Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Palestras e debates movimentam as comemorações de dez anos do PPGDR
Início do conteúdo da página
CELEBRAÇÃO

Palestras e debates movimentam as comemorações de dez anos do PPGDR

Por Samuel Lima | Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 18h31 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 10h40

Mesa da noite de abertura oficial das comemorações de dez anos do PPGDR (Foto: Samuel Lima/Dicom)Mesa da noite de abertura oficial das comemorações de dez anos do PPGDR (Foto: Samuel Lima/Dicom)Tendências para Pesquisa e Pós-Graduação na área de Planejamento Urbano e Regional no Brasil e o papel da universidade no desenvolvimento regional foram algumas das temáticas debatidas nesta quarta-feira (22) durante o Seminário “PGDR-UFT - 10 anos promovendo o Desenvolvimento Regional”. O Seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR); a abertura oficial ocorreu na noite de terça-feira, no auditório do Bloco IV, e o evento prossegue até a tarde de quinta-feira (23).

Durante a manhã desta quarta-feira, mestrandos e doutorandos puderam participar de palestras abordando temas relacionados com as linhas de pesquisa do PPGDR. As tendências para pesquisa em Planejamento Urbano e Regional foram a tônica da palestra do professor Rainer Randolph, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com participação do professor Alex Pizzio (PPGDR/UFT) e professor Cidoval Morais de Souza (Universidade Estadual da Paraíba), como debatedores.

Numa segunda mesa-redonda o tema debatido foi "O Papel da Universidade no Desenvolvimento Regional", com a professora Mônica Rocha Silva (PPGDR/UFT) e a vice-reitora, e também professora, Ana Lúcia Medeiros. A tarde desta quarta-feira foi reservada para uma reunião de planejamento da 4ª edição do Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (Sedres 2018).

Abertura oficial
Durante a abertura oficial do Seminário, a vice-reitora, professora Ana Lúcia de Medeiros, destacou a importância do Programa em suas contribuições para o desenvolvimento do estado do Tocantins. "O PPGDR é um dos casos de sucesso da UFT. Tem desenvolvido ações extraordinárias e reflete o compromisso que a UFT tem também na contribuição ao desenvolvimento do Tocantins", disse.

O coordenador do Programa, professor Waldecy Rodrigues, ao historiar a trajetória do PPGDR, enfatizou que mais de uma centena de profissionais já obtiveram a formação na modalidade stricto sensu (mestrado e doutorado) e a produção acadêmica do Programa o tem destacado em nível nacional. "Estamos em segundo no país na produção de artigos entre os mestrados acadêmicos e na quarta posição entre os mestrados profissionais", frisou.

Além de Ana Lúcia e Rodrigues, compuseram a mesa de abertura do Seminário o professor Alex Pizzio (vice-coordenador do PPGDR); professor Guilherme Nobre, diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq), representando o pró-reitor Raphael Sanzio Pimenta; e a diretora da Escola Legislativa, Maria de Jesus.

Ainda durante a noite ocorreu a palestra "Desenvolvimento Municipal - Experiências e Relatos", com o professor Dr. Jandir Ferreira de Lima e, após as considerações do docente convidado, ocorreu uma mesa-redonda com a vice-reitora Ana Lúcia e o professor do PPGDR, Nilton Marques, acerca da temática abordada na palestra.

Após a parte acadêmica, alunos estrangeiros do Programa proporcionaram aos participantes da abertura do Seminário uma degustação de pratos típicos de seus países de origem. Receitas como a Cachupa (Cabo Verde), Arepa e Masato (Colômbia) e Baleadas (Honduras) foram apresentadas.

 

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home,PPGDR
Fim do conteúdo da página