Institucional
Apresentação
Instituída pela Lei 10.032, de 23 de outubro de 2000, a Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT) é uma entidade pública vinculada ao Ministério da Educação destinada à promoção do ensino, pesquisa e extensão, dotada de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, em consonância com a legislação vigente (Artigo 207 da Constituição Federal).
Sua missão é formar cidadãos comprometidos com o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal por meio da educação inovadora, inclusiva e de qualidade (conforme redação dada pelo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2021-2025).
Sua visão é consolidar-se até 2025, como uma universidade pública, inclusiva, inovadora e de qualidade, no contexto da Amazônia Legal (idem).
São valores da UFT:
- Respeito à vida e à diversidade;
- Transparência;
- Comprometimento com a qualidade e com as comunidades;
- Inovação;
- Desenvolvimento sustentável;
- Equidade e justiça social e;
- Formação ético-política.
Por fim, os desafios e objetivos estratégicos da Instituição, conforme o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2021-2025) são:
- Educação inovadora com excelência acadêmica;
- Inclusão social;
- Inovação, transferência de tecnologia e empreendedorismo;
- Reconhecimento social e;
- Mecanismos de governança pública.
Áreas Prioritárias de Atuação Acadêmica
O investimento em ensino, pesquisa e extensão na UFT busca sintonia com as especificidades da Amazônia Legal, demonstrando, sobretudo, o compromisso social desta Universidade. Assim, a UFT tem como áreas prioritárias de atuação:
- Identidade, Cultura e Territorialidade - As diversas formas de territorialidade no Tocantins são pesquisadas na UFT. Por meio de grupos de pesquisa e programas de pós-graduação, as ocupações dos espaços por indígenas e afrodescendentes, entre outros grupos, vêm sendo conhecidas. Revelam múltiplas identidades e diversas manifestações culturais presentes na realidade do Estado.
- Agropecuária e Meio Ambiente - Considerando que o Tocantins tem desenvolvido o cultivo de grãos e frutas e investido na expansão do mercado de carne – ações que atraem investidores de várias regiões do Brasil – a UFT vem contribuindo para a adoção de novas tecnologias nestas áreas. Com o foco ampliado tanto para o pequeno quanto ao grande produto, busca-se uma agropecuária sustentável, com elevado índice de exportação e a consequente qualidade de vida da população rural.
- Biodiversidade e Mudanças Climáticas - Tendo em vista a riqueza e a diversidade natural da região Amazônica, os estudos da biodiversidade e das mudanças climáticas merecem destaque. A UFT possui um papel fundamental na preservação dos ecossistemas locais, viabilizando estudos das regiões de transição entre grandes ecossistema brasileiros presentes no Tocantins – Cerrado, Florestas Amazônica, pantanal e caatinga, que caracterizam o Estado como uma região de ecótonos.
- Educação - O Tocantins possui uma população bastante heterogênea, que agrupa tribos indígenas e uma significativa população rural. A UFT tem, portanto, o compromisso com a melhoria do nível de escolaridade do Estado, oferecendo uma educação participativa e inclusiva. Dessa Forma a Universidade tem desenvolvido ações voltadas para a educação indígena, educação rural e de jovens e adultos.
- Fontes de Energia Renováveis - Diante da perspectiva de escassez das reservas de petróleo ate 2050, o mundo busca fontes de energia alternativa socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas. Neste contexto, a UFT desenvolve pesquisas nas áreas de energia renovável, com ênfase no estudo de sistemas híbridos – fotovoltaica/energia de hidrogênio – e biomassa, visando definir protocolos capazes de atender as demandas da Amazônia Legal.
Legislação
- Constituição Federal
- Lei N° 10.032, de 23 de outubro de 2000 - Autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação Universidade Federal do Tocantins.
- Decreto n° 4.279, de 21 de junho de 2002 - Dispõe sobre a organização administrativa da Fundação Universidade Federal do Tocantins, e determina outras providências.
Redes Sociais