Página inicial > Últimas Notícias > Programa de Formação Docente Continuada abre seleção
Profor

Programa de Formação Docente Continuada abre seleção

Por Virgínia Magrin | Publicado: Quarta, 27 de Abril de 2022, 09h38 | Última atualização em Quarta, 27 de Abril de 2022, 15h03

Sessenta vagas foram disponibilizadas para atividades formativas do Programa de Formação Docente Continuada (Profor), gerido pela Pró-reitoria de Gestão e desenvolvimento de Pessoas (Progedep). Há vagas para o curso de “Políticas públicas de ação afirmativa na universidade” e para oficina "Recursos educacionais abertos e curadoria educacional".

Curso

O curso será ministrado pelo professor Emerson Erivan de Araújo Ramos e abordará aspectos conceituais sobre Raça e racismo, capacitismo, noções sobre branquidade e privilégios, acepções de justiça invocadas pela ação afirmativa e proteção jurídica dos grupos vulnerabilizados. Além disso, serão estudadas as políticas públicas e aspectos constitucionais de ações afirmativas, tais como o estatuto da Igualdade Racial; a Lei 12.711/2012, sobre o ingresso nas universidades federais e instituições federais de ensino técnico de nível médio; a Lei 12.990/2014, sobre reserva de vagas para negros nos concursos públicos; concurso público para docentes e a Lei 12.990/2014.

Todo o conteúdo permitirá que o participante tenha uma visão clara sobre reserva de vagas para pessoas com deficiência, comissões de aferição e verificação, desafios e metodologias de aplicação das cotas, bem como os efeitos sociais da adoção do sistema de cotas.

Os docentes interessados devem se inscrever no período de 2 a 8 de maio, por meio do formulário de inscrição (https://forms.gle/itPmiwmqKuKMpeJa7). Quanto às vagas, 25 são reservadas para docentes da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e 5 para os docentes da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O curso será ministrado no período de 9 a 20 de maio, online, com atividade síncrona às terças-feiras, entre 15h e 17h e terá a carga de 20h.

Oficina

Para a Oficina de “Recursos educacionais abertos e curadoria educacional” foram disponibilizadas 30 vagas, sendo 25 para docentes da UFT e 5 para docentes da UFNT. A formação fará uma breve introdução à Educação Aberta, direitos autorais e direitos digitais, além de abordar os temas relativos aos Recursos Educacionais Abertos (REAs), como sua história, natureza, a importância de usar esses recursos em substituição a outros tipos de recursos e a prática de curadoria educacional com eles.

A Oficina será ministrada pela professora Thaise Luciane Nardim, entre os dias 9 a 13 de maio, online, com atividade síncrona às quintas-feiras, entre 14h às 17h. As inscrições devem ser realizadas no período de 2 a 8 de maio, pelo formulário de inscrição (https://forms.gle/YGShE2KpifbuRGa56). A carga horária é de 5h.

registrado em:
marcador(es): Profor,Home,Progedep