Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o Seminário de Formação Docente e Práticas Pedagógicas: Experiência com o Pibid
Início do conteúdo da página
ONLINE

Inscrições abertas para o Seminário de Formação Docente e Práticas Pedagógicas: Experiência com o Pibid

Por Bruna Santos / Edição: Poliana Macedo | Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 09h46 | Última atualização em Terça, 15 de Junho de 2021, 17h15

O Seminário de Formação Docente e Práticas Pedagógicas com a Educação Física e a Pedagogia no Contexto de Pandemia: experiências com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), tem como objetivo, abrir espaço de aproximação entre os estudantes de licenciatura e os professores que atuam na Educação Básica.

O evento ocorrerá nos dias 24 e 25 de junho, no formato on-line por meio de  videoconferências com a realização de atividades como: minicursos, oficinas e apresentações culturais 100% digital. Os participantes interessados podem realizar suas inscrições por meio do link: https://palmas.uft.edu.br/sisma/plataformaevento/ac-tocantinopolis20211 .

O Seminário proporcionará grande visibilidade às experiências compartilhadas pelos participantes do PIBID, promovendo troca de conhecimento entre os membros do evento.

Confira abaixo, o cronograma do evento:

Dia 24 de junho – Quinta-feira

  •  8h00 –Abertura Oficial
  • 9h00 – Conferência de Abertura

Tema: EDUCAÇÃO ESCOLAR E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA

Conferencista:

Profª. Drª. Sâmara Carla Lopes Guerra de Araújo – (Gestrado/UFMG) 

Mediador:

 Prof. Dr. Cleomar Locatelli - (UFT)

  • 11h00 - Apresentação Artístico-Cultural

Apresentação Cultural

AKWE

Participante

Edivan kreamzu Xerente

Proposta

Dança e cântico indígena

Recursos

Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet

 

Apresentação Cultural

APRESENTAÇÃO MUSICAL

Participante

Tiago de Oliveira Souza

Proposta

Apresentação musical

Recursos

Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet

 

  • 14h00 – 17h00 -Apresentação de Trabalhos – Comunicação oral

Salas – 01 – 02 -03 – 04

 

  • 17h00 - Apresentação Artístico-Cultural

 

Apresentação Cultural

IMAGINAR E VOAR

Participantes

Danielle Rocha Sousa e Alba da Cunha Sousa

Proposta

Atividade com fantoches que visa estimular interação em conjunto e a imaginação na construção de uma história. Com base na afirmação de Manoel de Barros, famoso poeta do século XX, "o olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. E é preciso transver o mundo". A imaginação o tornou grande escritor e a mesma pode nos tornar além. Incentivar a imaginação é dar asas ao futuro!

Recursos

Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet

 

  • 19h00 - Palestra

 

Tema: DESAFIOS DO ENSINO REMOTO: EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM A EDUCAÇÃO FÍSICA

Palestrante:

Profª. Drª. Raquel Firmino Magalhães Barbosa (Colégio Pedro II/RJ)

Mediadora:

 Profª Drª. Bethânia A. C. Zandomínegue - (UFT)

 

Dia 25 de junho - Sexta-feira

 

  • 8h00 – 11h00 – Mini cursos/Oficinas

 

Mini curso

Ferramentas Digitais para aulas remotas

Ministrante

Rodrigo Ferreira Brandão (EF/UFT)

Hora

8h00 – 11h00

Proposta

Contextualizar as tecnologias disponíveis para professores e alunos em tempo de pandemia, abordando a importância da mesma na formação e expansão do conhecimento. Ensinar na prática como elaborar aulas no Power Point, vídeos, edições no Sony Vegas Pro, entre outras ferramentas digitais que venham a agregar no processo de formação de professores e alunos nas aulas remotas, contribuindo de forma positiva em todo âmbito educacional.

