Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Prograd promove ciclo de palestras sobre elaboração de projetos pedagógicos
Início do conteúdo da página
PPC

Prograd promove ciclo de palestras sobre elaboração de projetos pedagógicos

Por Poliana Macedo | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 05 de Novembro de 2020, 12h06 | Última atualização em Quinta, 05 de Novembro de 2020, 20h11

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UF) realiza, de 17 de novembro a 18 de dezembro, um ciclo de palestras online com orientações para elaboração de projetos pedagógicos de cursos. O treinamento é voltado para docentes da instituição.

Segundo informações da Prograd, o ciclo de palestras objetiva a excelência nos projetos pedagógicos, almejando um impacto positivo em todos os cursos de graduação. O treinamento surgiu da análise das condições atuais que permeiam a elaboração de PPCs na UFT, em que se constatou a necessidade de reformulação de materiais de apoio e criação de instrumentos, assim como uma revisão do fluxo processual que envolve a aprovação de um PPC.

Serão oferecidos aos docentes, durante todo o ciclo: manual de orientação para PPCs atualizado de acordo com os instrumentos de avaliação e com recomendações de preenchimento em todos os tópicos; arquivo modelo com todos os tópicos necessários; acesso sistematizado para a elaboração de matriz curricular e ementário; cartilhas de orientações específicas sobre itens com maior complexidade operacional e legal; reuniões explicativas sobre os materiais disponibilizados; apresentações de especialistas em organização-didático pedagógica e demais assuntos pertinentes aos PPCs; e, assessoria pedagógica individualizada aos cursos.

PPC

O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um objeto de amparo pedagógico e legal aos colegiados e ao âmbito institucional como um todo. Sua construção deve ser realizada apoiada nas instruções normativas, resoluções e demais documentos norteadores, mas principalmente, com o apoio especializado da UFT aos núcleos docentes estruturantes, apoio este já realizado, mas que toma dimensões amplas de capacitação condensada em um treinamento aos membros dos NDEs.

Programação

Data

Tema

Palestrantes

17/11/2020

Abertura

Dr. Luís Eduardo Bovolato

Dra. Ana Lúcia de Medeiros

18 e 20/11/2020

Legislação do ensino superior com foco em:

Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs.

Resoluções específicas dos cursos;

Documentos institucionais

 

Introdução ao manual de orientações - Projetos pedagógicos de Curso.

 

Ary Henrique de Oliveira e Eduardo Cezari

24/11/2020

Contexto Institucional

Contexto do curso

Organização Didático-Pedagógica

Políticas institucionais no âmbito do curso.

Objetivos do curso

Perfil profissional do egresso

Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa

 

Kátia Rose Oliveira de Pinho

26/11/2020

Estrutura curricular

Conteúdos curriculares

Equivalências e aproveitamentos curriculares

Migração curricular

 

Daniella Borges do Nascimento

01/12/2020

Bibliografia básica e complementar por Unidade Curricular (UC )

Relatório de adequação da bibliografia básica e complementar

 

EDSON DE SOUSA OLIVEIRA

03/12/2020

Políticas de inclusão e acessibilidade

 

Zaíra Nascimento de Oliveira

08/12/2020

Metodologia

Estágio curricular supervisionado

Atividades complementares

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

 

Patricia Medina

10/12/2020

Políticas de extensão

 

Maria Santana Milhomem

15/12/2020

Corpo docente e tutoria

Núcleo Docente Estruturante – NDE

Equipe multidisciplinar

Corpo docente e tutores: titulação, regime de trabalho, experiência profissional

Titulação, formação e experiência do corpo de tutores do curso

Interação entre tutores, docentes e coordenadores de curso a distância

 

Eduardo Cezari

17/12/2020

Infraestrutura

Eduardo Andrea Lemus Erasmo

18/12/2020

Atividades de tutoria

Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Material didático

Acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem

Integração com as redes públicas de ensino

Integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS )

Atividades práticas de ensino

 

Ary Henrique de Oliveira

 

registrado em:
marcador(es): Prograd,Home
Fim do conteúdo da página