte, além de poder criar e compartilhar com outros usuários. A interconectividade das tecnologias digitais levou a uma série de novos termos para ensino e aprendizado de línguas, tais como Computer Assisted Learning; Web-based Learning; Online Learning; Distance Learning; E-Learning; Tandem Learning; MOOCs (Massive Open Online Courses); Mlearning (Mobile Learning). Programas governamentais federais e estaduais vêm sendo implantados há trinta anos na promoção da informática educativa e seu uso nos sistemas públicos de ensino do Brasil. No entanto, percebemos que apesar das NTIC terem chegado à escola pública e à população, muitas escolas e profissionais exploram pouco as potencialidades que esses recursos podem proporcionar. Cabe-nos observar como o universo digital transforma o acesso à informação, como também comportamentos e até mesmo as formas de pensar.


Fenomenologia e a Ressignificação do Trabalho Docente

Coordenadora: Profa. Dra. Enilda Rodrigues de Almeida Bueno
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2014

Resumo:
A fenomenologia é uma filosofia e um método que nos fornecem conceitos básicos para a reflexão em seus aspectos particulares, individual e social. A fenomenologia pretende realizar a superação da dicotomia entre sujeito e objeto, entre homem e mundo, mostrando que toda consciência é intencional. Isso significa que não há consciência separada do mundo, mas toda consciência tende para o mundo, toda consciência é consciência de alguma coisa. A fenomenologia aponta para a necessidade de romper com a atitude natural, com os preconceitos, para assumir uma atitude de rigor, de eticidade, de criatividade, de criticidade e de humanização para compreensão do que somos e do que fazemos. Neste sentido, pretendemos um ressignificar da prática docente pela formação continuada a partir da compreensão da fenomenologia. Este projeto de pesquisa, se propõe a apresentar as contribuições da fenomenologia para o trabalho docente, numa perspectiva de totalidade voltada para a valorização humana. Partindo de uma investigação bibliográfica, nas obras de Edmund Husserl, Merleau-Ponty e comentadores da fenomenologia para apresentar o que é a fenomenologia, sua origem e importância. Será feito uma pesquisa de campo em três escolas de ensino médio, em diferentes regiões da cidade de Porto Nacional para: Primeiro, verificar o nível de conhecimento sobre o que é a fenomenologia, sua origem e importância para a formação de professores. Segundo, organização de grupos de estudos de fenomenologia. Nossa intenção é desenvolver uma reflexão partindo do ser humano, de sua incompletude, de sua existência, para alcançarmos uma maior compreensão entre sujeito e objeto, homem e mundo numa dimensão dialética e fenomenológica.

 

Práticas de letramento acadêmico-científicas: a constituição dos discursos escritos

Coordenadora: Ângela Francine Fuza
Linha de Pesquisa: Linguística Aplicada
Início: 2013

Resumo: Neste projeto de pesquisa, objetiva-se compreender como se constituem os discursos escritos nas práticas de letramento acadêmico-científicas, a partir de artigos publicados em revistas científicas brasileiras, das diferentes áreas do conhecimento, de acordo com o Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq): Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes, assim como por meio de tantos outros instrumentos usados para auxiliar na compreensão dos discursos, como as normas das agências e órgãos governamentais do Ensino Superior, as normas de submissão e de avaliação presentes nos periódicos etc., visando a contribuir para o entendimento da caracterização dessa escrita nesse contexto. O entendimento da escrita acadêmica como unidade, não considerando as práticas acadêmico-científicas de letramento envolvidas no processo de constituição do discurso, assim como a comunidade acadêmica de escrita, é a problemática que desencadeia a realização desta pesquisa. Apresenta como fundamentos as discussões recentes sobre o letramento acadêmico, feitas por estudiosos dos Novos Estudos do Letramento, e a teoria da Análise Dialógica do Discurso, respaldada em Bakhtin e seu Círculo, segundo os princípios teóricos da Linguística Aplicada. Sendo assim, a abordagem metodológica tem caráter qualitativo-interpretativista, de base documental, pautada em uma perspectiva dialógica da linguagem, considerando-se também, como suporte central, os Estudos do Letramento. Dessa forma, a tese central desta pesquisa é: se a escrita acadêmica for concebida com base nos múltiplos letramentos, as noções de escrita e de ciência únicas, como formas de padronização, poderão ser repensadas, desmistificando a ideia de que todos os participantes das comunidades acadêmicas escrevem da mesma forma, desconsiderando o contexto que os circundam (Propesq- PN4#006/2013).

