Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos acontece em julho
Entre os dias 29 e 31 de julho, será realizado o III Seminário Nacional de Educação, Diversidade Sexual e Direitos Humanos, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas em Sexualidade (Neps) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades (Geps) da Ufes, esta edição do Seminário terá como foco principal o tema ‘Educação como Diversidade e Inclusão’, dentro do contexto da formação continuada de trabalhadores culturais de diferentes áreas do conhecimento, em comprometimento com uma sociedade mais justa e igualitária.
O Seminário tem como público alvo acadêmicos, técnicos, militantes e professores de áreas afins e interessados. O evento inscreve os participantes nas condições de ‘Comunicação Oral’ e ‘Ouvinte’ para todas as atividades previstas.
Em sua programação, o Seminário busca por meio de diferentes experiências acadêmicas, artísticas e políticas, compreender de que forma os discursos e as políticas dos Direitos Humanos se organiza no campo da educação e da vida pública, com direitos no que diz respeito à inclusão e permanência da população LGBTTTI (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgéneros e Intersexuais) na escola e em outros espaços públicos - como os da saúde e da assistência, ainda marcados por violências, negações, silenciamentos, exclusões, epistemicídios e mortícidios.
Para este seminário serão realizados:
1) mesas redondas com pesquisadores da área da sexualidade, da educação, da saúde, da comunicação, das políticas públicas e dos direitos humanos;
2) conferência de abertura abordando “práticas, políticas, saúde e saberes trans”;
3) apresentação de trabalhos “comunicação oral” desenvolvidos e em andamentos por graduandos, pós-graduandos, pesquisadores e gestores de políticas públicas envolvidos com a temática.
“O foco do seminário são os sujeitos, corpos e vidas trans, pensando a todos como sujeitos trans, tendo em vista a multiplicidade que pode assumir uma vida: como obra de arte! O eixo será a discussão sobre corpos, gênero e sexualidade, atravessado pelas interfaces educação, saúde, assistência e direitos humanos, com o objetivo de tencionar os modos normativos/heteronormativos pra se desejar a vida”, disse Alexsandro Rodrigues Fuci, professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e um dos organizadores do evento.
Mais informações pelo telefone 27 4009-7767 ou pelo site www.gepsexualidades.com.br
Redes Sociais