Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Programa Mais Vida lança pesquisa sobre impacto do isolamento social na rotina diária
Início do conteúdo da página
em tempos de Covid19

Programa Mais Vida lança pesquisa sobre impacto do isolamento social na rotina diária

Por Virgínia Magrin | Edição: Samuel Lima | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 18 de Junho de 2020, 15h54 | Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 15h55

Preocupados com a situação do bem-estar mental da comunidade acadêmica, o Programa Mais Vida, ligado à Pró-Reitoria de Graduação da UFT (Prograd), em parceria com a Universidade de Brasília (UNB), desenvolveu uma pesquisa para examinar o impacto do isolamento social na rotina diária de estudantes, docentes, técnico-administrativos e terceirizados da instituição.

Os dados coletados são confidenciais e serão utilizados na elaboração de orientações para ajudar as pessoas que estejam sentindo desconforto emocional. Caso tenha interesse por acompanhamento psicológico e/ou institucional, você pode se identificar no questionário. As respostas são voluntárias e você pode acessar o questionário aqui.

Eder Ahmad Charaf Eddine, coordenador do Mais Vida e professor da UFT, explica que essa pesquisa é fundamental para conhecer a situação de bem-estar mental e o impacto que esse período de suspensão de calendário causou na rotina da comunidade acadêmica. “Produzir essas informações também poderá auxiliar na proposição de ações do programa e na identificação dos casos que merecem uma atenção maior. Esses dados e o apoio de todos são fundamentais para a melhoria da saúde física e mental da Comunidade Universitária”, enfatizou.

A psicóloga e pesquisadora Hareli Cecchin, também integrante do Mais Vida, explica ainda, que a cada 50 respostas será feito um painel com vários gráficos. “Com os dados vamos fazer o planejamento de acompanhamento psicológico, ou social para atendimento. Servidores e docentes serão atendidos via Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e estudantes, via Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. A intenção é não distanciar tanto da comunidade acadêmica neste momento de isolamento social e atender todos que estiverem precisando”, destaca a psicóloga.

Responda o questionário e receba atendimento, caso sinta necessário.

Faça parte do Mais Vida

Outra frente de trabalho que o Projeto Mais Vida está trabalhando é com o cadastro de voluntários. Para isso, o Comitê Gestor do Programa elaborou um formulário de cadastro de membros apoiadores. O apoiador do programa participa das discussões pelo grupo do WhatsApp e pelo e-mail, propõe, organiza e participa das atividades e ações, além de ser convidado para as reuniões programadas do Mais Vida.

Professor Eddine explica que a intenção do Comitê é levantar os apoiadores para estreitar a comunicação e criar um banco de pessoas que possam auxiliar no fomento de ações. “Precisamos da ajuda e do apoio de todos. Por isso, todas as áreas são bem-vindas, não estamos falando somente de propostas no campo da psicologia.  O Mais Vida é de todos e para todos”.

O cadastro de apoiador deve ser feito por meio de formulário. Para saber mais sobre o programa, acesse a página na internet, ou o perfil do Programa no Instagram.

registrado em:
Fim do conteúdo da página