Pioneiro em técnica de cirurgia cardíaca participa de evento com apoio da UFT
O XXVII Congresso Norte Nordeste de Cirurgia Cardiovascular, que tem a Universidade Federal do Tocantins (UFT) como parceira, recebe diversos profissionais da área como convidados no período de 10 a 12 de novembro, em Palmas. Entre eles o pesquisador Tirone David, da Universidade de Toronto-Canadá, que recebeu o título doutor honoris causa pela UFT na manhã desta sexta-feira (11).Técnica criada por Tirone David contribuiu para que pacientes prolongassem seus anos de vida (Foto: Daniel dos Santos)
Tirone David desenvolveu várias técnicas de cirurgia cardíaca. A mais famosa foi criada por ele em 1989. O método de reimplantação da válvula aórtica de David representou a oportunidade de mais pessoas vítimas de aneurisma prolongarem seus anos de vida. "Antigamente, operava-se a válvula e cerca de metade dos pacientes havia morrido após dez anos. Com a nova técnica, mais de 95% dos pacientes estão vivos".
Para ter o coração bem cuidado e reduzir a incidência de problemas cardíacos, o médico afirmou que estar bem informado sobre os riscos é importante. “As pessoas só começam a sentir as consequências no coração a partir dos 30 ou 40 anos. Com a disseminação de informação nos últimos anos foi reduzido o número de fumantes e aumentou o número de pessoas que praticam atividades físicas”.Estudante de Medicina pela UFT, Fernando Gondo, participou de discussões pertinentes à profissão (Foto: Daniel dos Santos)O estudante do 11º período de Medicina pela UFT, Fernando Gondo, disse que cardiologia é uma das áreas que mais o interessa. Inclusive, ele é vice-presidente da Liga de Cardiologia. “Esse é um congresso de cardiologia e também um congresso acadêmico. A cardiologia é uma área específica, mas que todo médico deveria saber. Então, é importante para a formação de qualquer médico generalista”.
Um dos pontos interessantes que o estudante apontou no evento é a discussão a respeito das possibilidades de procedimento cardíaco: cirurgia cardíaca ou cateterismo. “Existem discussões sobre qual a melhor alternativa. Atualmente, a cirurgia cardíaca e o cateterismo são feitos por profissionais diferentes. E aqui foi discutido que o cirurgião cardíaco também seja capacitado para realizar o cateterismo. E assim optar pela solução mais adequada ao paciente”.
O evento continua neste sábado (12) e a programação pode ser vista no site http://congresso2016.snnccv.org.br/.
Redes Sociais