15 anos de UMA: "Agentes Transformadores", a expansão do projeto em solo tocantinense
E por que não expandir? O projeto de extensão intitulado Universidade da Maturidade (UMA) convida a sociedade para um olhar distante dos estereótipos criados a respeito do envelhecer, que vai muito além do processo natural do ciclo da vida.
O programa que, nesta sexta-feira (26), estará no auge dos seus 15 anos de história, propicia à população idosa uma velhice saudável num espaço de convivência social onde se adquire novos conhecimentos voltados para o envelhecer e à tomada de consciência da importância da participação do idoso na sociedade.
O projeto que já teve suas atividades realizadas nas cidades de Tocantinópolis, Miracema, Gurupi, Brejinho de Nazaré e Arraias, no estado do Tocantins, também conquistou espaço em Capina Grande (PB), na Universidade Federal do Paraná, Universidade do Amapá e Universidade de Brasília.
Atualmente o projeto tem seus trabalhos sendo realizados apenas em solo tocantinense, nos polos de Araguaína, Dianópolis, Palmas e Porto Nacional, com 400 idosos sendo contemplados com suas atividades em todo o estado.
UMA Palmas
Uma nova forma de viver a velhice nasceu em Palmas, no dia 13 de fevereiro de 2006. Com 50 vagas ofertadas e 350 inscritos, já era possível notar o quanto o projeto estava surgindo para mudar vidas. Ainda em 2006, ocorreu a Aula Magna no auditório do SENAC-TO, e quatro anos depois, em 2010, foi inaugurada a sede definitiva da UMA, no Câmpus da Universidade Federal do Tocantins, em Palmas.
UMA Araguaína
O polo da UMA em Araguaína já foi iniciado com um verdadeiro marco no projeto com a seleção de aproximadamente 140 acadêmicos em sua primeira turma. 19 de dezembro de 2011 é a data em que a Universidade da Maturidade passou a fazer parte da história do Município.
UMA Dianópolis
Com parceria firmada por meio do convênio entre a Prefeitura Municipal e a Universidade Federal do Tocantins, a UMA teve suas atividades iniciadas na cidade de Dianópolis no dia 22 de agosto de 2019, no Clube da Melhor Idade, localizado no município.
No dia 02 de setembro de 2019, foi realizada a primeira aula do projeto, com o tema "A arte do pensar na velhice". Segundo um dos coordenadores locais, Wesquisley Vidal de Santana, "a UMA em Dianópolis veio realizar sonhos, proporcionar uma melhor qualidade de vida no processo de envelhecimento humano".
Ainda segundo o coordenador, a parceria valoriza a comunidade local, estimulando a pessoa idosa a continuar exercendo sua cidadania com empoderamento na busca de novos conhecimentos.
O polo de Dianópolis foi sede do Seminário de Tecnologia Social Educacional para velhos do estado do Tocantins, onde promoveu conferência sobre pautas importantes como envelhecimento bem sucedido, inclusão social, e outros.
UMA Porto Nacional
A primeira turma do polo de Porto foi em 2009/2010, depois houve uma interrupção no projeto e as atividades foram retomadas somente em 05 de dezembro de 2018, e seguem ativas até hoje.
Segundo a professora do polo, Quinara Resende, a UMA "proporciona aprendizado e compartilhamento das experiências de vida e conhecimentos adquiridos da população da terceira idade de Porto Nacional. Mantendo-os ativos e os tornando agentes transformadores", afirma.
Com aproximadamente 60 alunos ativos no programa, a professora define a UMA como um pilar do envelhecimento ativo.
Leia mais
- 15 anos de UMA: projeto atende cerca de 400 idosos no Tocantins
- 15 anos de UMA: A história do curso onde "é preciso saber viver!"
Redes Sociais