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Especialização em Gestão Estratégica da Inovação e Política de Ciência e Tecnologia

Apresentação

O tema da Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil é área ainda pouco estudado. Passou a ser mais debatido no meio acadêmico a partir da implantação da Lei 10.973/2004 (Lei de Inovação). Espera-se que, com o Novo Marco Legal da Inovação, sancionado pela Presidência da República em janeiro de 2016, provoque alguma ampliação da pesquisa e forte demanda de profissionais nessa área, tanto na esfera pública como na iniciativa privada. Normalmente evocada por ocasião das políticas públicas e editais de fomento, o ensino da gestão da C&T&I é uma temática que deverá possuir uma demanda cada vez maior no processo de construção e fortalecimento desse conhecimento específico, tendo em vista as políticas públicas que vem sendo implantadas nos últimos anos.

Quando se fala em Inovação, persiste em nossa sociedade, o risco de aplicação equivocada desse conceito, justamente devido ao seu pouco acesso, tendo em vista a realidade política, econômica e social do Brasil. Dessa forma, faz-se premente, a exemplo do sucesso de experiências de outros países, que as competências e habilidades sejam mais frequentemente trabalhadas no meio acadêmico. 

 

Informações Gerais

Público-Alvo: profissionais das mais diversas áreas, incluindo as tecnológicas, ciências sociais aplicadas e humanas, além de outros profissionais que trabalham em departamentos públicos e privados do Sistema Regional de Inovação do Tocantins.

Carga Horária: 390 horas-aula
Duração: 12 meses
Modalidade: Presencial

Aulas: 12 encontros mensais de 30 horas cada:

  • Sextas-feiras, das 14h às 18h e das 19h às 22h
  • Sábados das 07h às 12h, das 13h às 18h e das 19h às 22h

Local: Câmpus de Palmas

Estrutura: Salas de aulas climatizadas, auditórios, biblioteca, laboratórios de informática, ensino e pesquisa na área de estudo.

Investimento: O curso é gratuito aos participantes. Os coordenadores e professores atuam de forma voluntária, sem nenhum tipo de bolsa ou apoio financeiro. Todos os docentes são pesquisadores do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje-UFT) ou mantém relações diretas com as atividades do núcleo.

Frequência exigida: 75%

Aproveitamento exigido: o aluno deverá ter um rendimento igual ou superior a sete (7,0)

Eixos

A proposta em curso consiste em permitir aos profissionais que atuam na área de na confluência das áreas de educação, políticas públicas, gestão do conhecimento e de tecnologias, administração e comunicação social, a oportunidade de ampliar e aprofundar conhecimentos ligados a temáticas contemporâneas, agregando elementos para transformação social.

Nesse sentido, a presente proposta de especialização possibilitará a consolidação das linhas de pesquisa do Núcleo de Pesquisa e Extensão Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje-UFT), a saber:

Eixo 1: Processos formativos e de ensino na confluência das áreas de educação, políticas públicas, gestão do conhecimento e de tecnologias, administração e comunicação social;

Eixo 2: Políticas de formação e de ensino nas áreas de educação, políticas públicas, gestão do conhecimento e de tecnologias, administração e comunicação social;

Eixo 3: Estudos culturais e contemporâneos em de educação, políticas públicas, gestão do conhecimento e de tecnologias, administração e comunicação social;

Eixo 4: Tecnologias da Informação e da Comunicação Digitais seus produtos, processos tecnológicos no contexto da história da ciência e da tecnologia.

Objetivos Gerais

Tendo em vista a necessidade de proteção e difusão das tecnologias e do conhecimento científico, a necessidade de qualificação de recursos humanos na gestão de projetos de P&D, políticas públicas em Ciência, Tecnologia e Inovação e o incentivo a uma cultura de inovação em âmbito regional e acadêmico, o projeto proposto tem como objetivos gerais: 

  1. Promover a formação continuada em nível de especialização para profissionais das mais diversas áreas, incluindo as tecnológicas, ciências sociais aplicadas e humanas, além de outros profissionais que trabalham em departamentos públicos e privados do Sistema Regional de Inovação do Tocantins;
  2. Favorecer a eclosão de novos pesquisadores na confluência das áreas de educação, políticas públicas, gestão do conhecimento e de tecnologias, administração e comunicação social de instituições públicas e privadas, bem como em um maior aprofundamento no contexto científico, tecnológico e inovativo da região, do país e das recentes mudanças mundiais.


