Escola Brasil oferece curso de extensão gratuito e intensivo de jornalismo científico
Estão abertas até o dia 31 de maio as inscrições para o curso de jornalismo científico que será realizado pela Escola Brasil de Jornalismo Científico (EBJC) de 16 a 29 de julho na sede da Universidade Federal do Acre (Urac), em Rio Branco, que sediará a 66ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciências (SBPC), de 22 a 27 de julho. O tema central da SBPC-2014 é "Ciência e Tecnologia em uma Amazônia sem Fronteiras".
As inscrições para o curso podem ser feitas no site www.ebjc.com.br. O curso é gratuito e os estudantes receberão auxílio para alimentação, hospedagem e deslocamentos conforme as regras informadas no site da escola. Ao todo são oferecidas 12 vagas, sendo que dez distribuídas pelas diferentes regiões do país e duas reservadas a estudantes da Ufac. A lista dos alunos selecionados será divulgada a partir do dia 5 de junho.
Conforme a EBJC, o objetivo é despertar o interesse e capacitar estudantes de Jornalismo para atuação em diferentes suportes e formatos midiáticos na cobertura de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), bem como possibilitar uma experiência inédita de aperfeiçoamento em tempo real para a cobertura em CT&I de forma contextualizada e analítica.
A EBJC no Acre
Na programação da EBJC-2014, no Acre, estão previstos seminários com especialistas da região, aulas teóricas- práticas e visita ao Museu de Chico Mendes, em Xapuri. Durante a realização da SBPC será realizada oficina intensiva de Jornalismo Científico, sob a orientação de jornalistas-professores especializados na área. Ainda como parte das atividades da Escola será realizada a mesa-redonda “Formação de Jornalistas e Cientistas: por uma divulgação sem fronteiras”, no dia 26 de julho (sábado), das 13h30 às 16h, durante a reunião oficial da SBPC. Neste período os alunos farão coberturas multimídia, diárias, em tempo real, sobre as conferências, mesas-redondas, palestras, SBPC-Indígena, SBPC-Cultural e ExpoT&C.
A Escola é uma realização do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Educação, Ciência e Sociedade”, do CNPq, no Labjor/Unicamp, liderado pela professora Graça Caldas e integrado pela pesquisadora Adriana Cohen de Lima, coordenadora da EBJC, junto com a professora Graça Caldas. Conta com o apoio do CNPq, do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da SBPC, da Intercom (Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação), da SBPJOR (Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo), do FNPJ (Fórum Nacional de Professores de Jornalismo) e de outras instituições acadêmicas e científicas.
Esta é a segunda edição da EBJC. A primeira aconteceu em Goiânia, em 2011, também junto com a Reunião Anual da SBPC. Dos nove alunos que participaram da edição piloto, cinco deles cursam atualmente mestrado em Jornalismo Científico (no Labjor/Unicamp e na Fiocruz-RJ). Os demais atuam na mídia.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou com as coordenadoras do curso, pelos telefones (19) 3287-4424 e (19) 996-011-389 (Graça Caldas) e (11) 948-646-519 (Adriana Cohen de Lima).
Redes Sociais