Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > De pai para filho, unidos pela formação na universidade
Início do conteúdo da página
data comemorativa

De pai para filho, unidos pela formação na universidade

Por Caroline Falcão | Publicado: Sábado, 13 de Agosto de 2022, 16h15 | Última atualização em Sexta, 12 de Agosto de 2022, 18h09

Domingo é Dia dos Pais e aqui, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), é possível encontrarmos histórias que colocam pais e filhos juntos pelas trilhas do conhecimento. Já imaginou estudar na mesma instituição que seu pai? Atualmente, é comum vermos situações como essa.

Uma dessas histórias coloca pai e filho, com 30 anos de diferença de idade, estudando na mesma universidade.

Samuel Lima Gomes de Barros, tem uma trajetória de mais de 10 anos na UFT. Ingressou em 2008, como servidor concursado, e se graduou no curso de Jornalismo no ano de 2017. Atualmente, Samuel, que é pai de três filhos, é acadêmico do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação na UFT. Neste semestre, ele conta com a companhia do seu filho mais velho, Guilherme Ferreira Martins Barros, que está cursando o primeiro período do curso de Administração na mesma instituição que proporcionou sua formação, qualificação e trabalho.

"A escolha da Universidade Federal do Tocantins - lugar onde quase literalmente habito como servidor e estudante - foi algo natural. Passar no Vestibular, na UFT, era questão de tempo, dizíamos lá em casa. É um privilégio para mim, como pai, saber que meu filho acessa o que há de melhor em ensino superior no Estado, e de forma gratuita. Ainda que tivesse sido aprovado em alguma faculdade particular, o foco continuaria sendo ingressar na UFT, primeiro porque já conhecemos o ambiente acadêmico e, segundo, porque o diploma de uma universidade federal abre muitas portas, por sua qualidade" destaca Samuel.

Para o filho Guilherme, o fato de estar na mesma instituição que seu pai convive há vários anos é uma experiência muito interessante: "É uma boa maneira de entender o mundo acadêmico em que meu pai trabalha e estuda, e além de aumentar o convívio com ele, ajuda também para que eu obtenha mais familiaridade com a instituição que escolhi para fazer a graduação", ressalta.

Como Samuel e Guilherme, muitos pais e filhos(as) possuem uma relação de proximidade quando envolve a universidade, seja para o pai que apoia o filho(a) na escolha de sua carreira; aquele que na aprovação do vestibular, raspa a cabeça junto; ou decide depois de anos, junto com o filho(a), fazer uma (nova) graduação; o pai trabalhador que investe nos estudos dos filhos(as) para lhes proporcionar uma boa formação; o que chora e vibra ao ver o nome do filho(a) aprovado no resultado do vestibular, ou na colação de grau, quando o orgulho bate no peito do seu filho(a) formado e pronto para trilhar novos caminhos.

Que essa história represente todos os pais.

Feliz Dia dos Pais!

registrado em:
marcador(es): Home
Fim do conteúdo da página