Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Ações movimentam os câmpus de Porto Nacional, Arraias e Palmas
Início do conteúdo da página
DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Ações movimentam os câmpus de Porto Nacional, Arraias e Palmas

Written by Samuel Lima | Published: Thursday, 09 March 2017 18:21 | Last Updated: Friday, 10 March 2017 18:13

Dando continuidade às programações do Dia Internacional da Mulher, no Câmpus de Porto Nacional foram realizadas atividades envolvendo estudantes, professoras, técnicas administrativas e terceirizadas. Organizadas pela Gerência de Desenvolvimento Humano (GDH) do Câmpus as mulheres participaram de ações como demonstração e exposição de produtos de maquiagem e beleza, palestra sobre terapia naturalista e iridologia, sessão de cinema e momento de descontração.

Manifestação das mulheres em Porto Nacional (Foto:Fabiana Scoleso)
Professoras e estudantes dos cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais e Relações Internacionais, juntas às técnico-administrativas da UFT, entre outras mulheres da cidade, participaram da greve geral das mulheres na Praça Centenário. Na ocasião, além de cartazes informativos, uma carta aberta à sociedade portuense foi assinada por todos os manifestantes presentes e entregue ao vice-prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel. No conteúdo da carta, as mulheres relembram a desigualdade de gênero e episódios de violência contra as mulheres ocorridos no município. Com isso, as mulheres requerem mais ações e políticas públicas para as mulheres.

Arraias
marcha-mulheres-arraias (3).jpg (Foto: Divulgação)Em Arraias, ainda no dia 8 de março, ocorreu a  Marcha das Mulheres (estudantes, professoras e mulheres da comunidade) saindo do Câmpus no setor Buritizinho em direção ao centro da cidade. A ação fez parte da mobilização no Câmpus em função do Dia Internacional da Mulher.
Com faixas e cartazes, as mulheres também proferiram mensagens alusivas às mulheres e seu papel na sociedade arraiana. A Marcha foi idealizada pela professora Maria Aparecida de Matos, por meio do Oorum Obirim - Coletivo de Mulheres Negras e Quilombolas do Tocantins em parceria com as coordenações de cursos e associações culturais que representam comunidades quilombolas do sudeste tocantinense.

Palmas
sarau-mulheres-palmas (1).jpeg (Foto: Divulgação)Na capital, a mobilização feminina em função da data teve, no dia 8 de março, roda de conversa sobre os direitos da mulher e também sobre a questão previdenciária e aposentadoria. As mulheres também sairam em passeata pelas ruas de Palmas até o centro da Capital.

À noite, no hall da Biblioteca Central no Câmpus de Palmas foi realizado um sarau feminista.

 

Confira outras imagens das ações relacionadas com o Dia Internacional da Mulher na galeria abaixo:

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página