Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Especialização em Arte e Educação Contemporânea
Início do conteúdo da página

Especialização em Arte e Educação Contemporânea

A especialização em Arte Educação Contemporânea visa a possibilitar o aprofundamento e a atualização de conhecimentos por parte dos docentes com formação apropriada nas linguagens artísticas, mas também a capacitar os docentes que porventura estejam atendendo a conteúdos para os quais não foram devidamente formados.

O curso utilizará a estrutura física da UFT. As atividades virtuais contarão com apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Federal do Tocantins, que utiliza a plataforma Moodle. 

 

Objetivo Geral

O curso de especialização em Arte e Educação Contemporânea tem como objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais da educação para uma atuação no ensino das linguagens artísticas, conectada aos desafios dos diferentes contextos e modalidades de ensino contemporâneos, sempre com ênfase na aprendizagem e com fundamento em metodologias inovadoras, tendo o estudante como protagonista do processo e buscando promover sua autonomia.

Espera-se que, ao concluir o curso de Arte e Educação Contemporânea de acordo com a Trilha Formativa por ele eleita, o profissional esteja apto a:

Objetivos específicos

  1. a) Realizar (planejar, desenvolver e avaliar) situações de ensino nas linguagens artísticas que estejam em consonância com os preceitos da Arte Educação Contemporânea e resultem em efetivas aprendizagens;
  2. b) Realizar (planejar, desenvolver e avaliar) situações de ensino nas linguagens artísticas a partir dos documentos curriculares oficiais vigentes, quando inserido em contexto de educação formal, em consonância com os preceitos da Arte Educação Contemporânea e que resultem em efetivas aprendizagens.
  3. c) Realizar (planejar, desenvolver e avaliar) processos criativo-pedagógicos nas linguagens artísticas em diferentes ambientes e contextos de ensino, orientando-se pelos elementos da Arte Educação Contemporânea;
  4. d) Demandar, Consumir, Julgar, Criticar e Recomendar obras de arte e/ou processos criativos ou criativo-pedagógicos, comprometendo-se com o aprimoramento de suas práticas e com a continuidade de seu processo formativo ao longo da vida;
  5. e) Produzir obras de arte e/ou processos criativos ou criativo-pedagógicos que estabeleçam relações construtivas, de trocas de saberes, colaboração e cooperação com as comunidades do contexto em que está inserido (escolar, profissional, tradicional etc);
  6. f) Utilizar as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na criação de suas situações de ensino, obras de arte, processos criativos e/ou processos criativo-pedagógicos.
Fim do conteúdo da página