Câmpus de Tocantinópolis promove I Colóquio Freiriano de Educação do Tocantins
O colegiado de Pedagogia do Câmpus de Tocantinópolis e o Núcleo de Educação, Desigualdade Social e Políticas Públicas em Palmas (Neped) promovem o I Colóquio Freiriano de Educação do Tocantins. O evento ocorrerá no dia 11 de junho, por meio da plataforma digital Google Meet e terá certificado de 8 horas para os participantes.
As inscrições estarão abertas entre os dias 15 a 21 de maio e serão feitas por meio de formulário no Google Forms, que será disponibilizado em breve. O Colóquio é destinado aos alunos de graduação, mestrado, doutorado, profissionais da educação em geral e demais pessoas interessadas.
A finalidade do I Colóquio Freiriano é celebrar os 100 anos do educador Paulo Freire, sua vida e obra educativa e seu reconhecimento como Patrono da Educação Brasileira, pela Lei n° 12.612/2012. De acordo com Fabíola Andrade Pereira, organizadora do evento, reafirmar seu legado é necessário na tentativa de mostrar que a educação dialógica, por ele defendida, é a base de uma sociedade democrática, compreensão mais que urgente no contexto atual marcado pelo obscurantismo.
O evento contará com duas mesas temáticas: a primeira consiste dar destaque às experiências e conhecimentos sobre Paulo Freire em diferentes espaços (Movimentos/ Escolas/ONGs/ Universidade); e a segunda abordará a importância de Paulo Freire nos cursos de formação de professores, por meio de um diálogo entre os cursos de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. A proposta é ter subsídios para revelar o lugar que Paulo Freire ocupa ou não na Formação de Professores na principal Universidade Pública Estado do Tocantins.
Integração
Além disso, o I Colóquio tem como propósito a realização da I Mostra Temática Virtual sobre Paulo Freire do Tocantins e publicação do livro: UMA história que começou há 15 anos: o que vi, vivi e senti. A obra que traz uma escrita reflexiva por meio de cartas pedagógicas, inspiradas na experiência de Freire, que busca em certa medida comemorar os 15 anos da Universidade da Maturidade do Tocantins, um programa de extensão nascido em 2006.
Organização
O evento conta com a organização da professora Fabíola Andrade Pereira (UFT/UFNT-Tocantinópolis) e do professor Carlos da Silveira Freire (UFT/Palmas), além disso tem a parceria Cátedra Paulo Freire (Tocantins) e da Universidade da Maturidade (UMA).
Redes Sociais