Lançamento do Livro "Pinturas Corporais Apinajé" será nesta quarta (5)
Será lançado nesta quarta-feira (5), pela editora da UFT (EdUFT) o livro do antropólogo Odair Giraldin, intitulado "Pinturas Corporais Apinajé". A elaboração da obra é fruto de mais de 20 anos de pesquisa sobre os saberes e conhecimentos do povo Apinajé, localizado ao norte do Tocantins.
O lançamento será no Câmpus de Porto Nacional, durante a realização da mesa-redonda: "Povos Indígenas e conhecimentos Tradicionais" da Semana Acadêmica do curso de Ciências Sociais na sala 210, bloco X, a partir de 14h. Serão sorteados dez exemplares da obra entre os presentes.
O livro traz desenhos gráficos que explicam como a pintura deve ser feita no corpo, assim como materiais utilizados e informações sobre a situação social em que a pintura é usada. A obra traz também retratos feitos pelo próprio pesquisador das pinturas na pele dos indígenas.
O autor, ao comentar sobre a importância da leitura do livro, diz que, "o desejo é fazer com que esse conhecimento dos Apinajés seja preservado para eles mesmos, sobretudo as gerações mais novas". Sobre a distribuição ele fala que terão acesso ao trabalho as escolas indígenas e estudantes Apinajés. Giraldin diz que espera que os leitores se influenciem de forma positiva com a leitura desta obra. "Alguns exemplares serão enviados a pesquisadores e instituições no Brasil e no exterior", finaliza.
Caracteres do livro:
Pinturas corporais masculinas
Nome da Pintura: Kame Japê
Para a pintura foi utilizado o jenipapo (mroti) ou pau de leite (pàr hôc), carvão vegetal para a cor preta, urucum (pý) para a cor vermelha.
Leia mais:
Pesquisador da UFT é premiado pelo Iphan por livro que cataloga as pinturas Apinajé
Redes Sociais