UFT e Senac firmam acordo de cooperação para incentivo à inovação
Na manhã desta quinta-feira (30), a Universidade Federal do Tocantins e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Tocantins (Senac/TO) assinaram um Termo de Cooperação entre as instituições para fomentar a qualificação e o incentivo à inovação. O acordo tem duração de 12 meses.UFT e Senac somam experiência para o desenvolvimento da inovação no Tocantins (Foto: Daniel dos Santos)
Na ocasião, estavam presentes o vice-reitor no exercício da Reitoria, Luis Eduardo Bovolato, a diretora regional do, Lunáh Brito Gomes, o coordenador da pós-graduação em Gestão Estratégica da Inovação, Política, Ciência e Tecnologia, Marco Antonio Baleeiro, o coordenador do Observatório de Pesquisas Aplicadas ao Jornalismo e ao Ensino (Opaje), Gilson Pôrto, e a gerente de Educação Profissional do Senac, Dirce Betânia Faustino.
Segundo Baleeiro, a parceria funcionará com a qualificação dos servidores do Senac, através da especialização na UFT, e a retribuição do Senac com apoio em espaço físico, logístico e transporte de professores que residem em outros estados para ministrarem aulas na especialização. “De uma forma estratégica, isso contribui para evidenciar que a universidade está próxima do mercado, já que o Senac é um grande formador de profissionais no meio empresarial”.
A parceria marca uma relação importante entre duas instituições que atuam em áreas distintas: a UFT, com formação técnico-científica, e o SENAC na área de serviços. E por esse motivo, o vice-reitor no exercício da Reitoria, Luis Eduardo Bovolato, acredita que ambas podem contribuir bastante mutuamente. “A proposta envolve a troca de experiências e confiança mútua para discussão e elaboração de novas metodologias, tecnologias e abordagens no desenvolvimento de um produto ou de um serviço, por exemplo”.
A diretora regional do Senac, Lunáh Brito Gomes, explica que quando se fala de mercado, se não inovar, não se estabelece. “O Senac forma para o mercado. Com a parceria, na qual a UFT vai contribuir com a vivência da pesquisa para nossos instrutores, vamos discutir, trabalhar e aprofundar a questão da inovação”.
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