UFT e Ucebol (Bolívia) discutem termo de cooperação internacional
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) recebeu, nesta quinta-feira (8), a comitiva da Universidad Cristiana de Bolivia (Ucebol) para discussão de termo de cooperação entre as duas instituições. A instituição privada boliviana possui cerca de 4 mil estudantes brasileiros, principalmente nas áreas de saúde.
Intermediado pelo professor Valdir Odorizzi, do colegiado de Medicina, o encontro teve a presença do reitor Luís Eduardo Bovolato, da vice-reitora Ana Lúcia de Medeiros e representantes das pró-reitorias de Graduação e de Pós-Graduação e Pesquisa, além da Coordenação de Relações Internacionais (Relinter).
Através da exibição de um vídeo institucional, o reitor apresentou o desenvolvimento da UFT nesses 16 anos de história. Na avaliação de Bovolato, as instituições têm experiências interessantes para agregarem à outra. “Tenho certeza de que esse contato será muito produtivo”.
Demandas da cooperação
Entre as demandas discutidas estão mobilidade acadêmica, revalidação de diplomas ou dupla titulação, pós-graduação, internato e residência.
O professor Valdir também apresentou a possibilidade de implantação de um hospital de médio porte, no valor aproximado de R$ 12 milhões, com gestão compartilhada entre ambas as instituições.
O reitor da Ucebol, Soo Hyun Chung, comentou a expectativa de firmar o primeiro convênio com uma instituição federal. “Esperamos levar um acordo e que possamos levar também uma boa notícia para nossos jovens brasileiros que estudam com a gente”.
Redes Sociais