Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Primeiro Encontro de Cotistas da UFT ocorre entre hoje e amanhã, no Câmpus de Palmas
Início do conteúdo da página
1° Encontro de Estudantes Cotistas

Primeiro Encontro de Cotistas da UFT ocorre entre hoje e amanhã, no Câmpus de Palmas

Por Joice Danielle Nascimento | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 24 de Novembro de 2022, 16h47 | Última atualização em Quinta, 24 de Novembro de 2022, 16h55

Nesta quinta e sexta-feira, 24 e 25 de novembro, na UFT, ocorrre o 1° Encontro de Cotistas da Universidade. A reunião, que é organizada pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE/UFT), conta com várias atividades e acontece no Câmpus de Palmas, no Auditório do Bloco C. As inscrições para o evento podem ser feitas via formulário eletrônico. Os participantes receberão um certificado de 16h complementares. 

O encontro tem como objetivo reunir a comunidade acadêmica para debater e discutir os efeitos da política de cotas no ambiente acadêmico e formular ações em defesa da manutenção desta política pública. Além disso, a organização também visa abrir um espaço para que os estudantes cotistas possam  expor as dificuldades enfrentadas na Universidade, para que sejam pensadas soluções para a problemática apresentada.

O presidente do DCE-UFT, Maykon Costa Alves, destaca que o encontro é um espaço de debate importante e que é aberto também para a participação dos estudantes não cotistas: “Este encontro é um espaço de debate sobre a política de cotas que democratiza o acesso à universidade pública brasileira. O encontro visa reunir os estudantes cotistas e não cotistas da Universidade para discutir sobre os impactos vivenciados pelos estudantes alcançados por essa política, e também sobre a imprescindibilidade da manutenção desta política. Não somente a manutenção, mas a ampliação. Este é um espaço de defesa das cotas. Para isso, vamos também discutir estratégias políticas para que esta defesa aconteça efetivamente”.

Maykon ressalta ainda que a realização do encontro atende a uma demanda da União Nacional dos Estudantes (UNE), pelos 10 anos da  Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas: “Essa é uma demanda nacional proposta pela União Nacional dos Estudantes. Em 2022, a lei de cotas completa 10 anos e, conforme previsão da mesma norma, será promovida a revisão do programa especial para o acesso às instituições de educação superior por parte de estudantes pretos, pardos e indígenas e de pessoas com deficiência. Desse modo, atendendo essa demanda, o DCE da UFT, em conjunto com entidades do movimento estudantil e social, resolveu realizar o 1º Encontro de Cotistas da UFT”.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na página do DCE no Instagram.

Confira abaixo a programação

 

registrado em:
marcador(es): Palmas,Home
Fim do conteúdo da página