Recursos

Notebook, Tablet ou celular

 

Mini curso

Tertúlia Dialógica Literária: construção coletiva de significado e aproximação com a cultura clássica universal

Ministrantes

Dilsilene Maria Ayres de Santana, Léia Rodrigues de Carvalho Souza, Joelcia Diniz Tereza de Oliveira, Samara Pedrina Rodrigues Nunes

Hora

8h00 – 12h00

Proposta

A Tertúlia Dialógica Literária é uma atividade cultural e educativa desenvolvida a partir da leitura de livros da literatura clássica universal em grupos. A finalidade não é apenas interpretar o que diz o autor ou a autora do texto, senão tomar a obra como referência para falar sobre a vida e a humanidade – descolonizando o conhecimento. O objetivo principal de uma Tertúlia Dialógica Literária é promover espaços de diálogo igualitário. Para tal, guia-se por sete princípios da aprendizagem dialógica. Objetivo do mini-curso: difundir a prática da Tertúlia Dialógica Literária com uma tecnologia social capaz de auxiliar a aprendizagem instrumental e na formação humana de crianças, jovens e adultos, a partir da vivência no Núcleo do PIBID PedPalmas/UFT/CAPES/MEC/2020

Recursos

Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet.

 

 Oficina

Danças urbanas

Ministrante

Emily Cristina Pereira de Almeida (EF/UFT)

Hora

9h00 – 11h00

Proposta

Proporcionar aos profissionais da educação e acadêmicos vivências práticas das danças urbanas neste contexto remoto.

Recursos

Notebook, Tablet ou celular com acesso à internet.

 

  • 14h00 – 17h00 – Mini Cursos/Oficinas

 

Mini curso

Apropriando do Google Classroom como recurso pedagógico

Ministrante

Prof. Ms Jéferson Muniz Alves Gracioli –(Pedagogia/UFT/Tocantinópolis)

Profª. Ms Géssica Gonçalves Santos (CEAE/Tocantinópolis)

Hora

14h00 – 17h00

Proposta

O Google Classroom é uma sala de aula on-line do Google, em que alunos e professores podem realizar encontros virtuais para a realização de aulas à distância. O minicurso sobre o Google Classroom tem como propósito apresentar as funcionalidades da plataforma, bem como abordar os aspectos centrais, tais como: os primeiros passos para criação da sala de aula; como criar avisos, tarefas, turmas; como fazer perguntas, passar tarefas; como personalizar a turma; e entendendo o código da turma. O objetivo é ampliar as possibilidades dos professores para apropriarem desta plataforma ao desenvolverem seus conteúdos escolares.

Recursos

Computador com acesso à internet.

 

 

Mini curso

Experiências com a dança em tempos de pandemia

Ministrante

Wellington Mota de Sousa

Hora

14h00 – 17h00

Proposta

A proposta desse minicurso é proporcionar um conhecimento do próprio corpo, de modo a levar o sujeito a comunicar-se e relacionar-se melhor consigo mesmo, com o meio e com o outro.

Recursos

Espaço para vivência prática, computador, celular ou tablet, acesso à internet, roupas confortáveis.

 

  • 19h00 – 22h00- Mini Cursos/Oficinas

 

Mini curso

Corpo, dança e educação

Ministrante

Profª Dra Bethânia A. C. Zandomínegue (EF/UFT/Tocantinópolis)

Hora

19h00 – 22h00

Proposta

Ensino da dança na escola. A dança educativa. O corpo e o movimento na dança educação. Possibilidades para aulas de Educação Física.

Recursos

Espaço para vivência prática, computador, celular ou tablet, acesso à internet, roupas confortáveis.

 

Mini curso

Esporte educação

Ministrante

Profª Ms. Orranette Pereira Padilhas (EF/UFT/Tocantinópolis)

Hora

19h00 – 22h00

Proposta

Propiciar uma compreensão geral dos princípios do esporte educação e suas possibilidades de aplicação na escola. Discutir possibilidades para trabalho dos princípios do esporte educação no Atletismo, em período de pandemia.

 

Recursos

Computador com acesso à internet e as ferramentas do office (Word e Excel)

 

 

Fim do conteúdo da página