Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Ensino > Educação a Distância > Graduação > Biologia a distância - Licenciatura
Início do conteúdo da página

Biologia a distância - Licenciatura

Licenciatura do Curso de Biologia a distância

Sobre o Curso

O curso de Biologia tem como objetivo maior a formação de professores. Desta forma, após a conclusão do curso o licenciado poderá:

(a) atuar no Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série; e
(b) atender ao ensino de Biologia no Ensino Médio.

A proposta do Curso de Biologia está fundamentada no entendimento de que o estudo da ciência deve retratar sua natureza dinâmica, articulada, histórica e não apenas fundamentada nas exigências atuais, decorrentes dos avanços científicos e tecnológicos; na dimensão da transversalidade dos saberes que envolvem as Ciências Naturais, baseado nas diretrizes traçadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e nos aspectos legais que sustentam a Educação Brasileira. A opção por essa proposta de trabalho sustenta-se no entendimento da complexidade do real, estabelecendo-se numa multiplicidade de relações e num intenso processo de transformação, questionando qualquer segmentação e dissociação entre os diferentes campos do saber. Fundamenta-se, assim, na crítica à concepção de conhecimento que toma a realidade como um conjunto de dados estáveis e previsíveis e, sob essa ótica, pretende instituir uma organização de conteúdos de aprendizagem que transcenda a visão compartimentada, fragmentada, na forma como historicamente se constituíram os currículos acadêmicos praticados.

Perfil do Formando

Ao terminar este curso você estará habilitado ao exercício do magistério em Ciência e Biologia, porém, ao portador de diploma de licenciado em Biologia, também está aberta a possibilidade para a pesquisa e outras atividades como assinar laudos, realizar perícias, prestar assessorias.

Endereço:

2.3. Endereço do Curso

Câmpus de Araguaína: 
Rua Paraguai esquina c/ rua Uxiramas, Setor Cimba, CEP: 77807-060. Araguaína/TO.
Fone: (63) 3416-5667

Câmpus de Arraias
Av. Universitária, s/n, Centro. Arraias-TO. CEP: 77330-000.
Fone/Fax: (63) 3653-1531

Câmpus de Gurupi
Rua Padejós, Lote 7, Chácara 69/72, Zona Rural.
Gurupi/TO. CEP: 77402-970.
Fone/Fax: (63) 3311-3504

Grade Curricular

Grau: Licenciatura Regime: Semestral

Duração mínima: 8 semestres Duração máxima: 14 semestres Vigência: 2006

CÓDIGO

MÓDULO

DISCIPLINA

CR.

CH.

PRÉ-REQ.

CBI302

Contexto da vida

Eixo biologia, sociedade e conhecimento I: Sociedade e Panorama da Evol. do Pens. Filosof. e Científico

4

60

 

CBI303

Contexto da vida

Eixo Biológico I: O contexto da vida

16

230

 

CBI304

Contexto da vida

Eixo Pedagógico I: Educ. no Contexto do mundo antigo, medieval, moderno e contemporâneo

6

80

 

CBI302

Proc. Biol. Na Transf. da Mat. E Energia

Eixo biologia, sociedade e conhecimento II:Desenvolvimento Humano na Perspectiva da Biologia

4

60

 

CBI306

Proc. Biol. Na Transf. da Mat. E Energia

Eixo Biológico II:Processos de Manutenção da Vida

16

230

 

CBI307

Proc. Biol. Na Transf. da Mat. E Energia

Eixo Pedagógico II: Interacionismo e sócio-interac., abordagem const. de ens. e prática pedagógica

6

80

 

CBI305

Processo de Manutenção da Vida

Eixo biologia, sociedade e conhecimento III:des. humano na pres. da biol. Psicol. da soc. e da antropologia

4

60

 

CBI309

Processo de Manutenção da Vida

Eixo Biológico III: processos de manutenção da vida

16

230

 

CBI310

Processo de Manutenção da Vida

Eixo Pedagógico III: Interacionismo e sócio-interac., abordagem const. de ciênc. E prát. Pedagógica

6

80

 

CBI311

Desenvolvimento e Crescimento

Eixo biologia, sociedade e conhecimento IV: a questão metodológica do ensino e na pesquisa científica

4

60

 

CBI312

Desenvolvimento e Crescimento

Eixo Biológico IV: desenvolvimento e crescimento

16

230

 

