CInema: Sete curtas serão apresentados hoje em Porto Nacional
Sete curta-metragens serão lançados nesta sexta-feira (20), no auditório Durval Godinho, a partir das 20h, em Porto Nacional, como parte do lançamento do Projeto 21, um diálogo com o cinema. O projeto, que tem João Luiz Neiva na direção, produção e roteiro; o professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo da UFT, Carlos Franco, na Fotografia e Edição, terá a duração de 12 meses com previsão de produção de 21 curtas. Serão exibidos, nesta primeira etapa, as seguintes películas: Artesão, Big Banda, Plano de Voo, Zé das Bicicletas, Túnel do Tempo, Casarão e Contador de Histórias.
O objetivo do projeto, segundo os idealizadores, é resgatar a memória portuense, "preservando para as gerações futuras a história e o legado de seu povo". Esta primeira etapa do projeto foi realizada entre os meses de maio e agosto deste ano.
Confira, abaixo, a sinopse dos curtas nesta primeira temporada:
Sinopses dos curtas da 1ª temporada do projeto 21
Artesão
Ele trabalha na produção de móveis utilizando o talo do buriti, palmeira encontrada ainda com certa abundância no Tocantins.
Big Banda
Eles eram os grandes animadores dos eventos, comemorações e festas na cidade de Porto Nacional nos anos 40 e 50 do século passado.
Plano de Voo
Aos 18 anos ele integra a 1ª turma de estudantes da escola para formação de pilotos do recém fundado Aeroclube de Porto Nacional, em 1956.
Zé das bicicletas
Num pequeno cômodo com a porta para uma rua estreita e outra para o interior da residência, ele conserta bicicletas, desde 1956.
Túnel do Tempo
São artefatos e peças que denotam sua longevidade. O trabalho dos pesquisadores permite entrarmos em contato com algo considerado inacessível.
Casarão
Construído pelo português Frederico José Pedreira. Localizado no centro histórico da cidade de Porto Nacional, mantém ainda suas características originais.
Contador de Histórias
Suas crônicas e contos narram o cotidiano da cidade de Porto Nacional. O curta apresenta fragmentos de duas histórias, do escritor Edivaldo Rodrigues.
Redes Sociais