Página inicial > Últimas Notícias > Equipe da UFT é campeã nacional do ICT Competition Huawei
Engeharia Elétrica

Equipe da UFT é campeã nacional do ICT Competition Huawei

Por Caroline Falcão | Revisão: Paulo Aires | Publicado: Quinta, 29 de Dezembro de 2022, 17h04 | Última atualização em Sexta, 30 de Dezembro de 2022, 18h22

Participando pela primeira vez do ICT Competition Huawei edição 2022-2023, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) é vencedora da competição na categoria Cloud. A equipe premiada é composta pelo professor Humberto Xavier e diretor presidente do Instituto de Atenção às Cidades (IAC), e pelos estudantes Bruno Dias, Nailson Landim e Starley Lobo, todos do Câmpus de Palmas. A competição foi a nível nacional e a premiação ocorreu nesta quarta-feira (28), em São Paulo-SP.

De acordo com o professor Humberto Xavier, e coordenador da equipe, "a vitória no evento de ontem foi muito importante para nós aqui da Região Norte. Foi a primeira vez que participamos dessa competição e já conseguimos classificar para as finais. Ontem tivemos a felicidade de vencer na categoria Cloud. Agora vamos participar da etapa na América Latina, que provavelmente vai acontecer em março, no Peru, se tivermos êxito nessa próxima fase, participaremos da fase mundial que ocorrerá na China", explica.

O Professor também acrescenta que "é muito importante essa vitória porque abre portas para o cenário das TIC's (tecnologia, informação e comunicação). Normalmente, as universidades que estão mais acostumadas a participar desse processo e vencer são as do eixo sudeste-nordeste, tanto que o segundo lugar foi majoritariamente preenchido pelos institutos federais de São Paulo, e a FATEC de São Paulo, e os institutos federais também do Nordeste. Então, para nós e para a UFT, foi uma vitória muito grande, aliado ao esforço que os alunos tiveram, se prepararam e, enfim, levaram o nome da nossa universidade ao patamar nacional e agora a gente vai para voos um pouquinho maiores", destaca.

Para Bruno Dias, um dos alunos participantes da equipe: "a ICT competition está sendo uma ótima experiência, fomos à final nacional na trilha de Cloud, tivemos a oportunidade de fazer networking com as outras equipes e também com pessoas da Huawei. Representar a UFT nesta competição é bastante empolgante, o resultado nesta etapa foi um reflexo do nosso trabalho em equipe e empenho na Huawei ICT Academy, agora vamos apontar nossos esforços para uma nova, onde vamos competir com equipes de outros países da América Latina", ressalta.

A Huawei é uma multinacional líder em infraestrutura para TIC. A competição é uma iniciativa para fomentar o desenvolvimento de talentos no país. Seu objetivo é fornecer aos alunos uma plataforma para estudar e trocar ideias, aprimorando conhecimentos em TICs por habilidades práticas e estimular o pensamento criativo dos participantes em novas tecnologias e plataformas.