Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Química Ambiental > Egressos > Ensino > Cursos de Graduação > Curso de Graduação em Psicologia - Bacharelado - Câmpus de Miracema
Início do conteúdo da página

Curso de Graduação em Psicologia - Bacharelado - Câmpus de Miracema

Psicologia.png

 

portal do professor.png

portal do aluno.png

biblioteca.png

arquivos.png

Bem-vindo à página do Curso de Graduação em Psicologia
da Universidade Federal do Tocantins!

Apresentação

O Curso de Psicologia da UFT tem como objetivos:

  • Formar psicólogos voltados para a atuação profissional, para a pesquisa e para o ensino de Psicologia;
  • Prover uma formação abrangente, considerando a amplitude das teorias e campos de atuação, de modo que sejam garantidos aprendizados inseridos no contexto da Amazônia legal, onde situa-se a UFT;
  • Propiciar o diálogo com as outras áreas da ciência, possibilitando uma perspectiva interdisciplinar comprometida com a transformação social;
  • Oferecer uma base sólida de conhecimentos psicológicos os quais permitam ao futuro psicólogo tanto a constante atualização de seus saberes, como também a construção de práticas condizentes com o contexto histórico-cultural no qual se encontra inserido;
  • Favorecer a formação de psicólogos comprometidos com a ética profissional, tanto na produção de saberes psicológicos, como na aplicação de métodos e técnicas de trabalho;
  • Propiciar a experiência de práticas de pesquisa e extensão de forma articulada, utilizando-se como estratégia básica a oferta de atividades acadêmicas que proporcionem o desenvolvimento do conhecimento inovador e da integração entre saber teórico e profissional.

 

 O futuro psicólogo, ao final de cinco anos de graduação, deverá ser capaz de:

  • Atuar com competência profissional em diferentes contextos, sempre considerando as necessidades sociais, com o propósito de promover a qualidade de vida dos indivíduos, grupos, organizações e comunidades;
  • Realizar estudos teóricos e pesquisas empíricas para o desenvolvimento da Psicologia, reconhecendo sua diversidade de concepções e métodos e suas relações com a área da saúde e das ciências humanas;
  • Abordar criticamente os saberes produzidos no campo da Psicologia, avaliando e revendo permanentemente suas concepções e acompanhando o desenvolvimento da profissão;
  • Respeitar os princípios éticos da profissão e da ciência, desenvolvendo uma postura condizente com os direitos humanos e com a busca do bem comum.

 

Informações Gerais

Modalidade: Bacharelado

Criação: Resolução Consuni nº 15 de 19/11/2013

Autorização: Inep, maio/2015 (documento a ser gerado) 

Reconhecimento: Curso em processo de reconhecimento

Conceito Enade: Ainda não possui

Conceito Preliminar de Curso: Em avaliação

Vagas: 50 vagas anuais

Turno: Integral

Duração: 9 semestres

Carga horária total: 4.050 horas

 

 

 

Histórico do Curso

A criação do Curso de Psicologia do Câmpus de Miracema da UFT encontra-se estreitamente vinculada a uma das missões institucionais dessa universidade na Região Norte do país: a de fortalecer a identidade cultural dos povos da Amazônia Legal. Os discursos midiáticos, no contexto neoliberal, operam na direção oposta do que acima dissemos. Colaboram para a diluição das identidades regionais em favor de identidades globalizadas que destituem os saberes locais de seu poder de instituir sentidos.

O Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Tocantins, Câmpus de Miracema, expressa o resultado de um trabalho coletivo pela expansão do ensino superior público com o envolvimento de docentes, técnicos, discentes e comunidade externa das cidades de Miracema do Tocantins, Miranorte, Tocantínia, Lajeado, Aparecida do Rio Negro, Rio do Sono, Rio dos Bois, Dois Irmãos, Barrolândia e Lizarda. Os municípios de Miracema e Miranorte(distantes 24 km um do outro), por meio da Prefeitura Municipal, assinaram termos de compromisso disponibilizando a abertura de convênios para realização de estágios nas áreas de jurisdição da prefeitura onde seja possível a participação de estagiários de Psicologia.

