Projeto "90 anos de Tom Jobim" encerra apresentações nesta terça, no Câmpus de Tocantinópolis
Depois de percorrer seis câmpus, termina nesta terça-feira, a partir das 19h, no Câmpus da UFT em Tocantinópolis, a série de apresentações musicais do Projeto "90 anos de Tom Jobim". A apresentação final do projeto de extensão do professor José Jarbas Ruas, do colegiado de Educação do Campo Artes e Música, será no auditório Vigilante Adão Ribeiro, com entrada gratuita. Participam do projeto, junto com Ruas, os professores Anderson Brasil e Marcus Bonilla; eles formam a Babaçu Trio.
Anderson Brasil, Marcus Bonilla e José Jarbas Ruas (e p/ d) formam o Trio Babaçu (Foto: Mateus Luz/Divulgação)
O projeto homenageia um dos grandes nomes da música brasileira e um dos precursores da Bossa Nova. Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, ou simplesmente Tom Jobim, completaria em 2017, 90 anos. As principais obras do compositor, arranjador, pianista, violonista e maestro ganharam arranjos para a série de apresentações, que são intercaladas com informações e comentários estéticos acerca da Bossa Nova e das obras do artista. Ruas é responsável pela guitarra, Anderson Brasil pelo sax e o violão, e Marcus Bonilla pelo violoncelo, violão e a percussão.
O projeto, que contou com o apoio da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, lotou auditórios nos câmpus de Gurupi, Miracema, Arraias, Porto Nacional, Palmas e Araguaína. Em todos os locais, a entrada foi gratuita e teve intensa participação tanto da comunidade acadêmica quanto da população das cidades por onde passou.
Público lotou o auditório do Câmpus da UFT em Miracema (Foto: Rodrigo Mamédio/Divulgação)
Confira, abaixo, uma entrevista do Babaçu Trio concedida ao programa Giro Cultural, da Rádio UFT FM, com a jornalista Rayssa Carneiro.
O início
O professor José Jarbas Ruas explicou que o projeto nasceu na disciplina de História da Música Popular Brasileira, a partir de demanda dos próprios estudantes. “Nosso objetivo com essa proposta é contribuir no conhecimento dos alunos sobre Bossa Nova, a vida e a obra de Tom Jobim, e claro, homenagear esse artista, que completaria 90 anos de idade este ano. Trata-se de um concerto didático, no qual nós falamos sobre a vida do Tom, contamos curiosidades, bastidores, entre outros aspectos sobre o artista e sua música”, disse o professor em entrevista anterior ao Portal UFT.
Confira algumas das imagens de apresentações pelos câmpus da UFT:
Redes Sociais