CBI313

Desenvolvimento e Crescimento

Eixo Pedagógico IV: currículo e planejamento, procedimentos de ensino e avaliação prática pedagógica

6

80

 

CBI314

Processos Reprodutivos

Eixo biologia, sociedade e conhecimento V: ética de reprodução humana

2

30

 

CBI315

Processos Reprodutivos

Eixo Biológico V: processos reprodutivos

14

210

 

CBI316

Processos Reprodutivos

Eixo Pedagógico V: A Psicologia do desenvolvimento e o estudo científico da adolescência

3

40

 

NCL123

Processos Reprodutivos

Estágio curricular supervisionado  1

7

100

 

CBI317

Mec. de Ajus. Amb. e Colonização

Eixo biologia, sociedade e conhecimento VI: sociedade e meio ambiente

2

30

 

CBI318

Mec. de Ajus. Amb. e Colonização

Eixo Biológico VI: mecanismos de ajustamento ambiental e colonização

14

210

 

CBI319

Mec. de Ajus. Amb. e Colonização

Eixo Pedagógico VI: impactos das novas tecnologias, a educ. amb. nas esc. doc. do ens. Fundamental

3

40

 

NCL124

Mec. de Ajus. Amb. e Colonização

Estágio curricular supervisionado 2

7

100

 

CBI320

Soluç. Adaptativas e Filogenia

Eixo biologia, sociedade e conhecimento VII: Bases para a sustentabilidade da vida e do desenvolvimento do planeta

2

30

 

CBI321

Soluç. Adaptativas e Filogenia

Eixo Biológico VII: Soluções  Adaptativas e Filogenia

14

210

 

CBI322

Soluç. Adaptativas e Filogenia

Eixo Pedagógico VII: Diferentes concepções de avaliação e suas implicações na prática educativa

3

40

 

NCL125

Soluç. Adaptativas e Filogenia

Estágio curricular supervisionado 3

7

100

 

CBI323

Proc. Emerg. e Biodiversidade

Eixo biologia, sociedade e conhecimento VIiI: prev. Da biod. Mult. Bioseg. Transf. De Tec. e Patentes

2

30

 

CBI324

Proc. Emerg. e Biodiversidade

Eixo Biológico ViII: Processos Emergentes – TCC

16

230

 

CBI325

Proc. Emerg. e Biodiversidade

Eixo Pedagógico ViII:educação inclusiva, pluralidade cultural, docência do ensino médio

3

40

 

LLA224

Proc. Emerg. e Biodiversidade

Língua brasileira de sinais (Libras)

4

60

 

NL126

Proc. Emerg. e Biodiversidade

Estágio curricular supervisionado 4

7

100

 

 

Atividades Acadêmico-científico-culturais

32

200

 

Carga Horária Total

217

3260

 

 

Estrutura Curricular

Primeiro Módulo:

Contexto da Vida, nele será apresentado o contexto geral em que a vida se desenvolve e evolui. Serão discutidas as leis físicas e condições químicas às quais os organismos e o meio estão sujeitos, assim como padrões globais do meio abiótico, como formação geológica, atmosfera e clima. Um modelo básico de organismo será apresentado e as soluções gerais que a vida encontrou para transformar e utilizar o meio para se desenvolver e evoluir.

Neste módulo você estudará também a história do pensamento científico (teorias do conhecimento) através das principais correntes filosóficas que, em contextos históricos determinados, influenciaram o desenvolvimento da ciência e da sociedade, bem como as concepções de educação situadas historicamente e socialmente.

Segundo Módulo:

Processos Biológicos na captação e transformação de energia e matéria, serão apresentados os processos utilizados pelos organismo na obtenção de energia e matéria. Esses processos serão discutidos para organismos produtores e consumidores em diferentes escalas: celular, mostrando os processos básicos que ocorrem em todos os níveis de organização; dos organismos, apresentando as diferenciações morfofisiológicas que evoluíram nos diferentes grupos para resolver os problemas de alimentação e respiração; de comunidades e de ecossistemas, padrões de produtividade fluxo entre níveis tróficos.

Neste mesmo contexto, discutir a epistemologia das ciências naturais, ou seja, a lógica da produção do conhecimento no âmbito das ciências naturais, recuperando as contribuições do empirismo, do racionalismo e outras correntes filosóficas. Estudará também teorias do conhecimento e pressupostos teóricos metodológicos da aprendizagem que na Prática de Ensino que começa neste módulo serão estabelecidas estas conexões: conhecimento biológico/transposição didática/docência.

