Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > HDT-UFT promove curso sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis para professores em formação
Início do conteúdo da página
DEZEMBRO VERMELHO

HDT-UFT promove curso sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis para professores em formação

Por Daianni Parreira (HDT) | Edição: Samuel Lima (Sucom) | Publicado: Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 12h36 | Última atualização em Sexta, 03 de Dezembro de 2021, 16h43

Ação Dezembro Vermelho (Foto: Daianni Parreira / UCS-HDT-UFT)Na quarta-feira, 1º de dezembro, data em que se celebra o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS, o Hospital de Doenças Tropicais da Universidade Federal do Tocantins (HDT-UFT) ofertou o curso de Formação e Informação sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) para 21 acadêmicos de licenciatura da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), com intuito de fomentar ação integrativa, ensino e extensão. A Unidade de Saúde fica no município de Araguaína (TO) e faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

De acordo com o coordenador geral do evento e chefe do Setor de Ensino, professor Wagner Mariano, o curso abordou aspectos conceituais, históricos, diagnóstico e tratamento das principais ISTs contemporâneas tais como: herpes genital, sífilis, gonorreia, infecção pelo HIV, infecção pelo Papilomavírus Humano (HPV), hepatites virais B e C.

“Os jovens de 15 a 19 anos estão em uma faixa considerada de maior risco para ISTs, isso porque a adolescência envolve o desejo de autonomia, com relações com múltiplas parcerias sexuais, uso menos frequente de preservativos e uso de drogas durante a prática sexual. Considerando que essa faixa etária está em idade escolar e que o tema é transversal segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a capacitação foi pensada para atender esse público”, disse Mariano.

Para a enfermeira Raquel de Sousa Andrade Fernandes, chefe da Unidade de Doenças Infectoparasitárias, o intuito da ação de capacitar multiplicadores sobre a temática foi atingido. “A didática do conteúdo apresentado foi bem objetiva, bem dinâmica, com uma linguagem simples e os palestrantes foram simplesmente maravilhosos, profissionais com um currículo muito bom. Como hospital escola, cumprimos o nosso papel com louvor, iremos trabalhar para realizar mais projetos com essa parceria HDT e universidade, nesse formato de ensino”.

Participação

O estudante do 8º período de biologia, da Residência pedagógica, Elielson Evangelista ressaltou que o curso proporcionou momentos de muito conhecimento. “Muito importante para a formação do professor para que ele possa abordar essas temáticas dentro da sala de aula, compartilhando com os alunos e a sociedade. Resumidamente o curso foi perfeito, atendeu as minhas expectativas e estou agradecido”.

Milene Paixão é integrante do PET ciências naturais, e acadêmica do 7º período de química e fez o seguinte relato. “Acho muito importante para nós acadêmicos que estamos entrando nesta área de docência; tínhamos pouco conhecimento em relação ao tema abordado, então foi relevante para nós e para estarmos passando as informações para outras pessoas, tanto da comunidade acadêmica, quanto os meninos da educação básica, que é um público que vamos lidar bastante, para levar informações corretas sobre as ISTs, pois ainda vivemos um tabu atualmente”.

Já a acadêmica do segundo semestre de biologia e integrante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Claudete Moraes Barbosa, enfatizou a importância de aprender a melhor forma de ensinar e de trabalhar com esse jovem no futuro, trazendo para ele todas as informações corretas sobre as formas de prevenção e tratamento das ISTs. “O curso foi excelente e agregou tanto aprendizado que a gente se emociona e fica gratificado”.

Organização

O evento foi realizado pela Gerência de Ensino e Pesquisa (Setor de Ensino e Pesquisa), em parceria com a Gerência de Atenção à Saúde (Divisão de Gestão do Cuidado, Unidade de Doenças Infectoparasitárias e Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente) e Gerência Administrativa (Divisão de Gestão de Pessoas); e contou com o apoio da UFNT, por meio do Programa de Educação Tutorial Ciências Naturais, Programa de Iniciação à Docência (PIBID) Biologia e Residência Pedagógica Biologia.

Sobre a Rede Ebserh

O HDT-UFT faz parte da Rede Ebserh desde fevereiro de 2015. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede de Hospitais Universitários Federais atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

registrado em:
marcador(es): HDT,Home
Fim do conteúdo da página