A região de Miracema do Tocantins abrange esses diversos municípios, interligados pelo entroncamento de três rodovias a BR-153, a TO-010 e a TO-342 e além de possibilitar o acesso dos mesmos, possibilita o acesso rodoviário a todas as regiões do estado do Tocantins. Nesse sentido o Centro de Estudos e Serviços de Psicologia (Cepsi) a ser construído em bloco anexo a UFT poderá oferecer uma diversidade de serviços psicológicos e interdisciplinares cujo acesso será facilitado a população de todas as localidades do estado e especialmente aos municípios que abrangem a microrregião de Miracema.

Os serviços de Saúde no estado do Tocantins estão distribuídos, conforme a complexidade dos serviços em três regiões de alta complexidade (Palmas, Araguaína e Gurupi), 12 regiões de média complexidade e 124 municípios de atenção primária. Miracema compõe uma das regiões de média complexidade composta por alguns municípios e se encontra na região de alta complexidade de Palmas, a capital.

mapa_psicologia.png

Quanto à estrutura de serviços de saúde localizados no município de Miracema, estão instalados:

- 5 Unidades Básicas de Saúde da Família - municipal

- 1 Policlínica (atenção especializada) - municipal

- 1 Caps I - municipal

- 1 Hospital Regional – estadual: Referência para os municípios de Miracema, Rio dos Bois, Miranorte, Rio Sono, Bom Jesus do Tocantins, Tocantínia e Lajeado, com 71 leitos com projeto de ampliação para 100 leitos (2014), do programa SOS Emergência do Ministério da Saúde. 

- 3 Clínicas de Saúde – ambulatoriais – privadas

- 2 Laboratórios de Análises Clínicas – privados

O processo de expansão da UFT possibilita a construção e a instalação de recursos institucionais de um Centro integrado de Estudos e Práticas em Psicologia, que iráproporcionar condições estruturais para a realização de serviços psicológicos a serem oferecidos diretamente a população e simultaneamente a inserção de estagiários do curso de graduação em Psicologia, além dos convênios com o poder público em nível estadual e municipal para o desenvolvimento de atividades diversificadas do serviço psicológico a comunidade e outros.

As primeiras manifestações para a criação do curso de Psicologia em Miracema surgiram da comunidade e se expressaram por diversos meios ao longo de vários anos, sempre indicando a necessidade e a pertinência de se construir um curso de Psicologia em Miracema.

Esse período de discussão coincidiu com um intenso debate no país acerca das diretrizes curriculares dos cursos de psicologia, o movimento de expansão de cursos de psicologia no país, inserção de novos cursos de psicologia no Tocantins e incremento a inserção de psicólogos nas políticas públicas de assistência social e justiça, além da saúde, porém a Resolução do MEC que estabeleceu as diretrizes curriculares em 2004 (BRASIL, 2004)não deixava clara a perspectiva dos cursos de licenciatura, que havia sido a opção da proposta de curso de psicologia empreendida no Câmpus Universitário de Miracema e antes do estabelecimento dessas diretrizes curriculares a formação em Psicologia se dava em três habilitações, a saber, a licenciatura, o bacharelado e a formação de psicólogo. Com as diretrizes nacionais de 2004 fundiu-se a formação de psicólogo em bacharelado, tornando possível a realização das graduações em bacharelado podendo ser complementada com a Licenciatura ocasionando a instalação de inúmeros cursos novos de psicologia no país apenas com a graduação na habilitação de bacharelado.

Foi somente com a publicação das novas Diretrizes Curriculares Nacionais pela Resolução CNE/CES n. 5 de 15 de março de 2011, a partir do Parecer CNE/CES nº 338/2009, que então revogou a Resolução CNE/CES nº 8, de 7 de maio de 2004, que retomou com mais clareza o estabelecimento das normas para o projeto pedagógico complementar para a Formação de Professores de Psicologia, onde o curso de Psicologia deve necessariamente ofertar a licenciatura, ao instituir os projetos pedagógicos de Bacharelado, sendo facultado ao aluno optar por essa habilitação. Neste sentido, a proposta apresentada de Bacharelado foi construída com base na realidade local e regional e se encontra articulada e interligada a proposta do projeto pedagógico complementar de Formação de Professores de Psicologia, a ser oferecida no Câmpus de Miracema, que segue anexo a este projeto de Bacharelado.