Terceiro Módulo:

Processos de Manutenção da Vida, neste módulo serão apresentados os

processos que garantem a manutenção das condições adequadas para o desempenho das

funções básicas do ser vivo. Serão apresentados processos e estruturas em nível celular que são válidos para todos os organismos, como balanço osmótico e estruturas secretoras; no nível dos organismos, serão apresentadas as diferenciações morfofisiológicas que evoluíram nos diferentes grupos para manutenção dos indivíduos, como sistemas imunológicos e excretores.

Serão discutidos, a partir de diferentes campos disciplinares, o desenvolvimento humano e a construção do conhecimento com foco na infância e na adolscência. Da mesma forma as principais teorias da aprendizagem e abordagens, tendo como referência seus principais expoentes. As relações entre o conhecimento biológico da construção do conhecimento e das teorias da aprendizagem se dará na prática de ensino.

Quarto Módulo:

Desenvolvimento e Crescimento, nesse módulo serão apresentados os

processos celulares de divisão e diferenciação que embasam todo crescimento e desenvolvimento dos diferentes grupos de organismos, considerando a necessidade de

incorporação da matéria. Serão apresentadas as diferenciações presentes nos diferentes grupos resultantes dos processos evolutivos.

Serão discutidos também os processos evolutivos educacionais: a crise da razão moderna frente aos problemas contemporâneos e a emergência do pensamento pós-moderno. Novos paradigmas na ciênica. Currículo e Planejamento. Procedimentos de Ensino e Avaliação, e a necessidade da construção coletiva de Projeto Político Pedagógico. Esta contextualização se dará na prática de ensino.

Quinto Módulo:

Processos Reprodutivos, nesse módulo serão apresentados os processos que

permitem que os seres vivos, como sistemas transformadores gerem novos organismo,

mecanismos genéticos, citológicos, fisiológicos e as estratégias ecológicas e comportamentais da reprodução.

Discutiremos ainda neste módulo, o impacto dos avanços das ciências e da tecnologia na sociedade e as questões éticas decorrentes, bem como das várias formas de linguagens – imagens, som, hipertexto, etc, e sua importância no processo de ensino e aprendizagem.

Sexto Módulo:

Mecanismos de ajustamento ambiental e colonização, aqui serão apresentados os métodos pelos quais os organismos obtêm as condições necessárias para os processos vitais. Serão estudados os processos em três escalas: a) escala local, onde serão abordados os processos e as estruturas dos diferentes grupos, permitindo a busca de habitat's adequados; b) na escala regional, os processos de dispersão das populações no tempo ecológico; c) na escala global, os processos de dispersão no tempo evolutivo.

Neste módulo serão estabelecidas as relações entre o desregramento populacional e os

problemas socioambientais. Estão contemplados também aspectos da legislação, administração e gestão educacional. Inicia-se neste módulo o Estágio Supervisionado para o Ensino Fundamental.

Sétimo Módulo:

Soluções Adaptativas e Filogenia. Nesse módulo serão estudadas as características dos principais grupos taxonômicos. Serão discutidos as diferenças e as semelhanças de tais grupos, suas estruturas e seus comportamentos, assim como as relações de parentesco existentes e aplicadas à classificação base nos fundamentos da sistemática.

Coleções zoobotânicas. Partindo da problemática ambiental, serão discutidos aspectos relacionados com a crise ecológica e as correntes do pensamento ambientalista e a proposta de uma educação ambiental, caminhos para apropriação de conhecimentos pertinentes a atuação profissional e cidadã.

Faz parte deste módulo a realização do Estágio Supervisionado para o Ensino Médio.

Oitavo Módulo:

Processos Emergentes e Biodiversidade, serão estudadas a origem, a manutenção e as consequências da diversidade nos seus diversos níveis: genético, de organismo, populacional e ecossitêmico. Serão discutidas questões éticas, econômicas e ecológicas relativas ao uso da biodiversidade.

A biodiversidade produz a diversidade cultural e biológica, como patrimônio da humanidade, destacando a emergência do multiculturalismo e suas relações com o processo educativo inclusivo.

Neste módulo também estará sendo desenvolvido Trabalho de Conclusão de Curso, que tem como objetivo introduzir o acadêmico no processo de produção do conhecimento.

Fim do conteúdo da página