Participantes do Clube da Corrida da UFT ganham qualidade em saúde
Em quase três meses de realização do Clube da Corrida da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o projeto foi finalizado nesta quinta-feira (15), na Pista de Atletismo da instituição, porém com expectativas de continuar para o ano de 2017, devido os resultados do grupo terem sido satisfatórios. Com início no dia 22 de setembro, o Clube de Corrida objetivou promover a saúde e condicionamento físico aos servidores, professores, alunos e comunidade externa que se inscreveram para participar do projeto.
Participantes do Clube da Corrida em um dos primeiros treinos do projeto. Foto: Divulgação
Realizado duas vezes por semana, na Pista de Atletismo da UFT, com acompanhamento das profissionais de educação física Jane Farias e Nielma Araújo da equipe Saúde e Movimento, o Clube neste tempo rendeu bons resultados. Exemplo é o da professora da UFT, Juliana Bertho, que iniciou no clube com a intenção de praticar uma atividade e, nesse tempo, com acompanhamento nutricional e exercícios, ela conta que perdeu 5kg de peso na balança, 3kg de gordura corporal e ainda aumentou sua massa magra. "Fisicamente tive um ganho muito bom para quem nunca tinha corrido antes, além do ganho na qualidade de vida e a integração com o grupo. Ganhei mais ânimo e disposição. Ano que vem pretendo continuar no grupo de corrida e participar de competições de rua", ressalta.
Premiado na corrida de rua Eco Run, Fernado Santos, ao lado da professora Jane Farias. Foto: Divulgação
Já o servidor e aluno da UFT, Fernando Santos, foi um destaque no Clube da Corrida, com dois meses de treino ele conseguiu a colocação de segundo lugar em sua categoria na corrida de rua "Eco Run", em Taquaruçu. "Agradeço aos responsáveis pelo projeto e ao incentivo proporcionado pelas profissionais, pois o clube de corrida mudou o estilo de vida de muitas pessoas e, principalmente, o meu que não fazia nenhum tipo de atividade física. Estou super empolgado para continuar correndo no próximo ano em todas as corridas e quem sabe conquistar mais premiações", diz Fernando com empolgação.
Projeto
Realizado pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Proest), em parceria com a equipe Saúde e Movimento e o curso de Nutrição da UFT, o projeto iniciou com a participação de cerca de 60 pessoas que passaram por avaliação física e contaram ainda com o suporte de nutricionista e das acadêmicas do curso de Nutrição que realizaram apresentações nestes meses sobre alimentação saudável.
Para o diretor de Assuntos Comunitários da Proex, Dimas Magalhães, a principal intenção do projeto é o desenvolvimento físico e melhora na saúde dos participantes, com incentivo à prática da atividade esportiva por meio da corrida. "O grupo superou as expectativas porque a maioria das pessoas que participaram nunca tinham praticado nenhum tipo de atividade física e, agora, algumas já estão competindo em corridas de rua e ainda tiveram mudanças em suas vidas com a adoção de hábitos mais saudáveis na alimentação, melhora da autoestima e a prática do exercício físico", enfatiza.
Grupo do clube da corrida em último dia de treino do ano. Foto: Divulgação
"Para o ano que vem pretendemos ampliar o Clube da Corrida, com a intenção de implantar também em outros câmpus da UFT. O Clube também é importante devido essa aproximação com a sociedade, a partir do momento que é disponibilizado vagas para pessoas da comunidade externa também estarem participando", complementa Dimas Magalhães.
Para a educadora física e professora responsável pelas aulas no Clube da Corrida, Jane Farias, esta foi uma oportunidade em desenvolverem um trabalho voltado para a promoção da saúde e agradece pelo convite recebido pela UFT para a participação neste projeto. "A maioria do grupo eram de pessoas sedentárias e a preocupação foi de orientar para a prática da atividade da corrida, que vem crescendo cada vez mais no mundo por ser uma modalidade esportiva de fácil acesso, porém, sem um treino adequado e sem orientação, ela pode levar a lesões, por isso nossa maior prioridade foi passar o básico de um treino de corrida para os participantes", explica.
Nesse tempo pudemos observar a mudança no condicionamento físico, melhor disposição e a socialização entre o grupo. Nosso melhor resultado é ver aqueles que iniciaram e persistiram nos treinos durante todo o projeto e tornaram esta atividade um hábito. Ficamos muito felizes e esperamos que no próximo ano o projeto continue e possamos contribuir ainda mais", destaca Jane.
Alongamento também faz parte dos treinos no clube da corrida. Foto: Divulgação
Além do Clube da Corrida, a equipe Saúde e Movimento também realiza aulas de Treinamento Funcional para os servidores da UFT, com o apoio também da professora e educadora física Nielma Araújo.
Nutrição
A convite do diretor de Assuntos Comunitários da Proex, Dimas Magahães, a professora Fabiane Rezende do curso de Nutrição, e as acadêmicas do 6° período de Nutrição, Arielly dos Anjos Bianca Dias, Gabriela Mendes, Graziela Figueiredo, Rayssa Paulino, Viviane dos Santos, desenvolveram algumas atividades com os participantes do Clube da Corrida, por meio do projeto de extensão intitulado: "Atenção nutricional aos participantes do Clube da Corrida da UFT". O projeto contou também com a colaboração da professora Tatienne Neder, também do curso de Nutrição.
"Antes de iniciar as atividades com os participantes, fizemos com eles uma pesquisa por meio de formulário eletrônico para saber quais eram os temas de maior interesse. Após analisarmos os temas, propusemos alguns encontros com o grupo utilizando a Roda de Conversa como estratégia para condução das atividades com o apoio de alguns recursos pedagógicos para facilitar a compreensão dos participantes. Os encontros tiveram duração de aproximadamente 40 minutos", explica a professora Fabiane Rezende do curso de Nutrição.
Uma das palestras realizadas pelo curso de Nutrição da UFT aos particpantes do clube da corrida. Foto: Divulgação
A primeira Roda de Conversa foi realizada na Pista de Atletismo da UFT após o treino e abordou o tema: Estratégias nutricionais relacionadas à restrição calórica, perda de peso saudável, importância da hidratação e escolhas alimentares inteligentes. Os outros dois encontros foram realizados em sala de aula, no Bloco J, em função das frequentes chuvas no período vespertino. O segundo encontro abordou o tema: Carboidratos, proteínas e refeições pré e pós treino. O tema do terceiro encontro foi: Fibras alimentares, alimentos diet e light e rotulagem nutricional.
Fabiane ainda acrescenta que para o ano de 2017, "estamos preparando novas estratégias para aumentar a adesão dos participantes. As ações visam incentivar escolhas alimentares mais saudáveis e adequadas, a fim de que os participantes compreendam a importância de proporcionar ao organismo nutrição adequada durante todo o dia e não somente no pré e pós treino para obter os resultados desejados", finaliza.
Redes Sociais