Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Bariani Ortêncio lança livro no X Seminário de Natividade
Início do conteúdo da página

Bariani Ortêncio lança livro no X Seminário de Natividade

Written by Samuel Lima | Published: Saturday, 09 August 2014 08:24 | Last Updated: Tuesday, 13 September 2016 14:01

A programação do X Seminário Nacional de Artes, Comunicação e Cidadania de Natividade contou na noite de sexta-feira (8) com o lançamento do livro "Goiás Tocantins: História, usos e costumes", do autor Bariani Ortêncio. Além do lançamento do livro a noite cultural, realizada em frente à antiga sede da prefeitura nativitana, teve ainda palestra com a professora Patrícia Brandão Couto.

 Bariani Ortêncio apresenta detalhes do livro sobre as culturas goiana e tocantinense (Foto: Samuel Lima)Bariani Ortêncio apresenta detalhes do livro sobre as culturas goiana e tocantinense (Foto: Samuel Lima)

Ortêncio, que tem 91 anos, é autor de 40 livros sobre cultura, culinária e folclores goiano e brasileiro. Sua obra foi apresentada pela presidente da Comissão Goiana de Folclore, Izabel Signorelli, destacando os principais títulos "Cozinha Goiana", “Cartilha do Folclore Brasileiro” e “A Fronteira”, tendo sido ganhador vários prêmios e recebido o título de doutor Honoris causa pela Universidade Federal de Goiás, ano passado.

Durante sua preleção, Ortêncio destacou a importância do folclore para os estudantes, frisando que ele é "tão importante quanto as matérias obrigatórias como português e matemática no ensino fundamental". Contou ainda detalhes de várias simpatias, remédios caseiros e sobre cultura e crendices populares, e destacou ainda a necessidade da criação de uma Comissão de Folclore no Tocantins, para fortalecer o folclore local em suas diversas expressões.

Ortêncio durante sessão de autógrafos de seu novo livro, em Natividade (Foto: Samuel Lima)Ortêncio durante sessão de autógrafos de seu novo livro, em Natividade (Foto: Samuel Lima)

Bariani também fez uma pequena sessão de autógrafos do seu livro, que foi lançado durante o Seminário. Segundo o autor, a obra é fruto de mais de 40 anos de pesquisa, e envolve informações - algumas já divulgadas - de outras obras por ele escritas. Ainda este mês a publicação deverá ser lançada em Goiás.

Mesa-Redonda - Com o tema "Narrativas das manifestações místicas e artísticas da cultura popular", a professora Patrícia Brandão Couto, do Rio de Janeiro, destacou seu estudo sobre as narrativas sobre as congadas e o mito de origem de Nossa Senhora do Rosário, na perspectiva infantil. A professora enfatizou a necessidade de se estudar as narrativas locais de eventos populares também como forma de preservar a memória cultural e folclórica. A mesa-redonda foi mediada pelo professor Wolfgang Teske (UFT).

Teske (e) e Patrícia durante mesa redonda sobre narrativas da cultura popular (Foto: Samuel Lima)Teske (e) e Patrícia durante mesa redonda sobre narrativas da cultura popular (Foto: Samuel Lima)

Programação - Neste sábado o Seminário continua com oficinas e minicursos, ministrados no Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva. Na parte da manhã, a partir das 9h, ocorrerão oficinas sobre Pintura em Tecido; Redação Criativa; Criação  de instrumentos musicais; Teatro, dança e cultura regional; Construção de Mandala de Fios (Ojo de Dios). Ocorrerão também minicursos abordando "Pesquisa sociocultural no Tocantins" e "Ecoturismo em Natividade".

Oficina de Pintura em Tecido continua neste sábado, no Colégio Quintiliano da Silva (Foto: Samuel Lima)Oficina de Pintura em Tecido continua neste sábado, no Colégio Quintiliano da Silva (Foto: Samuel Lima)

Na parte da tarde, no mesmo colégio, ocorrerão oficinas sobre Cantiga de Roda para idosos, continuação da oficina sobre Pintura em Tecidos e também Vivência em Percussão, com integrantes do grupo Tambores do Tocantins.

registrado em:
Fim do conteúdo da página