Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Professsor da UFT lança livro sobre Filosofia da Física no dia 19 de março
Início do conteúdo da página
FILOSOFIA

Professsor da UFT lança livro sobre Filosofia da Física no dia 19 de março

Written by Ana Lissa Alves | Edição: Samuel Lima - Revisão: Paulo Aires | Published: Wednesday, 10 March 2021 11:54 | Last Updated: Wednesday, 10 March 2021 16:41

No dia 19 de março, será lançado o livro "A Concepção Física do Mundo: como os seres humanos criam o universo em que vivem" do professor do curso de Filosofia do Câmpus Palmas, Eduardo Simões. A cerimônia ocorrerá na plataforma Google Meet (https://meet.google.com/iro-ykbz-zuc), a partir das 19 horas, durante a programação da Semana Pedagógica da Filosofia.

Segundo o autor, a obra tem "o objetivo geral de apresentar aos estudiosos de Filosofia, Física, Química e História da Ciência um panorama geral acerca da genialidade humana no que diz respeito à criação do universo em que vive". Simões diz que "o que se pretende com o livro é apenas discutir um tema atual, a saber: de que modo os cientistas constroem as suas perspectivas filosóficas relativas às entidades que afirmam, ou negam, existir nas teorias e nos modelos empregados para descrever o comportamento da natureza". 

Simões espera que a obra seja de grande utilidade à comunidade acadêmica. "Espera-se que o livro seja de grande valia para todos aqueles que se interessam no desenvolvimento do conhecimento científico e que reconhecem a importância da Filosofia na construção desse conhecimento", diz.

Sobre a Obra

O objetivo da presente obra é o de apresentar ao leitor um panorama geral acerca da genialidade humana no que diz respeito à criação do próprio universo em que vive. Tal panorama está circunscrito ao campo da Física de onde surgem teorias que, sem um respaldo na realidade objetiva, muitas das vezes, conclui acerca da realidade sem a devida qualificação por meio do uso de experimentos. Não se quer com isso desmerecer o progresso dessa ciência nem, muito menos, negar os numerosos avanços que ela tem conquistado. Por outro lado, não se pretende imputar-lhe o compromisso de que suas produções tenham sempre um caráter positivista, pois uma ciência pode manter uma perspectiva realista de entidades mesmo que elas não sejam observáveis. O que se pretende aqui é apenas discutir um tema atual, a saber, o modo como os cientistas constroem as suas perspectivas filosóficas relativas às entidades que afirmam, ou negam, existir nas teorias e nos modelos empregados para descrever o comportamento da natureza.

registrado em:
marcador(es): Home,Filosofia
Fim do conteúdo da página