Acadêmicos da UMA ganham Laboratório de Exercício Físico e Envelhecimento
Os acadêmicos do Programa de Extensão Universidade da Maturidade (UMA) já podem usufruir do Laboratório de Exercício Físico e Envelhecimento (Labefe). A inauguração do novo espaço ocorreu às 14h, e fica no mesmo prédio da UMA, no Câmpus da UFT em Palmas. A solenidade de inauguração contou com a presença da vice-reitora da UFT, professora Ana Lúcia de Medeiros e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, professor Raphael Sanzio Pimenta.
Segundo o coordenador da UMA, professor Luiz Sinésio Silva Neto, o laboratório objetiva analisar o efeito do exercício físico no processo de saúde e doença dos idosos. “É importante destacar que a grande justificativa do Labefe é que exercício físico é a principal estratégia para prevenção e tratamento de doenças que acometem os idosos e dessa maneira irá, por meio das pesquisas, promover uma longevidade saudável aos participantes”, ressaltou.
Silva Neto disse que neste mês de agosto já foram realizados os pré-testes, que são exames de coração, como eletrocardiograma, com os acadêmicos para saber se eles estão aptos a serem atendidos pelo laboratório. Os atendimentos terão inicio no mês de setembro onde será realizado um protocolo de treinamento validado na literatura científica.
Redes Sociais