Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Evento discute envelhecimento humano e suas interfaces nesta terça
Início do conteúdo da página
Tocantinópolis

Evento discute envelhecimento humano e suas interfaces nesta terça

Written by Caroline Falcão | Published: Tuesday, 20 June 2017 09:49 | Last Updated: Tuesday, 20 June 2017 10:02

Com o objetivo de discutir questões relacionadas ao envelhecimento humano e suas interfaces, o Câmpus de Tocantinópolis da Universidade Federal doProjeto de Extensão Atividade Física e Cognição em Tocantinópolis. Foto Dirceu LenoProjeto de Extensão Atividade Física e Cognição em Tocantinópolis. Foto Dirceu Leno Tocantins (UFT) promove, nesta terça-feira (20), a partir das 18h30, no auditório da instituição, a I Mostra Intergeracional. O evento, promovido pelos cursos de Pedagogia e Educação Física, surgiu como desdobramento do projeto de extensão – "Atividade Física e Cognição: Promoção da Saúde do Idoso em Tocantinópolis". Na oportunidade, os idosos apresentarão, por meio de grupos de trabalhos, as atividades desenvolvidas ao longo do Projeto.

De acordo com a idealizadora e coordenadora da Mostra, Fabíola Andrade, a proposta visa apresentar à sociedade um novo conceito sobre a vivência do idoso em Tocantinópolis. “A Mostra busca publicizar as ações realizadas pelos idosos no âmbito do projeto de extensão desenvolvido no Câmpus da UFT em Tocantinópolis,  para a partir dele promover um momento de reflexão sobre a participação e empoderamento desse segmento etário nas ações realizadas na universidade, acentuando assim o valor da educação enquanto processo temporal e formativo na vida dos mesmos e cujo os reflexos se estendam à saúde”, ressalta.

O Projeto busca ainda, por meio da I Mostra Intergeracional, desmistificar a imagem que muitos ainda insistem em ter em relação à pessoa idosa. "O idoso deve ser ocioso, ficar em casa cuidando de netos e dos afazeres domésticos ou mesmo privados do convívio social. A sociedade precisa se atentar para uma realidade sobre uma concepção ampliada de educação. Aquela capaz de dar resposta a um amplo leque de necessidades formativas em múltiplos contextos e para diferentes grupos humanos ao longo da vida", destaca Fabíola.

Fabíola ainda acrescenta que, "nesse sentido, um indicador desse crescimento tem sido a expansão de estudos e ações voltadas ao tema realizadas em diferentes espaços, sobretudo, unificando universidade e comunidade externa. Permitindo às pessoas jovens, adultas e idosas complementarem sua formação, recuperá-la ou mesmo adquiri-la pela primeira vez, o que pode ocorrer em um sistema formal, não formal, ou informal, dentro ou fora da escola em qualquer momento de sua existência", finaliza. (Com informações Ascom/Prefeitura de Tocantinópolis)

registrado em:
marcador(es): Tocantinópolis,Home
Fim do conteúdo da página