Festa Junina organizada por estudantes movimenta câmpus nesta quinta-feira
Preparem os trajes e a animação para entrar no "rastapé", brincar e comer muito na próxima quinta-feira (8), dia do “Arraiá da Federal”. A festa será realizada no Câmpus de Palmas, no estacionamento entre o Bloco I e a biblioteca, e terá a apresentação da tradicional quadrilha dos estudantes do câmpus. Além de apresentação da quadrilha "Senta o Martelo" da Universidade Católica do Tocantins, brincadeiras como a cadeia do amor e correio elegante , bebidas e comidas típicas, tais como: pamonha, cural de milho, canjica, pipoca, caldos, quentão, bolos e doces. A animação da festa ficará por conta do cantor Arnaldo Cesar, que trará em seu repertório o sertanejo e ritmos genuinamente brasileiros, como o forró. A entrada é franca e será permitida até à meia-noite. Haverá ônibus corujão nos portões da universidade até às 3h.
De acordo com a organizadora do evento, a aluna do curso de Pedagogia, Alyne Soares, a festa tem o intuito de aproximar os estudantes da cultura popular que é o São João, uma das festas mais tradicionais do nordeste brasileiro. "Aqui no Tocantins temos pessoas de todos os lugares do país, e acredito que as festas juninas consigam unir todos esses grupos. É o arraiá das cores!", explica.
Alyne conta ainda que a escolha da data não foi por acaso. "Vivemos um momento complicado de escolhas de nova reitoria, perdemos nossa reitora recentemente, estamos no final de semestre... Mas o arraiá vem para mostrar a força que os alunos possuem, o trabalho que estamos realizando em conjunto. Além de ser um momento para esquecer um pouco dos problemas acadêmicos e comemorar mais um final de semestre", ressalta.
Ensaios
A quadrilha dos estudantes, que vem ensaiando há duas semanas, conta com 15 casais, coreografias e muita animação. Os ensaios estão na responsabilidade do Marcador Arinaldo Araújo, aluno de Jornalismo, responsável pela escolha das músicas e ensaia o grupo para a realização das coreografias. Arinaldo é um dos primeiros dançarinos da quadrilha junina Cafundó do Brejo, vencedora de prêmios estaduais e nacionais, e um dos fundadores da Caipiras do Borocoxó também premiada em concursos de quadrilhas. Ele conta que o publico poderá esperar da quadrilha muita alegria e empenho dos participantes. "Vamos apresentar passos tradicionais, simples, porém, bem elaborados e que vão remeter as pessoas as origens das quadrilhas juninas, das festas na roça e do sertão", antecipa.
O marcador conta também que a quadrilha tem um diferencial por ser composta por pessoas de diferentes cursos, estilos e gostos musicais. "Temos dançarinos que nunca dançaram quadrilha, que nunca dançaram forró, mas que estão se esforçando e saindo de sua zona de conforto para contribuir com este momento de descontração, alegria e união entre os alunos da UFT", conclui
Redes Sociais