Documentário homenageia moradora que se dedica à arborização urbana
A cerimônia de abertura da semana acadêmica de Arquitetura e Urbanismo contou com a apresentação de um documentário, que apresenta a trajetória de uma figura consciente quando se trata de cuidar de seu ambiente habitacional.
Gelci de Sousa Gomes tem 75 anos seis filhos e nove netos, mora na cidade de Palmas (TO) desde de 2012. Nascida nos arredores de Almas (TO), ela planta árvores desde sua infância. Nas quatro cidades que habitou deixou seu legado de trazer a natureza ao urbano. Ao todo, só em Palmas, já plantou 55 árvores, das variedades mangaba, acaí, caju, manga, goiaba, lima, limão, angica, cega-machada, entre outras.
Gelci tem uma história como plantadora e regadora e do que deve ser praticado por aqueles que se preocupam com o bem estar de todos ao seu redor. O assunto abordado no documentário é relevante e condiz com a Semana Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo, que traz o tema "da cidade ao edifício: Conforto e eficiência energética".
"A consciência de quem mora na cidade, é essencial para que seja agregado conforto para todos os agregados no ambiente social urbano", diz Douglas Patrick, do curso de Arquitetura e Urbanismo. Ele, que faz parte da organização do evento e é o produtor do documentario, comenta que a protagonista exerce um papel social de que todo mundo deveria ter consciência e de que o poder público deveria ter a preocupação maior quanto à arborização na cidade.
Confira o banner com a programação do evento:
Veja aqui fotos da abertura do Semanau 2018:
Redes Sociais