UFT lança aplicativo para smartphone com cardápio do Restaurante Universitário
A UFT lança, nesta quarta-feira (30), em fase de testes, um aplicativo para smartphone com o cardápio do Restaurante Universitário. O app - que está disponível apenas para o sistema operacional Android (versão 4.2 ou superior) - permite ao usuário acesso rápido ao menu semanal do RU, onde quer que esteja.
Clique aqui para baixar o aplicativo
Tanto o aplicativo quanto o sistema online que o alimenta de informações foram desenvolvidos pela Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI). "A ideia surgiu dentro do próprio departamento", explica o coordenador de desenvolvimento de software da DTI, Rodolfo Medeiros. "Temos colegas que almoçam no RU, e eles pensaram que poderia haver uma maneira mais rápida e prática de saber o cardápio do dia." O projeto foi então desenvolvido pelo técnico de TI Rafael Mansilha, responsável pela implementação para a plataforma Android, e pelo estagiário Everton Barbosa Júnior, que é estudante de Ciência da Computação na UFT.
Além do aplicativo, a UFT continua a disponibilizar o cardápio em seu Portal na Internet, por meio da na página do RU, e também nas redes sociais.
Facilidade de acesso - Mansilha explica que o programa pode ser usado também em modo offline. "Uma vez que o usuário se conecta, o app baixa as informações e elas continuam disponíveis mesmo quando não há mais conexão com a internet." Quando houver acesso à internet novamente, o cardápio será atualizado.
As informações de cardápio são adicionadas ao aplicativo pela própria administração do Restaurante, o que contribui para a agilidade e precisão das informações. "Essa iniciativa melhora bastante a divulgação do nosso cardápio", afirma a nutricionista do RU, Elisama Lopes, "já que agora as pessoas têm a opção de acessar o menu não só pelo site. Além disso, atendemos principalmente um público jovem, que é adaptado a esse tipo de tecnologia."
Para as próximas versões, a DTI prevê a implementação de um sistema de avisos por meio do qual o usuário poderá ser avisado, por exemplo, de que o RU não funcionará em determinado horário. "Poderemos também incluir informações nutricionais, ingredientes, ou especificar se as preparações têm glúten ou lactose", acrescenta Elisama.
De acordo com o diretor de TI da Universidade, Juliano Rios, esse é apenas o primeiro de outros apps que a DTI pretende desenvolver no futuro, sempre buscando a facilidade no acesso à informação. "A ideia é concentrar informações úteis que o usuário encontra hoje de forma mais pulverizada e disponibilizá-las de forma mais prática."
Redes Sociais