Página inicial > Últimas Notícias > Submissões de trabalho para a IX Semana Acadêmica de Ciência da Computação seguem até sexta (7)

Publicado: Quinta, 06 de Outubro de 2016, 15h50 | Última atualização em Quinta, 06 de Outubro de 2016, 15h54

O curso de Ciência da Computação da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em colaboração com o Centro Acadêmico de Ciência da Computação (Caccomp) e os cursos de Engenharia de Alimentos e Nutrição, promovem, entre os dias 18 e 20 de outubro, a IX Semana Acadêmica de Ciência da Computação (Secomp). O evento este ano tem como tema: "A tecnologia da informação inovando na produção e distribuição de alimentos".

De acordo com Tanilson Dias, professor do curso de Ciência da Computação, o objetivo do evento é "incentivar a participação de acadêmicos e profissionais de áreas ligadas à tecnologia e a computação, além de fomentar projetos científicos, de pesquisa, de extensão e o desenvolvimento de produtos e ferramentas que possam trazer ganhos para a sociedade, para os profissionais e para as empresas participantes". Além disso, a Secomp visa a integração entre os acadêmicos e profissionais da área de computação, como forma de aproximação com o mercado de trabalho.

O evento é gratuito e voltado para professores, acadêmicos, profissionais e sociedade em geral. A previsão dos organizadores é que participem, aproximadamente, 500 pessoas. A programação da Secomp conta com atividades como palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e sessões técnicas.

Submissão de trabalhos
O período de submissão de artigos está aberto até o dia 07 de outubro e deve ser feito por meio do email institucional Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.Os trabalhos aprovados, que podem ser de disciplina, trabalhos de conclusão de curso e até resultados de atuação no mercado, serão divulgados até o dia 12 de outubro. Todos os trabalhos farão parte de um livreto, e os melhores serão publicados em revistas junto ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO).

O encontro vai ser uma oportunidade para que acadêmicos, técnicos e docentes da UFT apresentem tudo o que foi produzido na Universidade durante o ano. “Trata-se de um momento em que o curso e a universidade discutem o papel do cientista da computação como provedor de soluções inovadoras em produtos e serviços em áreas multidisciplinares, abrangendo os diversos cursos e seguimentos da Universidade e Estado do Tocantins”, reforça Tanilson.

A Secomp, que ocorre anualmente, desta vez fará parte da Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), articulado pelo Ministério das Ciências, Tecnologias, Inovações e Comunicações, que tem como tema "A Ciência Alimentando o Brasil". Integrada à SNCT, ocorrerá a I Jornada Acadêmica Multidisciplinar do IFTO, Câmpus de Paraíso do Tocantins, abrangendo os cursos de Tecnologia de Alimentos, Licenciatura em Química e Gestão em Tecnologia da Informação.

Para o professor Tanilson, ações integradas como essas ajudam no fortalecimento da área e na inovação tecnológica do Tocantins. "Essas ações, unidas à proposta de construção do Parque Tecnológico, aumentam as oportunidades de tornar o Estado do Tocantins uma referência na produção de tecnologia na região norte do Brasil, portanto, essa parceria tem um interesse mútuo com objetivos comuns na disseminação da ciência para a produção de ideias inovadoras", afirma o professor.