Palmas: Tributo à Mercedes Sosa na voz de Nacha Moretto
A cantora argentina de voz continental, Mercedes Sosa, marcou e continua marcando gerações e mais gerações com sua vida e obra carregadas de compromisso social e beleza sonora. Essa grandeza musical é traduzida em show-tributo que a cantora Nacha Moretto apresenta nos dias 4 e 5 (sexta e sábado), sempre às 20h, no auditório do Cuica/UFT, Câmpus de Palmas. A direção do show é assinada pelo músico Jorge Menares. O evento conta com o apoio cultural da Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex).
A diretora de Cultura da Proex, Sandra Rodrigues, recomenda o show-tributo por se tratar de homenagem a uma importante cantora que foi porta-voz de uma luta por liberdade política e pelos direitos dos menos favorecidos. “Seria interessante que os nossos discentes, docentes e técnicos presenciassem um momento como este. Acredito que esta será uma oportunidade para formação do pensamento crítico a respeito do momento político em que estamos passando. É momento de se inspirar nas letras e vida de Mercedes Sosa”, destaca.
A professora da UFT, Regina Célia Padovan, que já viu o show, conta que o tributo é emocionante. "Vale muito a pena assistir, primeiro pela voz maravilhosa da Nacha, que foi do grupo Raíces da América. Ela com muitas músicas de protestos da Mercedes Sosa, que são as músicas mais expressivas dela. E o público volta a reviver por meio das músicas da cantora, todo esse sentimento latino-americano que as músicas trazem”, pontua a professora Regina.
Juciley Evangelista, também professora da UFT, pretende ver o show e comenta, “Mercedes Sosa cantava com coragem o que sentia, os problemas sociais que a geração sentia e o fazia de uma maneira poética e verdadeira. Trazia em suas palavras o significado do momento político vivido na época. Ela dava voz para aqueles que estavam amordaçados. E esse é o momento para resgatarmos os nossos artistas que usam a música para falar por essa parcela da população que não pode falar. “
A cantora Nacha Moretto, nome consagrado no cenário musical dentro e fora do Tocantins, com entusiasmo, fala sobre o espetáculo, "Estamos há muito tempo idealizando esse evento. Sabemos que é importante levar esse tipo de música para os estudantes de hoje. Uma maneira de não deixar cair no esquecimento essa importante época da história. Será muito relevante à comunidade acadêmica e ao público no geral presenciar este show, como conhecimento e enriquecimento cultural. Gostaria muito de ver essa nova geração presente por lá", enfatiza.
Dentre as canções que compõem o repertório, estão Años (Pablo Milanês); Gracias a la vida/volver a los 17/pueblos americanos (Violeta Parra); Maria Maria (Milton Nascimento).
Nacha Moretto
Ex-vocalista do grupo Raíces de América, natural de Campinas, interior de São Paulo. Aos 17 anos ingressa na vida artística profissional, fazendo parte de vários grupos de baile de sua região. Em 1987, integra o grupo Raíces de América.
Com o grupo aprende a tocar instrumentos exóticos como o Charango e o Cuatro Venezuelano. Nessa fase incorpora em seu repertório a música e o folclore latino-americano.
Permaneceu no grupo por 12 anos, participando da gravação dos Cds “Metal na Pedra” e “Amazônia”. Fundadora da Banda Impacto Latino, em 2009 lança o CD “Con Sabor.”
Idealizadora do projeto Nacha Moretto & Banda Raiz Country Brasil, lançando o CD em 2010.
Ganhadora do Prêmio Nascimento da Rabeca, onde apresentou o show, Impacto Latino “Con Sabor” em cinco cidades do Tocantins. Vence o 1º lugar na 2ª Mostra Premiada de Música de Palmas com o projeto “Rumo Certo.”
Mercedes Sosa
Haydée Mercedes Sosa nasceu em uma família de trabalhadores em San Miguel de Tucumán, Argentina (1935). Iniciou sua aventura musical ainda na adolescência. Apelidada de "La Negra", Mercedes Sosa também era chamada de "voz de uma maioria silenciosa" e "voz da América Latina". Sua versão da música Gracias a la vida, da chilena Violeta Parra, tornou-se um hino de multidões de todo o mundo, principalmente durante a ditadura militar argentina, quando Mercedes, depois de ser presa, exilou-se na Europa.
Conhecida por seu longo cabelo negro, pelos ponchos que utilizava em seus espetáculos e por sua poderosa voz de contralto, Mercedes Sosa optou, desde o início, por um repertório que somava lirismo e protesto político, tornando-se um dos principais expoentes do movimento "Nuevo cancioneiro", que se dispunha a resgatar as raízes da música folclórica e, ao mesmo tempo, denunciar a desigualdade social e as injustiças da América Latina. Mercedes faleceu a 4 de outubro de 2009, em Buenos Aires.
Ingressos
Os ingressos, que têm os valores de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), podem ser adquiridos na Hering (Galeria Mix Mall, em frente à Seturb), na Rádio UFT FM e no local do show (Cuica/UFT). Mais informações: (63) 3322-3211 e 3232-8052.
Redes Sociais