PDE do HDT-UFT é selecionado para dois eventos de boas práticas na gestão hospitalar
O “Plano Diretor Estratégico (PDE) 2017-2018: um novo olhar, um novo agir” do Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi selecionado para o Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados do Programa de Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde, do Hospital Sírio Libanês (PROADI SUS HSL /2015-2017), em São Paulo (SP) e para o Fórum de Boas Práticas e de Inovação em Gestão Pública, em Cuiabá (MT). Ambos ocorrem no próximo dia 25 outubro.
Na oportunidade, sobre o PDE, o superintendente José Pereira Guimarães Neto reiterou a importância da construção coletiva de um documento, no qual em seu processo de elaboração, diversas partes puderam ser ouvidas, levando em consideração o contexto e a realidade do hospital e atribui a este fato a efetividade do projeto. “E uma oportunidade ímpar de podermos já evidenciar bons frutos na execução deste trabalho ”, frisou.
Recepção do Hospital de Doenças Tropicais da UFT (Foto: Daianni Parreira)
A chefe de Divisão de Gestão do Cuidado, Zilene do Socorro Santa Brígida da Silva, que irá apresentar o trabalho no seminário do Sírio Libanês, enfatizou que a participação do HDT-UFT no evento só reforça na equipe a motivação de continuar no movimento de mudança e de inovação, buscando apoio coletivo para superar as dificuldades, utilizando-se das potencialidades e fortalezas que existem na instituição, como a força humana, acolhedora e dinâmica, refletida no tema eleito para o PDE, "Um novo olhar, um novo agir", que segundo a profissional, reflete bem essa máxima.
De acordo com a Coordenadora de Avaliação e Monitoramento do PDE, Carla Daniele Santos, das 124 atividades planejadas para 2017 e 2018, já foram concluídas 48 atividades e mais 31 estão em andamento. "Uma vez que não houve, no método adotado, uma separação entre o sujeito que planeja e o responsável pelas ações, há uma garantia maior de exequibilidade e um maior comprometimento dos membros da equipe com a execução do plano", explicou.
Entrada do ambulatório do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
Fórum de Boas Práticas e de Inovação em Gestão Pública
Carla, que irá apresentar o relato da experiência sobre o método de construção do PDE do HDT-UFT no fórum, explica que o evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Direito Administrativo, visa conhecer as iniciativas exitosas e inovadoras que contribuam para a prestação de serviços públicos de forma eficaz, transparente e eficiente e permite a troca de experiências entre agentes públicos das diversas esferas da federação.
Seminário de Apresentação de Projetos e Resultados do PROADI SUS HSL
Segundo a organização, dentre os objetivos do seminário destaca-se a promoção, a integração e valorização de parceiros e participantes dos projetos; o relacionamento entre os projetos; apresentação e divulgação dos resultados dos cursos; e a reflexão sobre os resultados, buscando a sensibilização dos diferentes atores para projetos a serem desenvolvidos no novo triênio.
O evento é promovido em parceria com os coordenadores dos projetos de apoio ao SUS nas áreas de: estudos e de avaliação e incorporação de tecnologia; pesquisas de interesse público em saúde; desenvolvimento de técnicas/operações gestão em serviços de saúde e capacitação de recursos humanos, dentre os quais se encontram aqueles que geraram como produtos, os projetos aplicativos.
Durante elaboração do Plano Diretor Estratégico do HDT-UFT (Foto: Daianni Parreira)
Sobre o PDE
O objetivo do trabalho consistiu na proposição de planos de ação para o enfretamento de macroproblemas identificados e priorizados pela equipe ampliada a partir da análise situacional realizada no HDT-UFT entre março e maio de 2016. Ao todo foram propostas 29 ações relacionadas, em suma, à definição de fluxos, padronização de procedimentos e documentos, capacitação de pessoal, fortalecimento de relacionamento com fornecedores, definição de linhas de cuidado, implantação de núcleo de regulação e trabalho em rede, todas consensuais, a serem executadas até dezembro de 2018.
O processo de produção contou com a especialização de 09 componentes da equipe de governança (superintendência e gerências) e de uma profissional da Ebserh, no curso de gestão de hospitais federais do SUS, projeto da parceria Ebserh e o Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP/HSL).
Sobre a Ebserh
Desde fevereiro de 2015, o HDT-UFT é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Redes Sociais