Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Gurupi: Inaugurações movimentam o Câmpus nesta terça (24)
Início do conteúdo da página

Gurupi: Inaugurações movimentam o Câmpus nesta terça (24)

Por Daniel Santos e Luana Nunes | Publicado: Terça, 24 de Mai de 2016, 18h16 | Última atualização em Terça, 13 de Setembro de 2016, 14h01

Reforçando o compromisso social e científico da Universidade Federal do Tocantins (UFT), foram inauguradas, na manhã desta terça-feira (24), três obras no Câmpus de Gurupi. O restaurante universitário e os laboratórios de análise de resíduos sólidos orgânicos; e de pesquisa científica e tecnologia em produção vegetal atendem a uma antiga demanda do câmpus, que é referência em produção de conhecimento científico e tecnológico para a UFT. 

De acordo com reitor da UFT, Márcio da Silveira, o câmpus de Gurupi é o que dá sustentação ao nosso conhecimento científico. “Hoje somos a terceira universidade em produção do conhecimento científico, graças à grande contribuição deste câmpus. Esses laboratórios vão servir para fortalecer e estruturar a questão da pós-graduação; além do ensino de graduação e de pós graduação”, afirma Silveira. 

 

Obras que traduzem conquistas 

“A universidade é um processo permanente de construção, não é como uma indústria que você chega e encontra pronto. As pessoas estão aprendendo a construir a Universidade Federal do Tocantins”, ressalta Silveira.  Ele completa dizendo que é preciso muito esforço por parte de todos para que se consiga chegar a um momento como esse. “É uma conquista para a comunidade”, finaliza. 

Já para o diretor do Câmpus, Gil Rodrigues, as inaugurações significam uma melhoria estrutural não só em relação à parte tecnológica, de pesquisa, como também a parte de convivência. “O RU é um divisor de águas para os estudantes, porque agora eles não precisam ir para a casa no intervalo entre as aulas da manhã e da tarde. É mais cômodo vir cedo para o campus e tomar o café da manhã, assistir aula, almoçar, voltar para a aula e só no fim da tarde retornarem às suas casas”.

A vice-reitora, Isabel Auler, que assumirá em breve a gestão como reitora, reforça a importância dessa conquista: “Sabemos do potencial de produção de conhecimento e isso aumenta o nosso compromisso futuro para que a gente possa complementar os equipamentos e trazer novas conquistas para o Câmpus.”

 

Gurupi: Inaugurações 24/05

 

Restaurante Universitário: reforço das ações de assistência estudantil

Para a pró-reitora de assuntos estudantis e comunitários, Jusceia Garbelini, o restaurante universitário é um equipamento estratégico, e importantíssimo para a manutenção e o sucesso dos alunos, sobretudo em um Câmpus que oferta cursos de horário integral. “Esse equipamento é um desejo da universidade que somente agora aconteceu, superando problemas. É parte de um processo político de inclusão e assistência da nossa universidade”, afirma. 

O representante dos estudantes de Engenharia Florestal, Josevan Barbosa, explicou que o RU deve contribuir também com o desempenho acadêmico dos estudantes. “Vai sobrar mais tempo para estudar. Nossos cursos são integrais e muitas vezes chegamos cansados em casa no intervalo entre uma aula e outra e temos de preparar o almoço”. O estudante acrescentou que o RU vai ajudar tanto no físico (estrutural) quanto no financeiro, já que o valor da refeição para o estudante é subsidiado pela UFT.

Serviço:

Horário de funcionamento: 7h às 8h30 e 11h às 14h

Valores: variam de R$ 0,00 à R$ 8,50

 

 

Ambientes mais apropriados para ensino, pesquisa e extensão 

Além do restaurante universitário, foram inaugurados dois laboratórios que irão fortalecer o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas por parte da comunidade acadêmica. O laboratório de pesquisa científica e tecnologia em produção vegetal atenderá não só os cursos de graduação, mas também os programas de pós graduação . Já o laboratório de resíduos orgânicos, vai além do campo da pesquisa, e envolve ações extensionistas com parceria entre a UFT, a Financiadora de estudos e Projetos (Finep) e o Governo do Estado do Tocantins. De acordo com a professora Juliana Barilli, coordenadora do laboratório, serão duas frentes de trabalho. "Uma parte fará a análise de resíduo orgânico, e outra, análises de solo". Como ação de extensão, pretende-se trabalhar na melhor utilização dos resíduos sólidos na agricultura familiar, como adubo orgânico - por exemplo, e dar novos destinos para esses resíduos. 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página