Palestra enfoca desenvolvimento imobiliário, regras urbanísticas e questões ambientais
O desenvolvimento imobiliário, as regras urbanísticas e as questões ambientais que envolvem temas da urbanização foram enfocados na tarde desta segunda-feira (24), no auditório do Centro Universitário Integrado de Ciência, Cultura e Arte (Cuica), no Câmpus de Palmas. A palestra "Intervenção Urbana e Sustentabilidade: Desenho Urbano no Rio 2016", foi ministrada pela arquiteta da Prefeitura do Rio de Janeiro, Luciane Moutinho. A atividade fez parte da disciplina de Teoria da História, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Câmpus da UFT em Palmas. A palestra foi voltada principalmente para os acadêmicos e profissionais de planejamento urbano, ou seja, das áreas de arquitetura, urbanismo, engenharias, geografias e aos demais profissionais ligados à área da administração pública.
Palestra foi no auditório do Cuica, no Câmpus de Palmas (Foto: João Batista/Dicom)
Luciane destacou os projetos urbanísticos que foram desenvolvidos no Rio de Janeiro e que servem de exemplos de urbanização para outras cidades. “Alguns dos projetos são bem conhecidos pelos alunos. O Porto maravilha, que é a reconversão da antiga área portuária; o BRT TransOlímpica; o Parque Nelson Mandela, que foi uma área ambiental que foi estudada para se converter em uma área natural; e o sistema de bicicleta pública, o Bike Rio”.
Apesar de os projetos da capital fluminense serem diferentes dos de Palmas, a palestrante explicou por que trouxe os exemplos de lá. “Os projetos são importantes para termos o conceito de urbanismo. Eles são correlatos. O importante é ter referências, porque o Rio de Janeiro é uma capital que está muito à frente nas questões urbanas e, por isso, é importante ter exemplos a nível nacional para depois trazer para cá para a cidade de Palmas”, completa.
O estudante do segundo período de Arquitetura e Urbanismo, Max Soares Maione, falou da importância da palestra para a vida acadêmica dele. “Ela vai ampliar o nosso repertório sobre arquitetura, senso crítico, além da oportunidade de podermos debater sobre os projetos da área que foram desenvolvidos no Rio”, pontua.
O professor Luís Otávio Rodrigues Silva, um dos organizadores do evento, ressaltou a importância do evento para a cidade de Palmas e para os alunos da universidade. “O debate é recente e ajuda a esclarecer, para a comunidade acadêmica e população em geral, o que é ligado ao estudo das cidades, o modelo de projeto lá do Rio, e qual o desdobramento que pode ter em outras capitais brasileiras”, frisou.
Ainda de acordo com o professor Silva, o que motivou o tema da palestra foi a semelhança entre os projetos desenvolvidos pela Prefeitura do Rio de Janeiro e o que são executados pela Prefeitura de Palmas. “São projetos que estão tendo reflexo no urbanismo brasileiro". Ele pontua que a capital tocantinense está adotando projetos de BRT (Bus Rapid Transit, em inglês) ou Transporte Rápido por Ônibus, ciclovias, centro histórico, repetindo o processo pelo qual passou o Rio de Janeiro, e que tem reflexo no planejamento urbano em várias cidades brasileiras.
Redes Sociais