O Câmpus de Miracema, no processo de discussão de sua expansão, em atenção às demandas da comunidade fortaleceu vínculos institucionais para a realização de parcerias interinstitucionais com vários municípios e governo do estado, que serão importantes na efetivação do curso de Psicologia. O engajamento de professores, servidores administrativos e direção do Câmpus que construíram o projeto coerente com a necessidade e as possibilidades regionais se encontram coerentes com a perspectiva da interiorização da psicologia no País.

Em dezembro de 2013 nomeou-se uma Comissão para implantação do Curso de Psicologia no Câmpus de Miracema do Tocantins, através de portaria UFT No 103 de 22/01/2014, tendo como membros:

  • Prof. Dr. Adriano Machado Oliveira
  • Profª. Msc. Kathia Nemeth Perez
  • Profª. Dra Marcia Machado
  • Pedagogo Cícero Valdier Pereira
  • Profª. Dra Vania Maria Araujo Passos
  • Profª. Dra Liliam Deisy Ghizoni

O Núcleo Docente Estruturante foi formado em 23 de dezembro de 2013 e publicado em portaria UFT n° 98 de 21 de janeiro de 2014, sendo constituído pelos seguintes professores da UFT:

  • Prof. Dr. Adriano Machado Oliveira
  • Profª. Msc. Kathia Nemeth Perez
  • Profª. Dra Marcia Machado
  • Profª. Dra Vania Maria Araujo Passos
  • Profª. Dra Liliam Deisy Ghizoni

 

Mercado de Trabalho

As Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia estipulam que o principal objetivo do curso de Psicologia deve ser o de propiciar aos alunos em graduação os instrumentos necessários em termos de habilitação para o desempenho da profissão nos diversos campos de atuação que esta oferece.

Algumas discussões, em função disso, devem permear o currículo de modo transversal, abrangendo as atividades profissionais, assim como o estudo e a reflexão sobre o contexto social em que o psicólogo atuará e a reflexão do estudante diante da sua própria formação: os problemas éticos, os direitos humanos, a problematização da cientificidade da Psicologia, as identidades dos povos tradicionais do Tocantins, etc.

É importante destacarmos, ainda, que a ampliação do campo de trabalho do psicólogo se faz mediante a disponibilização do seu conhecimento a serviço da população, de acordo com o indicado nas Diretrizes Curriculares Nacionais, as quais pressupõem o desenvolvimento de capacidades básicas inerentes à sua profissão como pré-condição para o exercício profissional, de modo que o psicólogo venha a desenvolver as habilidades de pesquisar, ensinar e atuar em psicoterapia.

Ainda de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a área da Psicologia, a atuação do psicólogo deve dar-se a partir de uma compreensão crítica dos fenômenos sociais, econômicos, culturais e políticos do país, em vista do exercício da cidadania e da profissão.

Tal formação crítica, na presente proposta, dar-se-á a partir do aprofundamento teórico permitido por uma grade curricular eminentemente interdisciplinar, a qual proporciona o contato com diversas áreas do conhecimento, como a Antropologia, a Sociologia, a Filosofia, a Neurologia, dentre outras, o que vem a configurar uma formação bastante distanciada das antigas concepções de Psicologia alicerçadas sobre uma visão eminentemente psicoterapêutica da área – como se o saber psicológico pudesse ser qualificado estritamente como técnica de intervenção na área da saúde.

Somando-se a isso, o currículo do Curso de Psicologia do Câmpus de Miracema da UFT traz em seu conjunto disciplinas que permitem ao futuro egresso realizar um percurso teórico generalista, ao abarcar áreas distintas da psicologia, tais como a Psicologia do Trabalho, a Psicologia da Personalidade, a Psicologia Escolar, a Psicologia Comunitária, etc. Desse modo, permite ao acadêmico em Psicologia identificar diferentes possibilidades de inserção profissional, bem como possuir fundamentos teórico-práticos para que possa intervir em situações-problema que se apresentem na sociedade e que possam demandar sua atuação, mesmo que pontual.

