Um profissional comprometido com o desenvolvimento do campo
Em 13 de setembro, comemora-se o Dia do Agrônomo, profissional capaz de promover soluções práticas para contribuir com o equilíbrio do meio ambiente e dos recursos naturais. No exercício da profissão, o agrônomo tem habilidades bastante amplas, pois seus saberes fazem uma interação entre os reinos animal, vegetal e mineral. Assim, o profissional pode atuar em diversas frentes, entre elas:
- Planejar e dirigir serviços de engenharia rural;
- Desenvolver métodos e práticas agrícolas visando explorar de modo sustentável a produção vegetal;
- Montar programas para o manejo e controle de doenças, pragas e plantas daninhas;
- Criar programas referentes à ciência do solo, nas áreas de gênese, morfologia, classificação, fertilidade, biologia, microbiologia, uso, manejo e conservação;
- Implantar a produção e manejo de espécies florestais nativas, exóticas e viveiros florestais;
- Desenvolver ações de caráter socioeconômico para promover a organização e o bem estar da população e organizar atividades de gestão ambiental.
A professora e coordenadora do curso de Agronomia da UFT, Niléia Cristina da Silva, comenta sobre as evoluções e avanços que a profissão ganhou desde a sua criação. “Nas ultimas décadas, os agrônomos ganharam inúmeras atribuições, mas a relação do agrônomo na produção de alimentos é, sem dúvida, fundamental para toda a sociedade", destaca Niléia.
Agronomia pela UFT
O curso de Agronomia é ofertado no Câmpus de Gurupi. Com 486 alunos matriculados, a graduação tem linhas de pesquisa direcionadas para a fertilidade e adubação do solo, melhoramento de plantas, olericultura, genética, fitotecnia (grandes culturas, olericultura, forragicultura, fruticultura), manejo do solo e água, melhoramento genético vegetal e fitossanidade (entomologia, fitopatologia e plantas daninhas).
A UFT parabeniza e celebra a profissão e todos os profissionais que estão envolvidos e buscando o progresso das atividades realizadas na área!
Redes Sociais