I Calourada Feminista da UFT tem início nesta quarta (10)
Nesta quarta-feira (10), das 15h às 22h, ocorre a I Calourada Feminista da Universidade Federal do Tocantins (UFT) com o tema “A universidade vai ser toda feminista”. Promovido pelo Coletivo de Mulheres da UFT, o evento ocorre no hall da Biblioteca e na Tenda Cultural do Câmpus de Palmas.
O objetivo da calourada é criar uma cultura feminista dentro da universidade, no sentido de popularizar uma recepção que vá além das que já existem dentro da UFT. Para Juliana Saraiva, acadêmica do curso de Jornalismo e integrante do Coletivo, "o intuito da ação é construir uma universidade que respeite as mulheres e que apoie as causas feministas", explica.
Oficina de Estêncil com Paula Suzane na I Calourada Feminista da UFT nesta tarde (10). Foto: Elâine Jardim
Juliana ainda acrescenta que a maioria das festas de recepção aos calouros têm ações opressoras e acabam se tornando espaços tóxicos, principalmente para mulheres, LGBTs, negras e negros, indígenas, quilombolas, entre outras minorias. “Acreditamos que estamos começando algo novo dentro do ambiente acadêmico”, afirma.
Oficina de turbante ocorrida nesta tarde de quarta-feira (10) na Calourada Feminista da UFT. Foto: Elâine Jardim
Programação
Oficinas – 15h
Local: Hall da Biblioteca
Turbante (com Dandara Maria)
Estêncil (Paula Suzane)
Roda de conversa – 17h
Local: Hall da Biblioteca
Tema: O que é feminismo? (Alyne Soares, Danuta Duarte, Gabriela Barboza e Izadora Nogueira).
Festa das Mina – 19h30
Local: Tenda Cultural
Atrações culturais: DJ Jaqueline Moraes, voz e violão com Dáleti Jeovana
Ato Empoderadas – durante a festa
Local: Tenda Cultural.
Doações de suprimentos para as mulheres
O Coletivo também está recebendo absorventes e remédios para dores de cabeça e cólicas. O objetivo da ação é ajudar as mulheres da UFT em suas rotinas diárias. Para doar, o interessado deve entrar em contato pelos telefones (whatsApp) (63) 9 8457-9817, (63) 9 9263-2421 ou (63) 9 8133-7355.
Redes Sociais