Objetivos Específicos

Partindo do enunciado nos objetivos gerais, o projeto proposto tem como objetivos específicos:

  1. Promover a formação de grupos de estudo na confluência das áreas de educação, políticas públicas, gestão do conhecimento e de tecnologias, administração e comunicação social, articulando aos propósitos explicitados para a pesquisa e pós-graduação na Resolução do Conselho Universitário (Consuni) nº 11/2010 que dispõe sobre o Plano Institucional (PDI) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) – 2011-2015;
  2. Contribuir para a valorização dos profissionais de diversas áreas de estudo, que desenvolvem projetos, pesquisas e atuam na extensão nessas áreas de confluência; 
  3. Proporcionar aos profissionais que atuam nas áreas de educação, políticas públicas, gestão do conhecimento e de tecnologias, administração e comunicação social, oportunidade de ampliar e aprofundar conhecimentos ligados a temáticas contemporâneas, agregando elementos para transformação social;
  4. Oferecer aos participantes a oportunidade de capacitação em: 
  • Identificação das oportunidades, ameaças e limites do posicionamento do seu ambiente de trabalho (empresas públicas e privadas), de modo a contribuir para o desenho de sua estratégia de gestão da inovação;
  • Conceitos e ferramentas para integrar os desafios da sustentabilidade ambiental e social na estratégia e práticas de inovação; 
  • Conceitos e práticas de gerenciamento de projetos de inovação; 
  • Práticas adequadas para mapeamento, seleção e gerenciamento de fornecedores e instituições parceiras para projetos de cooperação tecnológica;
  • Práticas para estímulo de uma cultura de inovação; 
  • Liderança e gerenciamento de equipes de inovação;
  • Compreensão das particularidades do sistema de inovação brasileiro, suas instituições, políticas e atores;
  • Compreensão de como a Ciência, Tecnologia, Inovação e suas políticas públicas interagem com sociedade, a economia e as organizações através de processos de inovação complexos, enfatizando a pertinência dos conceitos para a realidade vivida pelos participantes. 

Disciplinas

  • Conceitos e Aplicações de Propriedade Intelectual (PI) e Transferência de Tecnologia (TT) (30 horas-aula)
  • Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Estado Brasileiro (30 horas-aula)
  • Inovação: Conceitos e Temas Estratégicos (30 horas-aula)
  • Metodologia da Pesquisa Científico-Tecnológica e Inovação (30 horas-aula)
  • Empreendedorismo em Setores Tecnológicos (30 horas-aula)
  • Produção Intelectual I (30 horas-aula)
  • História e Teorias da Ciência e da Tecnologia (30 horas-aula)
  • Estratégias de Ciência e Tecnologia e Atores Sociais (30 horas-aula)
  • Produção Intelectual II (30 horas-aula)
  • Aspectos Legais da Política Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil (30 horas-aula)
  • Projetos em Ciência, Tecnologia e Inovação (30 horas-aula)
  • Orientação e acompanhamento do Trabalho de Conclusão de Curso (60 horas-aula)

Docentes

Informações em breve.

Contatos

Endereço:
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Palmas
Avenida NS 15, Quadra 109 Norte | Plano Diretor Norte
Palmas/TO | 77001-090

E-mail:  baleeiro@uft.edu.br/ gilsonporto@uft.edu.br 
Site: www.uft.edu.br/
 
Coordenador 1: Prof. M. Sc. Marco Baleeiro 
Coordenador 2: Prof. Dr. Francisco Gilson Rebouças Pôrto Junior

 

registrado em: ,

Horários

13 – 19 de Jul de 2025

Dom 13/7Seg 14/7Ter 15/7Qua 16/7Qui 17/7Sex 18/7Sáb 19/7
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