Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Dia do Pedagogo: profissional responsável por formar novos cidadãos
Início do conteúdo da página

Dia do Pedagogo: profissional responsável por formar novos cidadãos

Written by Elâine Jardim e Caroline Falcão | Published: Thursday, 19 May 2016 22:01 | Last Updated: Tuesday, 13 September 2016 14:01

Nesta sexta-feira (20), é comemorado o Dia do Pedagogo. A data faz referência ao Decreto de Lei Nº 7.264, de 20 de Maio de 2010, que instituiu o Dia Nacional do Pedagogo no Brasil. Na ocasião, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) comemora a data desses profissionais que tem como principal função acompanhar as diferentes fases de desenvolvimento humano. Seja em ambientes escolares ou outros locais de atuação, o Pedagogo tem a importância de transmitir informações e transformá-las em conhecimento, formando assim novos cidadãos.

O curso de Licenciatura em Pedagogia, na UFT, foi criado primeiramente nos câmpus de Arraias e Tocantinópolis, em 1993, e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) em 1997. Em 2003, o curso foi implantado também nos câmpus de Miracema e Palmas, e destina-se a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de formação de professores em Nível Médio, na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos. 

Joselias Alves, aluno  de Pedagogia da UFT, Câmpus de Palmas. (Foto: Lean Felipe)Joselias Alves, aluno de Pedagogia da UFT, Câmpus de Palmas. (Foto: Lean Felipe)

Fé na Educação
Joselias Alves Viana é aluno do quarto período do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFT, Câmpus de Palmas, e pretende atuar na área de políticas educacionais. Ele escolheu o curso porque queria mudar a realidade de sua família, a qual quase todos são analfabetos. "Não tive uma educação adequada porque morava numa zona rural e a situação escolar era muito precária. Em consequência disso, resolvi me tornar um professor, pois acredito muito na educação do meu país", ressalta.

Viana também quer mostrar que, apesar das dificuldades enfrentadas atualmente pela educação no Brasil, é sempre importante que os educadores busquem melhorar o âmbito educacional. “Não basta apenas fazer uma graduação e ir para a escola, é preciso estar se reinventando a todo momento, pesquisando e buscando soluções para a melhoria da educação, pois um professor que não é pesquisador não será um bom professor”, afirma.

Katya Lacerda, técnica e professora na UFT. (Foto: Elâine Jardim)Katya Lacerda, técnica-administrativa e professora na UFT. (Foto: Elâine Jardim)

Sonho realizado
Egressa, técnica-administrativa da UFT e professora substituta do curso de Pedagogia no Câmpus de Miracema, Katya Lacerda Fernandes, se formou em 2007 no curso de Pedagogia também em Miracema. Katya diz que escolheu o curso por dois motivos: por conviver com dois professores, seu tio e sua avó, que a possibilitaram o aprendizado da paixão pelos estudos, fundamental ao superior; e, porque em 2003, o curso de Pedagogia, assim como o de Normal Superior, eram as únicas opções de cursos superiores disponíveis no Câmpus de Miracema, cidade vizinha a qual nasceu e residia, Miranorte.

Para Katya, lecionar no curso de Pedagogia do Câmpus de Miracema representa a realização de um sonho, construído dia a dia com os estudos e a compreensão da realidade que está para além de nossa percepção imediata, de nossas representações. “Fui aluna, técnica em administração e atualmente pedagoga e professora (por enquanto, substituta) da UFT. Desempenhar a função de professora representa a possibilidade de construir junto com os alunos o processo pedagógico, de problematizar coletivamente nossa realidade e de realizar a autocrítica, fundamental para a formação humana e profissional”, destaca.





registrado em:
Fim do conteúdo da página