 

História e Literatura nas literaturas africanas de Língua Portuguesa

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais
Linha de Pesquisa: Literatura, História e Imaginário
Início: 2013

Resumo: 
Estudos das literaturas africanas de língua portuguesa, principais autores e obras, levando em conta o contexto histórico de formação das nações africanas de língua portuguesa. Estudo da literatura como elemento central da constituição histórica, social e política dos países africanos de língua portuguesa. 

 

Os mortos entre os vivos na obra de Brian Friel

Linha de Pesquisa: Literatura, História e Imaginário 
Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Carvalho Capuchinho
Inicio: 2014

Resumo:
A presente pesquisa tem como objetivo analisar o frequente uso que o dramaturgo irlandês, Brian Friel, faz de personagens mortas contracenando com os vivos no palco enquanto uma forma de demonstrar as dificuldades de transição na vida privada, bem como na vida pública da República da Irlanda e também do Norte. Por vezes, a condição de morto-vivo da personagem não é percebida pelo público quase até o final da encenação como em "Living Quarters" (1977). Por outro lado, por vezes a morte do personagem é reconhecida ao longo da peça como em Winners (1972) e Faith Healer (1979). Finalmente, em The Freedom of the City (1973) e Performances (2003) o público percebe nos primeiros momentos que tanto os três manifestantes na primeira peça, como também o compositor tcheco Leos Janácek são mortos-vivos ainda que pareçam cheios de vida. Os mortos sempre estiveram presentes ao longo da carreira de Friel como dramaturgo em abordagens variadas. Os mortos são seres liminares, uma vez que provocam a perturbação da ordem da vida quando ando entre os vivos como se também o fossem. Pesquisarei principalmente as dificuldades de transição na Irlanda e na sociedade contemporânea retratadas por Friel ao dar voz e ação aos mortos.

 

África e Portugal: o diálogo entre culturas em Mia Couto

Coordenadora: Profa. Dra. Maria Perla Araújo Morais
Linha de Pesquisa: Literatura, História e Imaginário
Início: 2010

Resumo: 
Esse projeto estuda a obra de Mia Couto e analisa de que forma o autor representa o imaginário de Moçambique para construir uma identidade através do sonho, imaginação e o passado do país. Para um território exposto ao silêncio como Moçambique, muitas vezes, será o sonho que construirá o passado e o que garantirá o presente. Assim, lembrar do passado, às vezes, significa imaginá-lo. A Literatura representa a imaginação, que será uma importante aliada na construção das memórias, na afirmação da identidade e no resgate do passado e das relações entre África e Portugal.

 

A mulher, o amor e a maturidade

Coordenadora: Profa. Dra. Olívia Aparecida Silva
Linha de Pesquisa: Literatura, História e Imaginário
Início: 2014

Resumo: 
A pesquisa tem como objeto de discussão a ficção de Lívia Garcia Roza, privilegiando as seguintes temáticas: o amor, a solidão, a incomunicabilidade dos seres, o cotidiano de uma mulher na maturidade e as relações familiares.

 

Percepções do imaginário medieval em O Senhor dos Anéis e em As crônicas de Nárnia: da obra literária ao universo cinematográfico

Coordenador: Rodrigo Poreli Moura Bueno
Linha de Pesquisa: Literatura, História e Imaginário
Início: 2016

Resumo: O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar as principais influências do imaginário cultural e social relacionado ao período medieval nas obras literárias: O Senhor dos Anéis (1954) de J.R.R.Tolkien e As Crônicas de Nárnia (1950-1956) de C.S.Lewis e nas suas adaptações e transposições produzidas pela arte cinematográfica. São relevantes aqui as noções de maravilhoso e de fantasia, termos também importantes para entendermos as conexões entre as ideias de medievalismo e medievalidade. Deste modo percebemos, nestas obras, a presença residual de elementos medievais (honra e piedade, luta entre bem e mal) no mundo contemporâneo e a composição de uma mitologia medieval (seres fantásticos, animais falantes, magia) no que ela possui de alegórico, imagético e simbólico. Com base nestas considerações, procuramos ainda mostrar como as artes literária e fílmica dialogam com as ciências humanas e o modo dessas artes expressarem a cultura e a sociedade de diferentes épocas e lugares.

