Sistema de Projetos Online (Sisprol) será implantado na UFT em parceria com Unifesspa
Com o objetivo de consolidar a entrada da instituição na Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar (Rapi), a Universidade Federal do Tocantins recebeu a visita dos representantes do núcleo de pesquisa e extensão da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Em um intercâmbio de informações e soluções, a UFT compartilhou experiências sobre o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a editora da instituição, enquanto a Unifesspa disponibilizou a implantação do Sistema de Projetos Online (Sisprol), que começa a ser realizada dentro da Universidade.
O sistema trata-se de um método informatizado para gestão e submissão de projetos, tanto de ensino como de pesquisa e extensão, que funciona online. O responsável pelo desenvolvimento do Sistema do Sisprol na Unifesspa, Vitor Castro, explica: "Todo o ciclo do projeto desde a submissão até o seu encerramento é feito nesse sistema".
Basicamente, o Sisprol permite às pró-reitorias criarem editais, com seus itens e restrições, e deixá-los disponíveis para que professores e técnicos possam enviar suas propostas. Após isso, o setor responsável consegue distribuir para avaliação e gera o resultado final baseado nela. Com os projetos aprovados, o próprio sistema indica quais serão os bolsistas que irão trabalhar, a frequência que vai para o responsável por gerar a folha de pagamento, relatórios parciais e finais. Além disso, com esse sistema, os projetos já cadastrados não precisam ser enviados novamente.
"Tudo que nós fazíamos manualmente, via envelope, papel, será sistematizado agora com esse sistema que a Unifesspa está nos cedendo gratuitamente e, inclusive, fazendo adaptações para as nossas dinâmicas", conta o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), professor Wagner Rodrigues. O diretor ainda conta que o sistema deve valer não somente para a Propesq, e também poderá ser utilizado pelas pró-reitorias de Gradução (Prograd) e de Extensão de Cultura (Proex).
O Sisprol, Sistema de Projetos Online, existe desde 2009 onde foi criado, na Universidade Federal do Pará (UFPA). Depois do desmembramento da instituição, que deu origem a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), o sistema continuou a ser desenvolvido e aperfeiçoado.
O compartilhamento desse projeto marca o começo de uma rede colaborativa entre a Unifesspa, a UFT e outras universidades da região amazônica pelo Rapi. A ideia é minimizar as demandas dessas universidades, que possuem necessidades em comum, e agilizar soluções. Além de fomentar a pesquisa das instituições que fazem parte dessa rede, trazendo excelência.
Redes Sociais