 

Perfil do Egresso

Ao final de nove semestres de graduação, o perfil profissiográfico do concluinte do curso de Psicologia do Câmpus Universitário de Miracema na UFT, além de oferecer a sociedade brasileira profissionais da área de Psicologia com habilitação para a compreensão dos complexos fenômenos sociais, culturais e econômicos que atravessam as relações familiares e educacionais produzindo o sofrimento psíquico,estará também habilitado para formular propostas de intervenção em nível comunitário, de forma que as estruturas sociais já existentes e as futuramente estruturadas pelo poder público e universidade, possam servir de suporte para o estabelecimento de práticas psicológicas que atuem no campo da prevenção do adoecimento psíquico e do fortalecimento da auto-estima individual e da identidade cultural do povo tocantinense. Tudo isso, pois, assegurado como possibilidade concreta a partir de uma sólida formação teórica interdisciplinar e da articulação entre intervenções extensionistas e projetos de pesquisa junto às comunidades da região em que se localiza o município de Miracema.

O egresso do Curso de Psicologia da UFT deverá estar apto a exercer a atividade de psicólogo nos campos profissional, do ensino e da pesquisa em Psicologia, demonstrando:

  • Agir com responsabilidade para com o outro e com responsabilidade social;
  • Sólida formação teórica e crítica no campo de atuação e investigação da psicologia;
  • Formação profissional de caráter generalista;
  • Formação para aptidão do trabalho em equipe e gestão de projetos sociais.
  • Capacidade para compreender as demandas e necessidades psicológicas no conjunto do fenômeno humano em situações de vulnerabilidade social e de sofrimento psíquico, articulando sua avaliação e intervenção com a de outros profissionais;
  • Competência profissional para realizar diagnóstico, análise, orientação, consultoria psicológica e psicoterapêutica de indivíduos, grupos e organizações;
  • Capacidade de compreender a produção de subjetividade do sujeito forjado no contexto sócio-histórico da Amazônia Legal, de modo a elaborar e planejar estratégias de intervenção que promovam o bem-estar emocional de indivíduos e grupos urbanos, rurais e indígenas.

O projeto pedagógico do curso considera que a formação teórico-prática oferecida no Curso de Psicologia da UFT habilita o formado em psicologia a exercer a profissão de psicólogo em todos os campos e em diferentes contextos socioculturais que demandam esse profissional.

Na atividade profissional, o psicólogo deve ser capaz de proceder a inserção para:

  • Analisar o contexto sócio-político, onde atua no âmbito institucional e organizacional, voltado a percepção e exposição da articulação entre os agentes sociais implicados;
  • Avaliar os aspectos afetivos, cognitivos e da conduta nos fenômenos humanos com o uso de métodos e técnicas da Psicologia;
  • Diagnosticar situações, sujeitos e espaços institucionais em diferentes contextos, para investigação, análise, avaliação, prevenção e promoção da qualidade de vida;
  • Discernir níveis de diagnóstico e intervenção apropriados ao caso ou situação (efetivação de direitos, prevenção, apoio, orientação, tratamento);
  • Realizar diferentes intervenções de acordo com a perspectiva da demanda em prol da emancipação humana na orientação, aconselhamento psicológico, prevenção e psicoterapia;
  • Proceder encaminhamentos para profissionais de outras áreas se for o caso, mantendo incluso o acompanhamento quando necessário;
  • Elaborar textos, relatórios e outros documentos escritos técnicos com fundamentação teórica pertinente ao conteúdo e a linguagem apropriada conforme o interlocutor;
  • Saber identificar o conhecimento científico apropriado à atuação profissional assim como gerar conhecimento a partir da prática profissional;
  • Trabalhar para promover a saúde e a qualidade de vida em qualquer campo profissional;
  • Aprimorar a auto-reflexão e o auto-conhecimento.

Na atividade de pesquisa o aluno deverá ser capaz de:

  • Utilizar a pesquisa como instrumental para responder a questões psicológicas das demandas profissionais e para a produção de conhecimento em Psicologia;
  • Elaborar projeto e realizar pesquisa científica em Psicologia a partir de revisão bibliográfica, buscando atrelar dados da realidade empírica miracemense/tocantinense;
  • Apresentar trabalhos em congressos e eventos científicos, bem como submeter artigos para revistas científicas indexadas.

