Prograd promove ciclo de palestras sobre elaboração de projetos pedagógicos
A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da Universidade Federal do Tocantins (UF) realiza, de 17 de novembro a 18 de dezembro, um ciclo de palestras online com orientações para elaboração de projetos pedagógicos de cursos. O treinamento é voltado para docentes da instituição.
Segundo informações da Prograd, o ciclo de palestras objetiva a excelência nos projetos pedagógicos, almejando um impacto positivo em todos os cursos de graduação. O treinamento surgiu da análise das condições atuais que permeiam a elaboração de PPCs na UFT, em que se constatou a necessidade de reformulação de materiais de apoio e criação de instrumentos, assim como uma revisão do fluxo processual que envolve a aprovação de um PPC.
Serão oferecidos aos docentes, durante todo o ciclo: manual de orientação para PPCs atualizado de acordo com os instrumentos de avaliação e com recomendações de preenchimento em todos os tópicos; arquivo modelo com todos os tópicos necessários; acesso sistematizado para a elaboração de matriz curricular e ementário; cartilhas de orientações específicas sobre itens com maior complexidade operacional e legal; reuniões explicativas sobre os materiais disponibilizados; apresentações de especialistas em organização-didático pedagógica e demais assuntos pertinentes aos PPCs; e, assessoria pedagógica individualizada aos cursos.
PPC
O Projeto Pedagógico de Curso (PPC) é um objeto de amparo pedagógico e legal aos colegiados e ao âmbito institucional como um todo. Sua construção deve ser realizada apoiada nas instruções normativas, resoluções e demais documentos norteadores, mas principalmente, com o apoio especializado da UFT aos núcleos docentes estruturantes, apoio este já realizado, mas que toma dimensões amplas de capacitação condensada em um treinamento aos membros dos NDEs.
Programação
Data |
Tema |
Palestrantes |
17/11/2020 |
Abertura |
Dr. Luís Eduardo Bovolato Dra. Ana Lúcia de Medeiros |
18 e 20/11/2020 |
Legislação do ensino superior com foco em: Diretrizes Curriculares Nacionais – DCNs. Resoluções específicas dos cursos; Documentos institucionais
Introdução ao manual de orientações - Projetos pedagógicos de Curso.
|
Ary Henrique de Oliveira e Eduardo Cezari |
24/11/2020 |
Contexto Institucional Contexto do curso Organização Didático-Pedagógica Políticas institucionais no âmbito do curso. Objetivos do curso Perfil profissional do egresso Gestão do curso e os processos de avaliação interna e externa
|
Kátia Rose Oliveira de Pinho |
26/11/2020 |
Estrutura curricular Conteúdos curriculares Equivalências e aproveitamentos curriculares Migração curricular
|
Daniella Borges do Nascimento |
01/12/2020 |
Bibliografia básica e complementar por Unidade Curricular (UC ) Relatório de adequação da bibliografia básica e complementar
|
EDSON DE SOUSA OLIVEIRA |
03/12/2020 |
Políticas de inclusão e acessibilidade
|
Zaíra Nascimento de Oliveira |
08/12/2020 |
Metodologia Estágio curricular supervisionado Atividades complementares Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
|
Patricia Medina |
10/12/2020 |
Políticas de extensão
|
Maria Santana Milhomem |
15/12/2020 |
Corpo docente e tutoria Núcleo Docente Estruturante – NDE Equipe multidisciplinar Corpo docente e tutores: titulação, regime de trabalho, experiência profissional Titulação, formação e experiência do corpo de tutores do curso Interação entre tutores, docentes e coordenadores de curso a distância
|
Eduardo Cezari |
17/12/2020 |
Infraestrutura |
Eduardo Andrea Lemus Erasmo |
18/12/2020 |
Atividades de tutoria Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no processo ensino-aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Material didático Acompanhamento e de avaliação dos processos de ensino-aprendizagem Integração com as redes públicas de ensino Integração do curso com o sistema local e regional de saúde (SUS ) Atividades práticas de ensino
|
Ary Henrique de Oliveira |
Redes Sociais