Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Documentário “Da Luz da Vida à Água que Morre” estréia nesta quinta
Início do conteúdo da página

Documentário “Da Luz da Vida à Água que Morre” estréia nesta quinta

Written by Jhone Abreu | Published: Thursday, 13 December 2012 16:42 | Last Updated: Wednesday, 14 December 2016 11:52
Com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex) da UFT, estréia nesta quinta-feira, às 19h, na Aldeia Porteira, o documentário “Da Luz da Vida à Água que Morre”. O projeto foi contemplado pela Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural do Estado do Tocantins em 2011 por meio do Edital do Prêmio Cacá Diegues. O trailer da produção pode ser assistido AQUI.

O filme está programado para ser exibido no Câmpus de Miracema nesta sexta (14), às 19h, no auditório da Universidade (pode haver alteração do local e horário). Antes, às 14h, ocorrerá a oficina “Documentário e Categorias de Análise”, ministrada pela jornalista e pesquisadora em Ciências Ambientais Monise Busquets. , diretora do filme.

“Da Luz da Vida à Água que Morre” tem como ponto de vista o olhar do povo Xerente sobre o rio Tocantins, desde a maneira como concebem a água, até como percebem a formação do Reservatório da Usina Hidrelétrica de Lajeado, que em 2012 completou dez anos. “A proposta foi fazer uma leitura imagético-visual, sonoro-sensorial e também uma forma de garantir voz a esse povo vilipendiado pelo discurso da água como recurso”, diz Monise.

Além das exibições por todo o Estado, o projeto prevê, como contrapartida social, a realização de oficinas que serão ministradas por Monise e pelo publicitário e articulador cultural Caio Brettas, diretor de fotografia do filme. As oficinas abordarão as linhas conceituais do filme e a produção cinematográfica; duas delas já estão marcadas e acontecerão nas cidades de Miracema e Arraias, nos dias 14 e 18 de dezembro, respectivamente.

As demais exibições ocorrerão: Aldeia Porteira, dia 13 às 19h; Canto das Artes, Taquaruçu, dia 15 às 19h; Memorial Coluna Prestes, em Palmas dia 16 às 19h30 e UFT em Arraias, dia 18 às 19h, onde também terá a oficina “Produção cinematográfica” com Caio Brettas.
registrado em:
marcador(es): Reitoria
Fim do conteúdo da página