Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Mestrado e Doutorado em Modelagem Computacional de Sistemas lança edital de seleção
Início do conteúdo da página
Seleção

Mestrado e Doutorado em Modelagem Computacional de Sistemas lança edital de seleção

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 17 de Julho de 2019, 10h54 | Última atualização em Quinta, 18 de Julho de 2019, 08h56

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas divulgou dois editais de seleção. Um deles estará com inscrições abertas no período de 26 de agosto a 13 de setembro de 2019. Serão ofertadas 10 (dez) vagas, para ingresso no segundo semestre de 2019, sendo duas vagas no doutorado para servidores efetivos da UFT, outras duas vagas para ampla concorrência no doutorado, três vagas para servidores da UFT no mestrado e três para ampla concorrência, também no mestrado.

A taxa de inscrição é de R$ 150,00 e deverá ser pago até o dia 13 de setembro de 2019, por meio de Guia de Recolhimento da União, a ser emitida na ocasião da inscrição. Acesse o edital de ampla concorrência aqui

Seleção em parceria com o TRE

O outro edital lançado em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas é referente ao Termo de Execução Descentralizada – TED Nº 001/2019 entre o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins e a UFT. Neste processo seletivo serão ofertadas oito vagas para servidores do TRE-TO, sendo seis vagas destinadas a servidores efetivos em exercício no TRE-TO para o mestrado e duas vagas são destinadas a servidores efetivos em exercício no TRE-TO para o curso de doutorado.

Os interessados devem se inscrever no período de 05 a 16 de agosto, na Secretaria do Programa Profissional em Modelagem Computacional de Sistemas, situada no Câmpus da de Palmas, Bloco Bala II, sala 18, das 9h do dia 05 às 11h59 do dia 16. 

No caso desta seleção, os projetos de pesquisa deverão focar em um ou mais dos seguintes temas: a) Criar modelos computacionais a partir de dados oriundos dos sistemas eleitorais; b) Analisar e promover soluções computacionais para aprimoramento do sistema eleitoral; c) Otimizar os recursos tecnológicos já existentes, a partir de uma visão crítica e holística; d) Modelar plataformas de apoio a tomada de decisão.

Confira aqui o edital de seleção em parceria com o TRE. 

 Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional de Sistemas está inserido na modalidade Profissional e pertence ao comitê de área Interdisciplinar da CAPES e tem definida uma única área de concentração – Governança e Modelagem Computacional: Governança digital das organizações, com abordagem interdisciplinar.

O programa conta com duas linhas de pesquisa: Modelagem e Otimização de Sistemas e Governança Digital. A primeira trata da elaboração de modelos teóricos de sistemas físicos e sua análise através de simulações computacionais; da solução otimizada de sistemas complexos; da elaboração e descrição de metodologias e de modelos quantitativos de sistemas complexos, sua implementação e avaliação. Envolve a pesquisa em otimização e simulação de conhecimento em diferentes áreas, abrangendo o uso de modelos matemático-computacionais e de técnicas de otimização, numa perspectiva de apoio a processos decisórios. Essa linha de pesquisa também visa a análise e síntese de Ambientes Computacionais em sistemas multidisciplinares. A linha de pesquisa envolve a concepção, especificação e desenvolvimento de ambientes e ferramentas de apoio a tomada de decisão em processos de ecossistemas. Tem o objetivo de projetar, analisar e implementar modelos computacionais. Ênfase empírica (guiada a dados) e modelos mecanicistas que abordam uma hierarquia de escalas e processos.

E a linha de Governança Digital , trata do desenvolvimento de metodologias, técnicas e processos para a governança digital das organizações, com abordagem interdisciplinar. Envolve a transformação digital das organizações, com vistas ao pleno exercício da cidadania no mundo digital e à prestação de serviços à sociedade. Os fundamentos transformadores da ciência digital estão balizados na gestão e economia baseada em dados, na conectividade de dispositivos tecnológicos, em novos modelos de negócio, e na cidadania; promovendo pesquisa, desenvolvimento e inovação. Esta linha visa a formação de competências educacionais e profissionais adequadas à economia digital; e a inserção da cidadania digital.

Quer conhecer mais sobre o programa? Entre no site www.uft.edu.br/ppgmcs.

registrado em:
marcador(es): Home,PPGMCS
Fim do conteúdo da página