 

 

Representação da Interioridade da Renascença ao Século XIX

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig
Linha de Pesquisa: Teoria e Crítica Literária
Início: 2013

Resumo: 
Este projeto faz um recorte específico das relações entre aparência e interioridade como um problema central e latente em Shakespeare e que será importante até o Século XIX. A incapacidade de ser perceber o interior leva a um conjunto de silenciamentos e não-ditos no texto literário, o que leva a intensificação das tensões e dos conflitos nas obras. Para tanto, serão utilizados os pressupostos de Kathrine Maus, Inwardness and Theater in the English Renaissance (1995) e de Colin McGinn em sua obra Shakespeare s Philosophy: Discovering the Meaning behind the Plays (2007), nas quais se discute as dissensões entre interioridade e exterioridade na Renascença inglesa e na obra dos principais poetas e dramaturgos do período como Shakespeare, Marlowe e Spencer. Será adotada a obra The Romatic Moods: Paranoia, Trauma and Melancholy, de Thomas Pfau (2005), na qual o autor discute o surgimento da subjetividade, que, de certa forma, surgiu como um desdobramento da noção de interioridade da Renascença. Esse projeto tem por objetivo estudar as representações da interioridade e o imaginário que represente fluxos de pensamento em Shakespeare e da Renascença ao Século XIX. Assim, pretende-se obter os seguintes resultados: analisar a representação da interioridade nas falas, linguagem, solilóquios, silêncios, não-ditos e no imaginário da Renascença ao século XIX; discutir o contexto histórico que perpassa a tessitura das obras analisadas, sobretudo com base em estudos contemporâneos e da época de Shakespeare até o século XIX, numa abordagem interdisciplinar entre literatura, história e política; analisar de que forma Shakespeare e a literatura ao século XIX representou imagisticamente o problema da interioridade, pensamento e exterioridade a fim de criar efeitos estéticos e tensões psicológicas em suas peças e em sua poesia; discutir o problema da consciência que aparece nos discursos como uma forma de representar a interioridade das personagens.

 

Vozes Femininas: A Construção do EU Feminino nas Narrativas das Mulheres Negras na África de Língua Inglesa

Coordenadora: Profa. Dra. Marília Fátima de Oliveira 
Linha de Pesquisa: Teoria e Crítica Literária
Início: 2014

Resumo: 
O objetivo deste projeto é trazer para a academia brasileira autoras que, de outra forma, permaneceriam desconhecidas. Como objetivo inicial, daremos visibilidade e voz a essas mulheres por meio da leitura de suas obras e uma aprofundada pesquisa não só literária, mas também histórica, antropológica e social. O objetivo seguinte, só obtido após a conclusão do primeiro, é possibilitar o mapeamento das representações dessas mulheres, suas estratégias estéticas e literárias, buscando os pontos de aproximação e afastamento das imagens construídas tanto de suas histórias pessoais quanto da história de seus países.

 

A Estética Pós-colonial e os Gêneros Literários: O Romance e o Conto na Tradição Literária Indiana de Língua Inglesa

Coordenadora: Profa. Dra. Cielo Festino 
Linha de Pesquisa: Teoria e Crítica Literária
Início: 2014

Resumo:
Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal discutir a estética pós-colonial a partir do estudo  dos gêneros romance e conto na literatura indiana de língua  inglesa, em contraponto com a literatura indiana pré-colonial, nas línguas vernáculas, assim como também  outras manifestações literárias pós-coloniais considerando que os gêneros literários mostram as características constitutivas da sociedade a que eles pertencem, e que cada época  histórica tem um sistema de gêneros do discurso, conveniente à sua própria ideologia. Nesse contexto, propomos estudar o romance indiano de língua  inglesa como sendo o resultado do processo de indigenização desse gênero,  levado ao  subcontinente pelos ingleses como um discurso de colonização e logo apropriado pelos indianos como um discurso de resistência,  e  o  conto indiano de língua inglesa a partir da relação entre o katha, já presente na tradição literária indiana pré-colonial e levado ao Ocidente pelos Orientalistas, e o short story característico da tradição literária  inglesa. Entendemos que estudar os gêneros literários segundo têm sido re-escritos pelas diferentes tradições pós-coloniais, neste caso a indiana, implica reconsiderar o conceito do literário, conforme tem sido desenvolvido por essas culturas, em um momento em que o pós-colonialismo tem revolucionado a concepção da literatura. A imaginação pós-colonial, com suas temáticas próprias, suas novas cadências linguísticas (suas formas de “Rotten English”), sua sintaxe singular, sua estrutura narrativa característica, suas formas retóricas  singulares, o que  deriva do fato de ter eliminado barreiras entre o que se considerava como arte “com maiúscula” (High Brow Art) ou arte popular (Low Brow Art), criou um novo paradigma estético e impôs uma nova maneira de entender o literário e de ler o cenário contemporâneo.

