UFT participa da 13ª edição do Fórum das Águas; evento ocorre nos dias 14 e 15
Com o tema "Os desafios da governança das águas", ocorre nesta quarta e quinta-feira, 14 e 15 de dezembro, no auditório do Colégio São Francisco, em Palmas, a 13ª edição do Fórum das Águas Tocantins. O evento é uma realização do Grupo Jaime Câmara e conta com a participação de várias instituições, como da Universidade Federal do Tocantins (UFT). A entrada é franca.
Na ocasião, nesta quarta-feira (14), a partir das 14h, após a palestra "“Um panorama amplo da agenda das águas”, com o consultor técnico do Fórum, o engenheiro agrônomo Ramis Tetu, o diretor de sustentabilidade e professor da UFT, Aurélio Picanço, participa de uma mesa-redonda sobre a agenda da agropecuária e os usos da água, junto com representantes da Secretaria do Meio Ambiente e do Naturatins. Para Picanço, participações como esta são importantes para aproximar pessoas e instituições em um grande diálogo sobre o uso sustentável da água.
Durante os dois dias serão discutidos temas relacionados aos recursos hídricos da bacia Tocantins-Araguaia. Estão previstas duas palestras e seis diálogos sobre assuntos como indústria, serviços e turismo; infraestrutura e saneamento. A Programação completa do evento pode ser verificada aqui.
Além do Professor, outros convidados estarão presentes no evento, como o vice-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Edson Cabral de Oliveira; o biólogo Glauco Kimura de Freitas; e o presidente e Fundador do Instituto Internacional de Ecologia de São Carlos, José Galizia Tundisi. Além do promotor da república Álvaro Manzano; o diretor da Desenvolvimento de Paisagismo e Meio Ambiente, Ramis Tetu; e o deputado estadual Paulo Mourão.
"Nós vivemos uma ilusão da abundância no Tocantins. Mas nós temos problemas não só de quantidade e distribuição regional, quando de qualidades de águas e da própria governança delas, desse cuidar e usar bem. Isso que a gente precisa estar prensando em conjunto para manter", opina o consultor técnico do Fórum, Ramis Tetu, sobre uso do recurso no estado.
Redes Sociais