Gurupi, a "Capital da Amizade", completa 63 anos neste domingo (14)
No dia 14 de novembro, o município de Gurupi completa 63 anos de muita história. A cidade é conhecida como "a Capital da Amizade", devido o acolhimento às pessoas que ali chegam para ficar ou de passagem. Sendo a terceira maior cidade do Estado do Tocantins, tornou-se polo na região sul do Tocantins.
Gurupi, do tupi, diamante puro, localizada ao sul do Estado, a 224 km da capital, Palmas. O município fica às margens da BR-153 e no limite divisório dos dois rios mais importantes do Tocantins: Rio Araguaia e Rio Tocantins. De acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada é de 88.428 mil habitantes.
As avenidas foram nomeadas com os nomes dos estados brasileiros, e a principal delas é a Avenida Goiás. Já as ruas têm os nomes de personalidades históricas, mas os habitantes ainda têm o costume de se referir às ruas de acordo com a sua numeração.
UFT no município de Gurupi
A história de Gurupi e da UFT foram entrelaçadas desde o ano de 1993, com o curso de Agronomia, ainda na Fundação Universidade do Tocantins (Unitins). O município tem a sua renda arraigada na pecuária e agricultura. A UFT, desde a sua criação em Gurupi, vem aprimorando e oferecendo desenvolvimento em pesquisas relacionadas ao campo.
A professora do curso de Agronomia, desde 2006, Marcela Silveira Tschoeke, comenta a satisfação de participar da formação dos alunos e futuros profissionais do município: "A minha maior satisfação é ao realizar algum trabalho ver esses meninos em campo. Nós contribuímos não só na formação, mas para todos os que estão envolvidos com os nossos alunos, seja para colegas de trabalho, familiares", ressalta Marcela.
Do início até os dias atuais, o Câmpus tem ampliado as opções de cursos. Atualmente a grade conta com cursos presenciais em Agronomia, Engenharia Florestal, Química Ambiental e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia. Na modalidade EaD, são ofertadas licenciaturas em Biologia e Química. A Pós-Graduação Stricto sensu (mestrados e doutorados) oferta cursos nas áreas de Produção Vegetal, Biotecnologia, Química e Ciências Florestais e Ambientais.
E para o futuro, o diretor do Câmpus, Rodrigo de Castro Tavares, pontua que será investido na qualidade de vida dos alunos e servidores. "Queremos trazer a comunidade para o nosso câmpus, participar do cotidiano, não só acadêmico; pretendemos fazer parte da vida da nossa comunidade. A contribuição do Câmpus para o nosso município é direta, principalmente na educação e desenvolvimento do campo."
A prefeita da cidade, Josi Nunes, destaca a parceria entre o município e a Universidade e a colaboração em prol do desenvolvimento da população através da Educação e da Pesquisa. "A UFT é fundamental, porque através do conhecimento, das pesquisas e da ciência, é que vamos encontrar a solução para os nossos problemas. Então, é preciso integração entre instituições de ensino superior, entidades governamentais e toda comunidade; é esse tripé que faz com que a nossa cidade e região possa se desenvolver cada dia mais."
Redes Sociais