 

Representações da família através da Literatura Irlandesa Contemporânea 

Coordenadora: Rejane de Souza Ferreira
Linha de Pesquisa: Teoria e Crítica Literária
Início: 2016

Resumo: Considerando que a família é uma instituição política e social, antes de ser considerada particular e privada, e no caso específico da Irlanda, muito importante e querida, essa pesquisa pretende analisar em diferentes textos literários como essa instituição é representada na literatura de seus compatriotas e de que maneira essa instituição representa e reflete a sociedade na qual ela se insere. Apesar de o título da pesquisa se remeter à literatura contemporânea, seu interesse recai sobre as publicações dos últimos vinte anos principalmente por dois motivos. O primeiro é a imensa quantidade de autores irlandeses que se destacam mundialmente a cada ano, dificultando inclusive a catalogação dos mesmos. O segundo é a impossibilidade de pensar os últimos anos da Irlanda sem se remeter à totalidade do século XX.

 

 

Literatura em Movimento: Poesia, Narrativa e Cinema 

Coordenador: Carlos Roberto Ludwig 
Linha de Pesquisa: Teoria e Crítica Literária
Início: 2015

Resumo: Este projeto visa adentrar em três gêneros literários e culturais para o estudo das relações entre literatura e mobilidade. Uma delas é a poesia, com suas figurações imagéticas ligadas à poética do movimento, mobilidade, fluidez, liquidez. Nesse sentido, pretendo analisar as figurações da poesia dos séculos XIX e XX para uma compreensão profunda das transformações das imagens não só nesse período, como também na poesia contemporânea. Em seguida, investigarei as formas narrativas mais conhecidas, em particular o conto e o romance, cuja análise se pautará na estruturação da narrativa, principalmente o narrador, a personagem e, na medida do possível, quais as articulações que essas categorias estabelecem com o enredo, o tempo e o espaço. Nesses gêneros literários, analisarei também a configuração do imaginário das literaturas de e em movimento, seguindo a linha de pensamento de Bachelard, Dubois, Said, Braga, bem como de outros teóricos do imaginário que possam contribuir com a análise literária. Por fim, pretendo articular as teorias de mobilidade da era contemporânea e da globalização com o cinema. Minha intenção é não somente analisar as produções cinematográficas que sejam adaptações de obras literárias, como romances, peças de teatro e até contos, mas filmes que possam suscitar uma discussão mais ampla sobre literatura, cultura, mobilidade e globalização. Enquanto que pretendo analisar poemas e narrativas dos séculos XIX e XX, a análise cinematográfica se debruçará sobre produções contemporâneas, estabelecendo conexões entre as figurações imagéticas e narrativas dos séculos XIX e XX com as reconfigurações e apropriações do imaginário da mobilidade pelo cinema num mundo globalizado.

 

 

Agenda de Defesas

Não há defesas programadas.

Contato

Programa de Pós-Graduação em Letras – PPG-Letras/CPN 

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins | Câmpus de Porto Nacional
Rua 03, Q. 17, s/n° | Jardim dos Ipês
Bloco dos Professores, Sala 15.
Porto Nacional/TO | 77.500-000

Telefone: (63) 3363-0566 
Site: www.uft.edu.br/ppgletras 
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. 


Equipe

Coordenador: Prof. Dr. Carlos Roberto Ludwig
Vice-Coordenadora: Profa. Dra. Olívia Aparecida Silva

Secretário: Adriano Bezerra de Andrade

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