Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Veterinária está em alta – e a UFT tem vaga no Curso para você!
Início do conteúdo da página
Entre as profissões mais bem pagas da Saúde

Veterinária está em alta – e a UFT tem vaga no Curso para você!

Por Gihane Scaravonatti | Publicado: Segunda, 29 de Março de 2021, 11h10 | Última atualização em Quarta, 09 de Junho de 2021, 13h15

Veterinário é o profissional que cuida da saúde dos nossos bichos de estimação, certo? Sim, é isso – mas não somente. O médico veterinário cuida da saúde e bem-estar de animais de todos as espécies, portes e nos mais diversos ambientes – além de atuar, por exemplo, na agroindústria, na produção saudável de alimentos de origem animal, na preservação da saúde pública... Enfim, está aí uma profissão super versátil, cujo mercado está aquecido e em expansão.

Medicina Veterinária: entre as profissões mais bem pagas da Saúde, num mercado aquecido

O Curso de Medicina Veterinária (turno integral) da UFT está localizado no Câmpus de Araguaína. Para se formar na profissão, são necessários 5 anos de estudo (10 semestres letivos). Inserido na área de Ciências Agrárias, o Curso oferta uma gama variada de disciplinas, que passam por conteúdos relacionados à biologia, química, física, morfofisiologia, anatomia e uma série de outros (você pode conferir todas as disciplinas estudadas aqui).

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o profissional de Medicina Veterinária é um dos mais bem pagos da área de Saúde. Além disso, o mercado pet no Brasil, por exemplo - segmento em que também se inserem os médicos veterinários -, é o segundo maior do planeta, perdendo apenas para os Estados Unidos, segundo a mais conceituada revista de negócios do mundo: a Forbes. Anualmente, bilhões de reais movimentam o mercado pet brasileiro - e em um nicho que está em excelente expansão.  

Mercado de trabalho na região

"Nosso curso é muito versátil e o profissional formado pode atuar em várias frentes", diz a coordenadora de Medicina Veterinária da UFT, Andressa Francisca Silva Nogueira. "E, especificamente, no Tocantins, um dos ramos em que muitos de nossos egressos se inserem é o agropecuário - no atendimento clínico, por exemplo, de animais de produção e demais ramos que envolvem toda a cadeia produtiva", explica. 

Outro campo em destaque na região, segundo a coordenadora, são os serviços veterinários de perícia e inspeção (nos setores de venda de carne, por exemplo). Mas, também conta ela, um setor que ganhou grande relevância atual para a profissão é o da saúde pública, motivado pelo contexto da pandemia da Covid-19: "Temos egressos que pesquisam e trabalham com as questões da saúde pública e, mais do que nunca, somos reconhecidos pelos profissionais da Saúde que também somos", frisa Andressa. 

Para além do contexto local, o médico veterinário pode atuar em clínicas e hospitais veterinários, com o atendimento e cirurgia de animais domésticos, comércio de produtos do setor, medicina alternativa (fisioterapia, acupuntura para animais), entre diversas outras possibilidades. 

Sabia que a UFT tem clínica aberta à comunidade? 

A clínica do Curso de Veterinária da UFT conta com serviços de consulta, diagnóstico, cirurgia, entre outros. O atendimento é aberto à comunidade, e são cobrados valores mais em conta dos que os comumente praticados no mercado - embora todos dentro da tabela de preços praticados pela classe, que é fiscalizada pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV). A clínica recebe cães, gatos, outros bichos de estimação, espécies selvagens, animais de pequeno e grande porte, em geral, etc. 

Acesse a matéria Clínica Veterinária da UFT retorna normalmente seu atendimento por meio de agendamento e confira todos os serviços ofertados pela unidade e como realizar o agendamento para o seu amigo animal.   

 
 
Inscreva-se no PSC 2021/1

Uma das possibilidades de ingresso no Curso de Medicina Veterinária da UFT é por meio do Processo Seletivo Complementar (PSC) 2021/1. São ofertadas 20 vagas para o Curso, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. As inscrições ocorrem de 29 de março a 5 de abril de 2021

Confira mais detalhes na matéria Lançado edital do Processo Seletivo Complementar (PSC 2021/1) com 948 vagas para graduação

Inscreva-se no SiSU 2021/1

Outra chance de ingresso é via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que terá inscrições abertas de 06 a 09 de abril. Para Medicina Veterinária, são também ofertadas 20 vagas, divididas nas modalidades de Ampla Concorrência, Ações Afirmativas UFT (Indígenas e Quilombolas) e Sistema de Cotas para Escolas Públicas. A seleção é feita exclusivamente com base nos resultados obtidos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), referente ao ano de 2020.

Confira mais detalhes na matéria UFT divulga oferta de 947 vagas para graduação via SiSU 2021/1.

registrado em:
Fim do conteúdo da página