O desenvolvimento dessas competências durante a graduação em psicologia requer as seguintes habilidades subjacentes:

  • Leitura e interpretação de textos de psicologia de diferentes matrizes epistemológicas, referenciais teóricos e de pesquisa;
  • Domínio de técnicas de observação do fenômeno psicológico a partir de manifestações verbais e não verbais em diversas situações;
  • Capacidade de discriminar o aspecto psicológico no conjunto complexo do fenômeno humano e social;
  • Capacidade de planejar e realizar investigação psicológica baseada em técnicas, finalidades e contextos, utilizando metodologias de investigação e análise de dados, procedimentos com recursos estatísticos e de informática, além das especificidades da pesquisa qualitativa e quantitativa;
  • Capacidade de reconhecer o ponto de vista do outro para a compreensão de suas eventuais necessidades, sofrimentos e demandas e perceber a si mesmo nas relações profissionais, estabelecendo e sustentando uma posição ético-política do campo profissional no contexto das relações com os indivíduos e grupos;
  • Capacidade de compreender, no processo de planejamento de pesquisas psicológicas teóricas ou empíricas acerca de grupos sociais ou instituições, a historicidade dos mesmos e os fatores sociológicos e/ou educacionais que incidem na constituição de comportamentos individuais e coletivos.

Ressalte-se que o projeto do curso considera as atividades formativas, tais como estágios (núcleo comum, ênfase e opcional), projetos de pesquisa e extensão, monitoria e Pibid, como espaços de aprendizagem e vivência nas áreas de atuação da Psicologia. Para tanto, a UFT se compromete a garantir as condições para que essas práticas sejam acompanhadas e supervisionadas por professores da Instituição.

 

Horários

Corpo Docente
* Clique sobre os nomes dos professores para acessar os respectivos Currículos Lattes.
 

  • Prof. Dr. Adriano Machado Oliveira (Coordenador)
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Profª. Msc. Ana Cristina Serafim da Silva
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Prof. Dr. Carlos Mendes Rosa
    E-mail:
     Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Profª. Drª. Márcia Machado
    E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Sem TCCs cadastrados.

Sem artigos cadastrados.

Sem eventos cadastrados.

Contatos

Curso de Graduação em Psicologia (Bacharelado)

Endereço (Coordenação):
Universidade Federal do Tocantins (UFT) | Câmpus de Miracema
Avenida Lourdes Solino s/nº | Setor Universitário
Miracema/TO | 77650-000

Telefone: (63) 3366-8603
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..b
Site: www.uft.edu.br/psicologia

 

Equipe

Coordenador: Prof. Dr. Adriano Machado Oliveira
Secretária: Fernanda Gomes

 

Laboratórios

Laboratório Instrumental de Medidas
Coordenador: Professor concursado
Endereço: Piso Superior, Sala 49 / Câmpus de Miracema

Laboratório de Pesquisas em Psicologia Educacional, Ensino de Psicologia e Sociedade Contemporânea
Coordenador: Prof. Dr. Adriano Oliveira
Endereço: Piso Superior, Sala 50 / Câmpus de Miracema

Laboratório de Pesquisas em Psicologia Social, Subjetividade e Cultura Amazônica
Coordenador: Prof. Dr. Adriano Oliveira
Endereço: Piso Superior, Sala 50 / Câmpus de Miracema

Laboratório de Informática e Laboratório de Psicologia Experimental
Coordenador: Professor concursado
Endereço: Piso Superior, Sala 08 / Câmpus de Miracema

Laboratório de Psicologia Comunitária
Coordenador: Profa. Ana Cristina Serafim da Silva
Endereço: Piso Superior, Sala 33 / Câmpus de Miracema

Centro de Estudos e Serviços de Psicologia (Cesp)
Coordenador: Professor concursado
Endereço: Antigo prédio da Biblioteca / Câmpus de Miracema

registrado em: ,
Fim do conteúdo da página